FEIRA FAM
Feira da Família será lançada nesta quinta-feira e promete incentivar produção local

A prefeitura de Várzea Grande lança nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Feira da Família — Feira FAM — uma iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária no município. A feira acontecerá mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, proporcionando aos produtores locais um espaço para comercializar seus produtos diretamente ao consumidor final.
Com uma estrutura de 200 m², montada na praça em frente ao Paço Municipal, a primeira edição contará com a participação de pelo menos 19 expositores. Entre os produtos oferecidos estão, mel produzido e registrado em Várzea Grande, pastel, artesanato, verduras, hortifrútis, pães, produtos fitoterápicos e itens de origem animal devidamente regularizados.
A feira será realizada das 8h às 18h e trará também uma opção especial de almoço para os visitantes, que poderão escolher entre galinha com arroz e pequi ou maria izabel (arroz com carne-seca), todos acompanhados de farofa de banana e feijão empamonado.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
A coordenadora do Serviço Municipal de Inspeção e da Feira FAM, Kelly Enciso, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento da produção local. “A feira representa uma grande oportunidade para os produtores de Várzea Grande mostrarem a qualidade de seus produtos e ampliarem suas vendas diretamente com os consumidores”, afirma.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, reforça que a feira é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti (PL) com o setor produtivo local. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária, estruturando essa feira também em outros pontos da cidade para ampliar a oferta de produtos de qualidade e atingir mais consumidores, dando a oportunidade de acesso a alimentos mais baratos e mais frescos”, explica.
FORNECEDORES — A feira está aberta para novos expositores e os interessados em participar podem procurar a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, localizada na Avenida da FEB, nº 2138, bairro Ponte Nova, de segunda a sexta-feira, em horário comercial para realizar o cadastro.
A Feira FAM promete ser mais do que um espaço de comercialização, tornando-se um ponto de encontro entre produtores e consumidores, incentivando a economia local e garantindo acesso a produtos frescos e de qualidade diretamente da fonte. “A população é convidada a prestigiar e incentivar essa iniciativa que fortalece a comunidade e valoriza a produção regional”, convida Ricardo Amorim.

Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá intensifica ações contra surto de catapora entre indígenas Warao
As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Cuiabá intensificaram medidas preventivas e de contenção diante de um surto de catapora identificado entre migrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao, acolhidos no Albergue Manoel Miraglia, na capital. A situação tem mobilizado esforços conjuntos das duas pastas para conter a propagação da doença e garantir o atendimento necessário às famílias em situação de vulnerabilidade.
Como parte da força-tarefa, três crianças Warao foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) com complicações clínicas decorrentes da catapora. As três estão sob cuidados médicos, com estado de saúde estável, medicadas e em constante monitoramento. Paralelamente, as equipes de saúde reforçaram a vacinação entre os acolhidos, priorizando especialmente o público infantil.
A gestão municipal tem enfrentado desafios extras no enfrentamento do surto, como barreiras linguísticas e culturais que dificultam o acesso integral aos cuidados de saúde e à informação. Nem todas as famílias falam espanhol ou português, o que exige mediação constante e atenção redobrada das equipes técnicas.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, afirmou que a Prefeitura está acompanhando pessoalmente os casos e mantendo todos os entes responsáveis devidamente informados sobre a situação. Já foram notificados o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da juíza Gleide Bispo, a Defensoria Pública da União, a Funai e representantes do Governo Federal. O grupo compõe uma força-tarefa determinada pelo Judiciário que busca alternativas de acolhimento para as famílias Warao.
Além da atenção à saúde, a Prefeitura tem atuado em várias frentes: alimentação, oferta de atividades em contraturno escolar, inclusão das crianças na rede de ensino, emissão de documentos e acompanhamento psicossocial. Também está em articulação com o Governo do Estado para viabilizar recursos e políticas complementares.
“A Prefeitura de Cuiabá manifesta profunda preocupação com a saúde e o bem-estar do povo Warao e reafirma seu compromisso com a assistência humanizada. Estamos buscando, junto aos entes legalmente responsáveis, alternativas efetivas para garantir acolhimento digno, respeitando as particularidades culturais dessas famílias que encontraram refúgio em nossa cidade”, declarou Hélida.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
GERAL5 dias ago
Peão morre após cair de boi e ser pisoteado pelo animal de mais de 700 quilos em rodeio
-
Cuiabá5 dias ago
Promotor de eventos embriago tenta fugir de blitz, capota caminhonete e acaba preso em Cuiabá
-
Brasil5 dias ago
Veja momento em que dono de restaurante na Asa Sul mata ladrão
-
GERAL4 dias ago
Distribuidoras e Postos de combustíveis não repassam redução de preços e ficam com o troco
-
Cuiabá4 dias ago
Emanuel Pinheiro rebate críticas sobre contrato com a CS Mobi e afirma: “Idoso tem que pagar sim”
-
Cuiabá5 dias ago
Prefeito denuncia ‘boicote’ em nota fiscal e afirma que “servidores criam narrativas equivocadas”
-
Mundo4 dias ago
Trump confirma taxas extras de 10% contra países do Brics: “Em breve”
-
Cuiabá15 horas ago
Emanuelzinho pede que União assuma gestão da Santa Casa para evitar fechamento