Lucas do Rio Verde - MT
Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança programação dos 21 dias de Ativismo
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, lançou, nesta quinta-feira (21) a campanha “21 Dias de Ativismo”. Realizada mundialmente com foco no fim da violência contra a mulher, a ação começou no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, e terminará no dia 10 de dezembro, com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Esses 21 dias para nós é muito simbólico, pois trata com um olhar mais aprofundado sobre essa temática. Além das ações que vão acontecer em várias unidades de saúde, educação, na assistência social propriamente, nós queremos destacar sobre o Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que é um documento que foi construído no intuito de trazer cada vez mais clareza dentro da rede de atendimento, que é aquela que pontualmente tem o primeiro encontro com a mulher que foi vítima de violência. Nós já iniciamos as principais capacitações com os profissionais que trabalham com esse documento, que é um material técnico, bem ilustrativo, que traz o fluxograma de todos os encaminhamentos que precisam ser dados, então isso solidifica ainda mais as ações que a gente desenvolve em relação ao atendimento à mulher, que é uma grande preocupação do município”, explicou a secretária de Assistência Social e Habitação, Gisele Bellotti.
O Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência pode ser acessado através do link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/files/226/166755111420241031162030.pdf
A programação contará com diversas ações gratuitas e abertas ao público como apitaço, intervenções artísticas, oficinas, rodas de conversas e palestras, como a que acontecerá no dia 25 de novembro, no auditório da Prefeitura, sobre “A evolução histórica dos direitos das mulheres e os fatores que moldaram a luta pela igualdade”.
“Nós já avançamos muito ao longo dos anos, mas ainda temos o que conquistar. Digo isso não só para desenvolver políticas públicas voltadas à mulher, mas também a conscientização, a sensibilização da nossa sociedade. Infelizmente, ainda são os homens os grandes responsáveis por todos os tipos de violência contra a mulher e a gente precisa tratar isso de uma forma diferente. Então a gente convida toda a sociedade luverdense para participar da palestra que será ministrada pela delegada Janira Laranjeira, que vem realmente para mostrar à comunidade como que é essa evolução e o que realmente a gente precisa fazer pra tentar diminuir esses índices”, contou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Karime Souto
As ações no município luverdense contam com parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher de Lucas do Rio Verde e forças de segurança.
Sobre a campanha
A iniciativa foi criada em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.
Confira a programação completa no anexo abaixo.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
Lucas do Rio Verde - MT
Educação de Lucas do Rio Verde é premiada com Selo Ouro do MEC por alfabetização na idade certa
A Educação Pública de Lucas do Rio Verde alcançou o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização (CNCA), concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento foi anunciado nesta quinta-feira (05), destacando o município como referência na alfabetização de crianças na idade certa.
O Selo Ouro é parte de uma iniciativa inédita do MEC, instituída pelo Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, que visa valorizar as Secretarias de Educação que promovem avanços significativos no ensino básico, garantindo que cada criança tenha acesso ao direito fundamental de aprender a ler e escrever.
Entre os 124 municípios de Mato Grosso que aderiram ao programa, 96 receberam o Selo Ouro, enquanto outros 17 foram premiados com o Selo Prata e 11 com o Bronze.
Para a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Lovatel, o reconhecimento é um reflexo do comprometimento coletivo.
“O Selo Ouro simboliza o compromisso de uma gestão que respeita o direito à educação e destaca o papel transformador dos professores. Este prêmio nos impulsiona a continuar acreditando no poder da educação e a garantir que nenhuma criança fique deixada para trás”, afirmou Elaine.
Além de ser um reconhecimento ao trabalho de toda a rede educacional, o Selo Ouro reforça o alinhamento do município com práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, promovendo uma educação de qualidade que transforma vidas.
O compromisso de Lucas do Rio Verde com a alfabetização na idade certa reflete o esforço de gestores, professores e toda a comunidade escolar em construir um futuro melhor para suas crianças. Esse reconhecimento nacional destaca o município como exemplo de como o investimento em educação pode gerar resultados concretos e duradouros.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT
-
Polícia7 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Tribunal de Justiça de MT7 dias ago
Presidente do Tribunal de Justiça participa da passagem de comando da Polícia Militar
-
Polícia1 dia ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia4 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico4 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Cidades7 dias ago
Ganha Tempo da Praça Ipiranga retoma atendimentos nesta sexta-feira (29)
-
Cidades4 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Polícia4 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas