Saúde
Ministério da Saúde planeja incorporar vacina contra chikungunya no SUS

Após a aprovação do registro da vacina contra Chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (14), que planeja solicitar a incorporação da vacina no SUS.
O pedido será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) para adoção das medidas necessárias.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
A expectativa é que caso a medida seja aprovada, ela fortaleça as ações de combate à doença no Brasil.

Saúde
Doação de múltiplos órgãos em Cuiabá dá esperança a pacientes em lista de transplante

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, na manhã desta terça-feira (15.4), um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Por meio da ação, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante.
A equipe captadora veio do Espírito Santo, com auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia teve início às 6h35 e acabou às 8h30.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Essa foi a terceira captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 pelo Estado. Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que estão enlutadas e ao esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes. Parabenizo as equipes pelas três captações já realizadas neste ano e pelo trabalho ágil, que salva vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a Central Estadual investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais notificadores.
“A Coordenadoria Estadual de Transplantes desenvolve ações de sensibilização aos profissionais de saúde e à sociedade em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.
Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou o grande trabalho de conscientização dos profissionais e das famílias dos possíveis doadores, além da reativação do transplante de rim em Mato Grosso.
“Para além da conscientização de profissionais da saúde e familiares sobre a doação de órgãos, o Estado de Mato Grosso dedicou muitos esforços para a reativação do transplante renal no Estado. Graças ao empenho das equipes, já contamos novamente com esse serviço”, concluiu Fabiana.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência