Várzea Grande
Investigadores da Polícia Judiciária Civil vistoriam Secretaria de Assistência Social
A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Ana Cristina Vieira, recebeu na tarde desta quinta-feira (21), dois investigadores da Delegacia de Roubos e Furtos da capital, que vieram vistoriar a sede do órgão, colher informações e, observar o local onde cinco veículos foram furtados no último feriado do dia 15 de novembro.
Eles cumprem diligências determinadas pela autoridade policial para dar prosseguimento ao registro do furto feito pela própria secretária de Assistência Social de Várzea Grande, assim que foi notificada da subtração dos veículos.
Como o feriado da Proclamação da República ocorreu em uma sexta-feira, na quinta-feira à noite, os veículos foram recolhidos a sede da Secretaria Municipal e no fim de semana assim que identificada a subtração dos bens públicos, a titular da pasta acionou a Secretaria de Defesa Social e a Guarda Municipal que acionaram as demais forças policiais de Mato Grosso.
Na ocasião os investigadores colheram informações e dados que serão anexados no relatório que será encaminhado às autoridades. Segundo os investigadores, todas as informações são necessárias, e podem ser comunicadas, enquanto a investigação estiver em curso.
A titular da pasta, Ana Cristina, disse que todas as medidas estão sendo tomadas desde o momento em que se soube do furto dos carros. “Tanto é que tão logo ficamos sabendo do ocorrido, comunicamos as autoridades policiais, e a partir daí deu início ao trabalho intensivo dos órgãos de segurança que resultou na prisão de três pessoas e, na recuperação de dois veículos que se encontram na Delegacia de Polícia de Jauru. Agora cabe aos órgãos de segurança as medidas para a resolução do caso”.
Ana Cristina lembrou que medidas de apuração administrativa também foram adotadas, mas elas vão caminhar concomitantemente com a apuração policial que deverá desaguar em uma ação judicial para punição dos responsáveis.
A secretária disse ainda que todas as ações realizadas na Secretaria de Assistência, desde o momento em que assumiu a pasta, foram pautadas pela responsabilidade ao bem público e pela transparência e que assim será, até o final de sua gestão.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
Várzea Grande
Procon realiza balanço positivo de ação itinerante e oferece orientações para compras natalinas
No último dia 29 de novembro, data da Black Friday, o Procon Itinerante de Várzea Grande promoveu uma ação especial que contou com atendimento direto aos consumidores e fiscalização orientativa no comércio local. Uma van foi instalada estrategicamente em frente ao Ginásio do Fiotão, na Avenida Castelo Branco, no centro da cidade, funcionando das 9h às 16h, sem intervalo para almoço. Durante o evento, foram realizados 20 atendimentos, distribuídos 240 kits com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e feitas 43 fiscalizações orientativas em lojas da Avenida Couto Magalhães e no Várzea Grande Shopping.
As fiscalizações identificaram irregularidades em algumas lojas, especialmente relacionadas à precificação incorreta e publicidade enganosa. “Detectamos situações em que os preços anunciados não correspondiam aos praticados, além de propagandas que induziam o consumidor ao erro. Em todos os casos, nossas equipes orientaram os lojistas a corrigirem essas práticas, visando adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Carolina Moreira, coordenadora do Procon Municipal.
Além disso, na sede do Procon Municipal, localizada no Paço Municipal, e no posto da Subprefeitura, no bairro Cristo Rei, foram atendidos 156 consumidores e realizadas 30 audiências na semana da Black Friday.
A ação itinerante, que ocorre quinzenalmente, reforça o compromisso do Procon em levar atendimento às áreas de maior fluxo comercial em Várzea Grande. “Nossa presença nas ruas amplia o acesso dos consumidores aos seus direitos, promovendo mais informação e orientação”, destacou Carolina.
Dicas para compras seguras – Para ajudar os consumidores durante a Black Friday e as compras de Natal, Carolina Moreira enfatiza a importância do planejamento. “Primeiramente, analise se o produto é realmente necessário e ajuste suas compras ao orçamento familiar. Nunca compre por impulso”, orienta.
Ela também recomenda verificar a procedência das lojas e ofertas, conferir CNPJs ativos no site da Receita Federal e comparar preços do comércio físico com o virtual. “Prefira o comércio local e, nas compras online, lembre-se do direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento do produto”, acrescenta.
Carolina também alerta para cuidados no pagamento, recomendando evitar o PIX e priorizar o cartão de crédito, desde que usado com moderação, devido às altas taxas de juros. “Anote valores, guarde conversas e protocolos, e na dúvida, consulte o Procon pelo telefone 151”, reforçou.
Direitos básicos do consumidor – Entre os direitos destacados estão o transporte seguro da mercadoria, a troca de produtos com defeito e o envio para assistência técnica, com prazo máximo de 30 dias para reparo. Caso contrário, o consumidor pode optar por outro produto, devolução do valor ou abatimento proporcional.
Carolina também reforçou direitos importantes do consumidor, como o prazo de arrependimento de sete dias para compras virtuais e a garantia legal de 90 dias para produtos duráveis. “É importante conferir o produto no momento da entrega ou retirada, verificando possíveis danos ou defeitos”, acrescentou.
Por fim, a coordenadora destaca a importância de estar atento aos golpes virtuais, confirmando sempre a origem de contatos suspeitos e cuidando para não compartilhar dados sensíveis.
Atendimento ao consumidor em Várzea Grande – O Procon Municipal, órgão vinculado à Procuradoria Municipal de Várzea Grande, oferece atendimento fixo em sua sede, localizada no Paço Municipal, na Avenida Castelo Branco, 2500 – Centro Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Há também um posto de atendimento na Subprefeitura, no bairro Cristo Rei.
Além do atendimento presencial, o consumidor pode buscar informações e registrar denúncias de forma online pelo site www.varzeagrande.mt.gov.br/procon, pelas redes sociais, ou pelo telefone (65) 3688-8056.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
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