Polícia
Operação durante Carnaval impede entrada de 12 celulares e drogas em penitenciária de Rondonópolis

Operações contínuas realizadas pela Secretaria de Estado de Justiça no período do feriado de Carnaval, na Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, em Rondonópolis, evitou que materiais ilícitos como celulares e entorpecentes chegassem aos custodiados da unidade prisional. A maior parte dos materiais foi levada à penitenciária por meio de drones, abatidos por policiais penais de plantão.
Entre os dias 1º e 4 de março, foram apreendidos 12 aparelhos celulares, acessórios, como carregadores e fones, porções de maconha e fumo, armas artesanais e varas de pesca, resultando em prejuízos ao crime organizado.
As ações de segurança, para reforçar o controle e coibir a entrada de material ilícito aos reeducandos, são parte das medidas do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, do Governo do Estado.
O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, pontua que, em todas as unidades prisionais, foram reforçados protocolos de segurança. “As equipes de policiais penais estão atentas diariamente aos protocolos de segurança e na Mata Grande, em Rondonópolis, não tem sido diferente, visto o número de drones apreendidos no ano passado e nos primeiros meses deste ano, tentando levar celulares e drogas para dentro da penitenciária”, elogiou o gestor ao destacar a atuação dos policiais da unidade prisional.
Entre o ano passado e o início de 2025, as equipes da Penitenciária de Rondonópolis apreenderam 20 drones, flagrados sobrevoando a unidade levando pacotes de celulares, acessórios e carregadores, entre outros produtos ilícitos.
Apreensões no Carnaval
Durante o sábado (1º.3), policiais penais na torre de vigilância da Penitenciária de Rondonópolis avistaram um drone sobrevoando a unidade. Imediatamente, a equipe antidrone conseguiu localizar um pacote que estava acoplado ao drone e foi jogado na laje do Raio 2, com dois celulares, fones de ouvido e a carcaça de um aparelho.
Ainda no sábado, uma visitante foi detida durante procedimento padrão de revista, na entrada da unidade prisional. Imagens do escâner corporal apontaram que a mulher, de 22 anos, tinha um corpo estranho na região pélvica. Ela foi levada à Unidade de Pronto Atendimento de Rondonópolis, onde foi constatado que trazia um invólucro com cocaína. Após a retirada do entorpecente, a visitante foi encaminhada ao plantão da 1a Delegacia de Rondonópolis.
Na madrugada de domingo (2.3), os policiais das torres de sentinela avistaram outro drone sobrevoando os raios 2 e 3. A equipe antidrones realizou varredura e encontrou outro pacote que levava cinco celulares, um tablete de maconha, fumo e fone de ouvido.
No mesmo dia, os policiais penais realizaram operação de revista no Raio 2 e apreenderam quatro porções de maconha e um celular analógico.
Na terça-feira de Carnaval, outro pacote levado por um drone foi interceptado pelas equipes de vigilância antes que chegasse às mãos dos reeducandos. Dentro, havia porções de maconha, quatro smartphones, carregadores, cabos USB, fones de ouvido e duas varas de pesca.
Ainda na terça-feira, em revista a outras celas do Raio 2, os policiais penais apreenderam três facas artesanais.
“As ações constantes e contínuas realizadas pelas equipes da Polícia Penal durante o feriado de interceptaram a coibiram a entrada de diversos materiais ilícitos ao interior da unidade, resultando em prejuízo ao crime organizado e evitando a utilização destes materiais pelas facções” destacou o diretor da penitenciária, Ailton Ferreira.
Fonte: Governo MT – MT

Polícia
Polícias Civil e Militar prendem mulher por abandonar filho em imóvel

Uma mulher foi detida por abandono de incapaz nesta quarta-feira (26.3), em Bom Jesus do Araguaia, durante ação da Polícia Civil com apoio da Polícia Militar.
Além da prisão da suspeita, de 39 anos, dois adolescentes, ambos de 17 anos, também foram conduzidos por uso de drogas. Um deles é o próprio filho da suspeita.
A equipe da Delegacia de Ribeirão Cascalheira foi acionada pela Polícia Militar, da cidade de Bom Jesus do Araguaia, para dar apoio em uma ocorrência em que uma pessoa havia sido vítima de “salve”, que se trata de um castigo físico ordenado por uma facção criminosa.
Com vários hematomas e escoriações pelo corpo, a vítima relatou que foi rendida pelos suspeitos e levada para uma residência, onde foi agredida fisicamente com um cassetete.
Diante dos fatos, os policiais civis e militares identificaram a casa onde ocorreram as agressões como sendo da suspeita, de 39 anos. Na propriedade, foi localizado o cassetete usado no crime. O local também estava bastante insalubre com lixo e sujeira.
Durante o período em que os policiais estavam na residência, chegou um dos adolescentes, filho da dona da casa, que relatou que morava sozinho. No imóvel, foram apreendidos resquícios de maconha, além de um jabuti (animal silvestre) preso nas dependências.
Em seguida, chegou o segundo menor, que informou ser usuário de drogas. Ele havia ido buscar uma motocicleta que estava na casa. Na residência do segundo menor, também foi apreendida porção de maconha.
Diante dos fatos, os adolescentes foram conduzidos para esclarecimentos. Já a dona do imóvel foi presa por abandonar o filho morando sozinho na residência e ir para outro imóvel. A autuada pagou fiança no valor de dois salários mínimos e responderá o inquérito em liberdade.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT5 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra