Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Jurídico

OAB-MT lança pós em Direito Cível e se reúne com a advocacia em Alta Floresta, Nova Monte Verde e Paranaíta

Publicado em

Foto da Notícia: OAB-MT lança pós em Direito Cível e se reúne com a advocacia em Alta Floresta, Nova Monte Verde e Paranaíta

imgEm dois dias de agenda intensa, 23 e 24 de junho, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou na 8ª Subseção de Alta Floresta de agendas que reforçam o compromisso da atual gestão com a interiorização, a valorização da advocacia e a qualificação profissional.

img

A programação na região do extremo Norte do Estado contou com a presença do vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, e do Coordenador de Interiorização da Seccional, Eduardo Marques Chagas.
As atividades envolveram solenidade de entrega de carteiras, lançamento da primeira pós-graduação da OAB-MT por meio da ESA-MT e visitas institucionais através projeto OAB Presente.
imgNa terça-feira (23), Santin e Chagas participaram da cerimônia de entrega de carteiras profissionais realizada na sede da 8ª Subseção, conduzida pelo presidente Jean Carlo Stavarengo. Na ocasião, quatro novos colegas receberam o documento que habilita ao exercício da advocacia.
Logo após a solenidade, foi lançada oficialmente a primeira pós-graduação da OAB-MT, ofertada pela Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), em parceria com o Centro de Excelência em Estudos Jurídicos (CEJUR).
A especialização será em Advocacia Cível, com aulas presenciais em Alta Floresta. O curso terá carga horária de 360 horas, duração de 16 meses, 12 módulos estratégicos e encontros mensais realizados às sextas-feiras e sábados. A formação abordará temas como recursos e precedentes, contratos civis e agrários, família e sucessões, responsabilidade civil, consumidor e bancário, direito ambiental, regularização fundiária e advocacia previdenciária.
De acordo com a vice-presidente da 8ª Subseção, Alana Gabi Sicuto, a iniciativa atende a uma demanda apresentada pela própria advocacia local.
img“Essa é uma conquista muito importante para a nossa região. A advocacia já havia demonstrado, por meio de pesquisa, o desejo de contar com uma pós-graduação voltada à área cível. Ver essa demanda sendo atendida pela OAB-MT e pela ESA-MT é motivo de grande satisfação”, destacou.
Também participou da programação a conselheira seccional Lurdes Volpato.
Na quarta-feira (24), a comitiva seguiu para os municípios de Nova Monte Verde e Paranaíta para mais uma edição do projeto OAB Presente.
Em Nova Monte Verde, foi realizado um encontro com advogados e advogadas na Câmara Municipal. A agenda incluiu ainda uma visita institucional ao Fórum da comarca, onde a comitiva foi recebida pela magistrada Taynã Cristine Silva Araújo. Já em Paranaíta, foram visitados quatro escritórios de advocacia. Durante os encontros, os profissionais apresentaram demandas relacionadas principalmente às prerrogativas da advocacia, à prestação jurisdicional e às necessidades da atuação profissional no interior. A nova pós-graduação da ESA-MT também foi divulgada aos colegas da região.
imgAo avaliar a agenda, Giovane Santin destacou a importância da presença institucional da OAB-MT nos municípios mais distantes dos grandes centros.
“A verdadeira interiorização da Ordem dos Advogados de Mato Grosso acontece quando chegamos aos municípios de pequeno porte, onde a advocacia enfrenta desafios diários e, mesmo assim, cumpre com dedicação seu papel essencial na defesa da cidadania, da Justiça e da pacificação social. Estar presente, ouvir e construir soluções junto aos colegas é parte da missão que abraçamos nesta gestão.”
Para Eduardo Marques Chagas, a interiorização é uma prática concreta da OAB-MT.
“Na OAB-MT, a interiorização não fica apenas no discurso. É uma realidade que fazemos acontecer, percorrendo longas distâncias para chegar onde o advogado e a advogada estão. Nosso objetivo é fortalecer laços, ampliar o diálogo e garantir que toda a advocacia mato-grossense seja ouvida, representada, independentemente da localização, e realmente faça parte.”

Leia Também:  Gisela Cardoso participa de sessão solene na Câmara de Cuiabá em alusão ao Dia do Advogado

Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
Instagram @oabmatogrosso

Fonte: OAB – MT

Advertisement

Jurídico

Em reunião no TJMT, OAB-MT apresenta reivindicações da 12ª, 21ª e 27ª Subseções

Published

on

Foto da Notícia: Em reunião no TJMT, OAB-MT apresenta reivindicações da 12ª, 21ª e 27ª Subseções

imgDemandas da advocacia de municípios do interior de Mato Grosso foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) ao Tribunal de Justiça (TJMT), durante reunião realizada terça-feira (23), na presidência do tribunal.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, liberou comitiva que contou com representantes das Subseções de Lucas do Rio Verde e Vila Rica.
img“Temos deficiência de servidores e oficiais de justiça em comarcas que precisam de uma atenção especial com urgência. Em alguns municípios temos a necessidade de instalação ou reativação de Varas. Cada região tem as suas demandas. Hoje viemos apresentar as reivindicações das regiões de Lucas do Rio Verde, Vila Rica e Nova Xavantina. Com processos acumulando, o jurisdicionado fica sem o retorno que precisa. A advocacia cobra respostas e nós viemos apresentar a solicitação de melhorias. Tivemos uma reunião muito produtiva e saímos otimistas com a possibilidade de soluções”, disse Gisela Cardoso.
Após ouvir as demandas apresentadas pela presidente da 27ª Subseção da OAB-MT, de Vila Rica, Luana Lico, pela presidente da 21ª Subseção, de Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda, e a presidente da OAB-MT Gisela Cardoso que falou, também, em nome da presidente da 12ª Subseção, de Nova Xavantina, Michele Freitas Pereira, o presidente do TJMT, desembargador José Zuquin explicou que está trabalhando na reorganização das unidades judiciárias e que já foi constatado que alguns municípios precisam de ações urgentes.
img“Recebemos e estamos levando tudo que foi apresentado como reivindicações positivas e que vamos trabalhar para atendê-las. A OAB é uma instituição representante da sociedade, que trabalha para a garantia dos direitos do cidadão perante o Judiciário. Então, foi com muita satisfação que hoje recebi a nossa OAB de Mato Grosso”, afirmou o presidente do TJMT.
Ao lado da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, estavam os conselheiros federais Breno Miranda e Eduardo Marçal; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Rodrigo Araújo; e os representantes das Subseções. De Lucas do Rio Verde, além da presidente Danusa Oneda, participaram o tesoureiro Fábio do Nascimento Silva e a delegada da Caixa Clarice Bagnara, além do vereador Márcio Rogério Albieri. De Vila Rica estavam a presidente Luana Lico e o advogado Gustavo Barbosa. Pelo TJMT, o presidente desembargador José Zuquin estava acompanhado do secretário-geral do tribunal, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior.
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
Instagram @oabmatogrosso

Fonte: OAB – MT

Leia Também:  Gisela Cardoso participa de sessão solene na Câmara de Cuiabá em alusão ao Dia do Advogado

Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA