Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

FIBROMIALGIA

Presidente da AFRIBOMT ressalta importância da campanha Fevereiro Roxo em Tribuna Livre

Publicado em

A convite da presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), a presidente da Associação Mato-grossense de Fibromialgia (AFRIBOMT-DL), Carmem Miranda, destacou, durante a Tribuna Livre em sessão ordinária desta terça-feira (18), a importância da conscientização sobre o tema.

Neste mês, acontece a campanha nacional “Fevereiro Roxo”, voltada para o combate à fibromialgia, lúpus e Alzheimer. Somente no estado, de acordo com a AFRIBOMT, a fibromialgia acomete cerca de 80 mil pessoas.

Na ocasião, Carmem chamou a atenção do Poder Público para a efetividade das políticas públicas relacionadas à doença e pediu a sensibilidade dos gestores para atender aos anseios dos pacientes.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

“Eu sou portadora de fibromialgia, uma doença invisível, sem cura, que já atingiu mais de 80 mil pessoas em Mato Grosso. Hoje, quero trazer à tona essa questão, que muitas vezes passa despercebida em nossa sociedade, e pedir às prefeituras e aos governos que deem mais atenção ao setor da saúde, garantindo tratamento adequado e atendimento prioritário, que tanto precisamos. Esse é o nosso desejo”, pontuou.

Leia Também:  SES apoia e participa de seminário que debaterá ações de enfrentamento à hanseníase em MT

A fibromialgia é uma doença sem cura, caracterizada por fadiga, sono não reparador, dores e depressão. Sua maior prevalência é em mulheres com idade entre 30 e 50 anos. Durante todo este mês, diversas ações são realizadas em todo o país para fortalecer a rede de apoio, promover o diagnóstico precoce e ampliar o conhecimento sobre a doença e seus tratamentos.

Carmem também abordou outra questão muitas vezes invisível para a população: o preconceito.

“A fibromialgia não tem marcas aparentes, e isso dificulta nossa identificação na sociedade. Mas a dor existe e está presente todos os dias, tanto no corpo quanto na alma”, declarou.

A vereadora Paula Calil, por sua vez, lamentou a alta incidência da doença, especialmente entre as mulheres, e afirmou que irá atuar junto à Prefeitura de Cuiabá para garantir um melhor atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

“É muito triste ver milhares de mulheres, e também homens, sendo acometidos todos os anos. Saibam que vocês têm aqui uma vereadora que irá lutar por seus direitos e garantias, buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida. A Casa está de portas abertas para acolhê-los”, afirmou a presidente da Câmara.

Leia Também:  17 adolescentes privados de liberdade realizam curso e estágio remunerado em Cuiabá

No Brasil, estima-se que a enfermidade atinja entre 2% e 3% da população, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Hospital Estadual Santa Casa registra superlotação no Pronto Atendimento Infantil

Published

on

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, suspendeu temporariamente novos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil na manhã desta quinta-feira (20), em razão da superlotação registrada na unidade.

A medida é necessária para assegurar um bom atendimento às pessoas que já aguardam na recepção e para não colocar em risco novos pacientes que chegam ao local.

A superlotação é resultado do aumento da procura por serviços de saúde no período sazonal para as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além do aumento de casos de vírus respiratórios.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

No momento, a orientação é para que os pacientes que precisam dos serviços do Pronto Atendimento Infantil recorram às unidades do seu município de residência.

“Registramos superlotação na manhã desta quinta-feira e essa decisão de fechar as portas para novos atendimentos é para não colocar em risco os pacientes que já estão na recepção e até mesmo aqueles que possam chegar. Para manter o nível de qualidade da assistência prestada, o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa ficará fechado até que se estabilize os atendimentos”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Gabinete de Intervenção entregará Saúde com R$ 55,9 milhões a mais no orçamento de Cuiabá

O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa foi modernizado em 2024 e o espaço teve a sua capacidade de atendimentos diários ampliada de 70 para 120. No ano anterior, também foi registrada a superlotação do local.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA