Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Mario Nadaf trata sobre Dia Municipal de São Jorge em Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado em

04/02/2025
Mario Nadaf trata sobre Dia Municipal de São Jorge em Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá

Da Assessoria – Vereador Mario Nadaf


O vereador Mario Nadaf (PV) levou à primeira Tribuna Livre de 2025 da Câmara Municipal de Cuiabá, o senhor Valdemiro Marques da Silva Filho, um dos organizadores da Festa de São Jorge em Cuiabá. Na oportunidade, Valdemiro tratou sobre a realização da décima edição do evento e agradeceu ao vereador pela Lei 7.207, que garante o dia 23 de abril como Dia Municipal de São Jorge.

Nadaf destacou a importância de incluir no calendário oficial de Cuiabá um dia santificado como o 23 de abril, que possui grande magnitude religiosa e, impressionantemente, cultural. Isso se deve ao fato de que o município, que possui mais de trezentos anos de história, conheceu de forma voraz a escravidão.&nbsp

O dia de São Jorge representa quase um grito de liberdade, pois remete às manifestações das religiões de origem africana. “Concebemos quase uma euforia cultural à medida que estimulamos a gastronomia, as festividades e, especialmente, a circulação de renda em nosso município. Então, salve Jorge, a todos os devotos desse santo que goza de grande respeito em um ranking dos santos adorados aqui em Cuiabá. Nós apenas registramos o que a cultura já fez ao reconhecer São Jorge como senhor da justiça”, afirmou Mário Nadaf.

Leia Também:  Prefeito sanciona lei e transfere área ao Shopping Popular; Cuiabá terá Parque Tecnológico de Energia e irá economizar até R$ 300 milhões

Valdemiro também expressou sua satisfação: “É com muita alegria e honra que tenho um amigo que pensou nisso. Com essa possibilidade, vamos profissionalizar nossa festa, que agora é a 1ª Festa Municipal. Isso será muito importante para nós”, ressaltou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Defesa Civil de Cuiabá realiza vistoria em casas destelhadas por temporal

Published

on

A Defesa Civil de Cuiabá realizou, nesta terça-feira (04), uma a vistoria a três casas do bairro Cidade Verde, destelhadas por um vendaval ocorrido em 24 de janeiro. A inspeção pretende aprofundar a avaliação dos danos e verificar a possibilidade de assistência às famílias afetadas.

“Já havíamos feito uma vistoria preliminar para avaliar os danos causados pela forte chuva com um corredor de vento que atingiu a região. Nesta vistoria, nosso objetivo é aprofundar essa análise e verificar a possibilidade de oferecer assistência, conforme determinação do prefeito”, explicou o diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza.

Desde 12 de janeiro, quando ocorreu a intensa chuva, cerca de 120 residências já passaram por inspeções para a elaboração do laudo técnico. Esse documento é fundamental para que as famílias afetadas tenham respaldo legal junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Cuiabá e possam solicitar o auxílio financeiro de R$ 1.000,00, pago em parcela única.

Moradora há 18 anos da rua São Lucas, no bairro Cidade Verde, Daiana Pereira de Araújo Silva relatou que fica apreensiva sempre que chove. Segundo ela, desde o primeiro atendimento, a Defesa Civil a orientou sobre a regularização de documentos junto ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região.

Leia Também:  Secretário destaca valorização da cultura pela Prefeitura de Cuiabá e convida para espetáculo da Sinfônica da UFMT e Flávio Venturini

“A estrutura está comprometida. Qualquer vento já nos deixa em alerta. Nesta semana tivemos outra chuva forte e o medo voltou. Recebi orientação para procurar o Cras e regularizar meu NIS. Toda ajuda será bem-vinda. Se o auxílio vier, poderemos fazer os reparos”, disse Daiana.

Para requerer o benefício, além do laudo técnico da Defesa Civil comprovando que o imóvel foi atingido por desastre natural, as famílias devem comparecer a uma unidade do Cras e preencher um formulário de solicitação. Também é necessário apresentar um documento de identificação (RG, CPF ou CNH) e um extrato bancário ou cópia do cartão bancário.

#PraCegoVer

A imagem mostra os agentes da Defesa Civil de Cuiabá durante vistoria a uma das casas afetadas pela forte chuva no bairro Cidade Verde. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos durante a vistoria para verificar as condições estruturais das casas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA