NA PREFEITURA

Abilio debate melhorias no transporte coletivo com empresas e representantes do setor

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu com empresários e representantes do transporte público da capital para debater melhorias aos serviços prestados para a população. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (9), no Palácio Alencastro.

Dentre as pautas, foram discutidos repasses em atraso por parte da antiga gestão, metodologias de cálculos das tarifas, qualidade dos veículos, dentre outros temas.

Na roda de conversa, foi apontado pelo diretor da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta, o temor em ralação a repasses em atrasos, que se acumulam desde novembro de 2024.

Como solução paliativa, Abilio determinou que seja feito um levantamento de todos os repasses que estão em atraso para que a equipe econômica estude a viabilidade de quitação.

O prefeito também cobrou que as empresas não utilizem ônibus com idade superior a 10 anos, e não descumpra regras estabelecidas em contrato, visando a continuidade e qualidade do serviço voltados aos usuários.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

“As portas do meu gabinete estão sempre abertas ao setor par discutir melhorias. Nosso objetivo é encontrar equilíbrio necessário para o bom funcionamento das empresas em benefício do usuário do transporte público, que não podem ser penalizados por ações e ingerências da gestão anterior. Mas é preciso se atentar aos critérios estabelecidos aos contratos, pois não tenho compromisso nenhum com CNPJ de empresa e sim com a população de Cuiabá”, destacou o prefeito.

Leia Também:  ALMT busca interlocução com o governo em proposta que limita recursos para eventos culturais nos municípios

Diretor da MTU, Ricardo Caixeta, salientou que o setor saí com impressão positiva da conversa com Abilio Brunini e equipe de governo.

“O prefeito se dispôs a manter um diálogo aberto e a expectativa é muito grande conseguirmos chegar a um consenso (atrasos) a respeito das questões do transporte, para poder ter condições de prestar um serviço de qualidade, que atenda a população e que as empresas consigam manter o equilíbrio econômico-financeiro”, destacou Caixeta.

Já Edval Luís, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana, destacou o interesse do prefeito em tornar o serviço melhor.

“Estou saindo da Prefeitura com uma boa impressão, pois senti um interesse muito grande do prefeito em resolver essa situação que está acontecendo no transporte. E é isso que a gente quer, que se solucione, pois a categoria vem sendo prejudicada por conta de atrasos concorridos na gestão passada”, argumentou Edval.

Acompanharam a pauta a secretária da Semob, Regiane Alves; o secretário de Fazenda, Marcelo Bussik; presidente da Comissão de Apoio Técnico de Renegociações de Contratos, Murilo Bianchini e equipe técnica da prefeitura.

Leia Também:  MPMT denuncia policiais por homicídios quadruplamente qualificados
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso

Published

on

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), convocou uma reunião extraordinária com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na próxima terça-feira (21), às 8h, para expor à população em que fase se encontra a retomada dos transplantes renais no estado.

“As pessoas continuam nos procurando para saber quando os transplantes renais vão ser retomados. Conseguimos algumas informações de que a triagem está sendo feita, mas precisamos de algo mais concreto, um prazo, uma luz para que iniciemos o quanto antes os procedimentos. Cada dia que passa sem, é uma chance perdida de transformarmos uma vida”, destacou o deputado.

Dr. João ainda pontuou que o início dos transplantes com doadores vivos é um primeiro passo muito importante, mas não é a linha de chegada. “Temos que começar por aí, com doadores vivos, para que possamos depois avançar para os doadores cadáveres e, até quem sabe, outros órgãos”.

Leia Também:  Stopa acusa Eduardo Botelho de usar a Assembleia Legislativa e até de comprar votos

Para que a doação cadavérica ocorra, Dr. João pontua que será necessária uma parceria muito grande entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e também a imprensa do estado. “Temos que mostrar o poder de uma doação. Sabemos que não é fácil para a família que acaba de perder um ente querido ter que tomar a decisão, mas temos de mostrar o potencial que aquela pessoa que já se foi (com morte encefálica) tem de poder transformar a vida de alguém que precisa”.

Primeiro médico a realizar transplante de rim em Mato Grosso, na década de 1990, o deputado foi o principal articulador do retorno dos transplantes no estado.

“Hoje são mais de 1.900 pacientes na fila de espera por cirurgia. Então, chegou a hora do Estado voltar a atender os cidadãos. Isso porque, atualmente os pacientes precisam sair de Mato Grosso para fazer cirurgia em outros estados”, disse o presidente da Comissão de Saúde.

Dos 1.900 pacientes que fazem hemodiálise, ao menos 50% devem ter a indicação para o transplante renal. Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe médica.

Leia Também:  ALMT busca interlocução com o governo em proposta que limita recursos para eventos culturais nos municípios

Os transplantes serão realizados pelo Hospital São Mateus, localizado em Cuiabá. A unidade foi credenciada por meio do Chamamento Público nº 002/2024.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA