Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Emanuel confirma presença na CPI para explicar sobre os repasses de R$ 650 mil

Publicado em

O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, confirmou que estará presente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CS MOBI na próxima segunda-feira (07) às 9h da manhã na Câmara Municipal. A intimação foi feita pelo presidente da CPI, vereador e policial federal Rafael Ranalli (PL).

 

Emanuel deverá esclarecer pontos do Contrato de Concessão nº 558/2022/PMC, firmado durante sua gestão, que transferiu à iniciativa privada a execução do serviço público municipal. Segundo o ofício, o depoimento deve abordar as cláusulas contratuais, obrigações previstas, pagamentos realizados, contrapartidas exigidas da empresa concessionária e eventuais multas aplicadas.

 

Ranalli, que é presidente da CPI, acatou a solicitação do vereador Dilemário Alencar (União Brasil), que requereu a intimação do ex-prefeito para prestar depoimento. Após deliberação conjunta com a vereadora Maysa Leão (Republicanos), a medida foi oficialmente determinada

 

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

A comissão investiga a Parceria Público-Privada (PPP) firmada por 30 anos entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa CS Mobi Cuiabá, responsável pela operação do estacionamento rotativo da Capital.

Leia Também:  Politec capacita servidores municipais para emissão da Carteira de Identidade Nacional

 

Até o momento, a CPI já ouviu o ex-procurador-geral do Município, Benedicto Miguel Calix os fiscais de contrato da época o gerente geral da CS Mobi, Kenon Mendes de Oliveira técnicos da área a ex-secretária da Semob, Regivânia Alves e permissionários do Mercado Municipal. Também foram realizadas duas visitas in loco às obras do Mercado Municipal Miguel Sutil.

 

Prorrogada por mais 120 dias, a CPI deve apresentar seu relatório final após a oitiva do ex-prefeito.

 

O documento trará avaliações sobre o cumprimento das obrigações contratuais por parte da empresa, como a modernização e revitalização do Centro Histórico de Cuiabá e a entrega do Mercado Municipal Miguel Sutil, além de apontar possíveis encaminhamentos. 

 

CPI CS Mobi

A CPI do Estacionamento Rotativo foi instaurada em 4 de fevereiro de 2025, após denúncias sobre a gestão do serviço, especialmente quanto à falta de transparência na aplicação dos recursos arrecadados, descumprimento contratual pela empresa concessionária e falhas na fiscalização por parte da Prefeitura durante a gestão de Emanuel Pinheiro. Firmado como uma Parceria Público-Privada (PPP), o contrato previa a modernização da mobilidade urbana, com uso de tecnologia e ampliação das vagas rotativas. No entanto, passou a ser alvo de críticas por possíveis irregularidades, cobrança abusiva de tarifas e pela ausência das melhorias prometidas.

Leia Também:  Bombeiros resgatam dois homens que se perderam em região de mata em Chapada

Com a convocação de Emanuel, os parlamentares buscam esclarecer decisões administrativas e jurídicas tomadas à época, além de investigar possíveis omissões no acompanhamento da concessão. A oitiva é considerada uma das etapas mais importantes da CPI, que segue ouvindo representantes da atual gestão, técnicos e ex-servidores.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova projetos de lei e pareceres durante sessão ordinária desta terça-feira (08)

Published

on

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (08), a 41ª Sessão Ordinária. Na ocasião, os parlamentares aprovaram projetos de lei (PLs) relacionados às áreas de educação, mobilidade urbana, meio ambiente, inclusão social e construção civil, além de pareceres das comissões temáticas da Casa de Leis.

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) teve dois projetos aprovados. O primeiro, aprovado com 25 votos favoráveis, é o Projeto de Lei nº 3207/2025, que garante prioridade de matrícula em unidades da rede pública municipal de ensino para irmãos de crianças com deficiência, desde que estejam em idade compatível. O segundo, o PL nº 3742/2025, obriga as empresas de transporte público a emitirem declaração de atraso aos passageiros. Esse projeto recebeu 24 votos pela sua aprovação.

Com 25 votos favoráveis, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4870/2025, de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), altera o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025 (Processo nº 725/2025) e institui uma campanha de conscientização para o enfrentamento de catástrofes e desastres naturais no município de Cuiabá.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro lança obra no Córrego do Gambá que vai acabar com alagamentos

O vereador Ilde Taques (PSB) também teve um projeto aprovado, com 27 votos. O PL nº 12.973/2025 garante às pessoas com deficiência visual o direito de receber correspondências oficiais do poder público municipal em braile.

O Requerimento de Urgência Simples (R.U.S) nº 18.550/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovado com 23 votos favoráveis. A medida autoriza a criação de 50 novos cargos nas áreas de construção civil, saúde, regularização fundiária e bem-estar animal.

Ainda durante a sessão, foram votados 19 pareceres: 16 foram aprovados e 3 rejeitados. Os projetos apreciados têm como autores os parlamentares Paula Calil (PL), Rafael Ranalli (PL), Katiuscia Manteli (PSB), Dídimo Vovô (PSB), Maysa Leão (Republicanos), Dilemário Alencar (União Brasil), Adevair Cabral (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB), além do Executivo Municipal.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA