Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

COM ATUAÇÃO DA SEMA

Filhote de gato palheiro resgatado passa por avaliação médica em Várzea Grande

Publicado em

Um filhote de gato palheiro, que foi resgatado por um trabalhador rural em uma lavoura localizada na cidade de Gaúcha do Norte (a 571 km de Cuiabá) na última terça-feira (28), passa por avaliação médica em Várzea Grande. O felino recebeu o nome de Buriti, tem aproximadamente 30 dias de vida e pesa cerca de 148 gramas.

Um funcionário da zona rural percebeu um gavião voar próximo do trator em que trabalhava. A ave tentava pegar algo no chão. Ao verificar, o homem se deparou com a pequena fêmea e a levou até a unidade da Polícia Militar de Gaúcha do Norte para encaminhamento ao órgão competente.

O animal foi entregue à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que contou com apoio da Prefeitura de Gaúcha do Norte para o transporte até a clínica veterinária em Várzea Grande, onde passará por avaliação e exames para verificar seu estado de saúde.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

O destino final do filhote vai ser determinado Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que pesquisa e faz o manejo para conservação de espécies de mamíferos carnívoros.

Leia Também:  SES abre inscrições para residência médica em três hospitais de MT

Buriti deverá ser destinada juntamente com outro filhote de gato palheiro, também fêmea, resgatada no final de 2024 por uma moradora de Rio Branco (a 361 km de Cuiabá), enquanto caminhava próximo à MT-339 e entregue a Polícia Militar de Proteção Ambiental. O animal silvestre, chamado de Pitomba, está sob os cuidados de uma guardiã até a destinação final.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Mario Nadaf trata sobre Dia Municipal de São Jorge em Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá

Published

on

04/02/2025
Mario Nadaf trata sobre Dia Municipal de São Jorge em Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá

Da Assessoria – Vereador Mario Nadaf


O vereador Mario Nadaf (PV) levou à primeira Tribuna Livre de 2025 da Câmara Municipal de Cuiabá, o senhor Valdemiro Marques da Silva Filho, um dos organizadores da Festa de São Jorge em Cuiabá. Na oportunidade, Valdemiro tratou sobre a realização da décima edição do evento e agradeceu ao vereador pela Lei 7.207, que garante o dia 23 de abril como Dia Municipal de São Jorge.

Nadaf destacou a importância de incluir no calendário oficial de Cuiabá um dia santificado como o 23 de abril, que possui grande magnitude religiosa e, impressionantemente, cultural. Isso se deve ao fato de que o município, que possui mais de trezentos anos de história, conheceu de forma voraz a escravidão.&nbsp

O dia de São Jorge representa quase um grito de liberdade, pois remete às manifestações das religiões de origem africana. “Concebemos quase uma euforia cultural à medida que estimulamos a gastronomia, as festividades e, especialmente, a circulação de renda em nosso município. Então, salve Jorge, a todos os devotos desse santo que goza de grande respeito em um ranking dos santos adorados aqui em Cuiabá. Nós apenas registramos o que a cultura já fez ao reconhecer São Jorge como senhor da justiça”, afirmou Mário Nadaf.

Leia Também:  Obra de recapeamento da rua Acácia Cuiabana é finalizada e via ainda receberá calçamento

Valdemiro também expressou sua satisfação: “É com muita alegria e honra que tenho um amigo que pensou nisso. Com essa possibilidade, vamos profissionalizar nossa festa, que agora é a 1ª Festa Municipal. Isso será muito importante para nós”, ressaltou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA