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Cuiabá constrói o Plano de Ação da Política Municipal de Arborização

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, está desenvolvendo o plano de ação com foco exclusivo na Política Municipal de Arborização Urbana de Cuiabá (PMAR). As equipes estiveram reunidas com o apoio da equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, na terça-feira (21) e quarta-feira (22), no Horto Florestal Tote Garcia, para debater o assunto. São profissionais com expertise, tendo em vista que atuaram na elaboração da minuta da PMAR, cujo documento segue o trâmite legal junto à Procuradoria-Geral do Município, para posterior encaminhamento à Câmara Municipal.

O plano de ação tem o objetivo de definir estratégias, programas e projetos voltados à implantação e ao fortalecimento da política de arborização urbana no município. Todas as ações propostas se restringem às questões relacionadas à arborização urbana de Cuiabá, visando promover um planejamento eficiente, sustentável e integrado às demais políticas públicas urbanas. A metodologia para a elaboração do Plano de Ação foi facilitada pela Diretoria Técnica de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento.

Dentro desse contexto, o Horto Florestal Tote Garcia é considerado um instrumento fundamental de apoio à execução da política e do plano de ação, que prevê a restauração completa do local por meio de um projeto específico que abrangerá todas as suas áreas.

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A parte do Horto com acesso pela Rua Ivan Rodrigues será destinada às atividades de educação ambiental, enquanto a outra, com acesso pela Rua Antônio Dorileo, concentrará os canteiros, viveiros e estufas responsáveis pela produção de mudas que subsidiarão o plantio em toda a cidade.

O plano também contempla a avaliação da capacidade produtiva do Horto, de modo a estimar o potencial de expansão do plantio de mudas em Cuiabá a partir dessa produção. “Também serão detalhados os programas e projetos complementares que darão suporte à execução da política de arborização, incluindo estimativas de orçamento, logística, transporte, aquisição de materiais e equipamentos, bem como a alocação de mão de obra e recursos humanos da própria estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano”, explicou o diretor técnico de Patrimônio Histórico da secretaria, Josino Bisneto Moura.

Para a elaboração desse plano de ação, está sendo adotada uma metodologia estruturada, contemplando técnicas participativas e de planejamento estratégico. “Nosso objetivo é garantir que as prioridades do governo sejam construídas de forma integrada, transparente e com foco em resultados concretos para Cuiabá”, destacou o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini.

A diretora técnica de Planejamento Estratégico, Silvina Maria dos Anjos, explicou que foi aplicada a Técnica do Post-it, que consiste na construção de uma árvore de ações estratégicas e tarefas, permitindo a identificação e organização das possíveis iniciativas a serem desenvolvidas.

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Outra metodologia adotada foi a 5W2H, reconhecida como ferramenta que possibilita detalhar cada ação segundo sete dimensões fundamentais: What (o que será feito), Why (por que será feito), Where (onde será feito), When (quando será feito), Who (quem será responsável), How (como será feito) e How much (quanto custará).

“Não finalizamos os trabalhos nessa reunião. O secretário Portocarrero fez uma avaliação das melhores propostas desenvolvidas e agora vamos consolidar um plano de ação coerente, exequível e integrado. Após essa etapa, as propostas serão validadas e o plano será articulado de forma intersetorial, envolvendo outras áreas da administração municipal, para garantir a efetiva implantação e a sustentabilidade da arborização urbana de Cuiabá”, pontuou Silvina.

“Estamos construindo uma proposta que sustentará a política de arborização de Cuiabá, e o planejamento estratégico nos oferece essa base. Nosso compromisso é garantir que o planejamento urbano caminhe lado a lado com o respeito ao meio ambiente, promovendo qualidade de vida e um legado positivo para as futuras gerações”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero.

#PraCegoVer

A foto que ilustra o texto mostra a equipe liderada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, todos de pé, no ambiente onde ocorreu a reunião.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Prefeitura de Cuiabá reforça promoção turística com novo CAT no Aeroporto Marechal Rondon

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A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (SDTA), passou a atuar de forma ativa na recepção de visitantes que chegam ao Estado com a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (23) em uma ação conjunta entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, consolidando uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento do turismo regional.

Com investimento estadual de R$ 98,8 mil, o novo CAT foi estruturado para acolher visitantes e oferecer informações atualizadas sobre atrativos turísticos, hospedagem, transporte, gastronomia, eventos e roteiros regionais. O atendimento funcionará todos os dias, das 8h às 20h, e será administrado de forma compartilhada entre as duas prefeituras, responsáveis pela equipe técnica e pelo suporte direto ao público.

A equipe da Prefeitura de Cuiabá contará com profissionais bilíngues e turismólogos, preparados para oferecer um atendimento de excelência, divulgando as experiências e atrativos da capital e de todo o entorno.

“Esperamos oferecer um atendimento acolhedor e eficiente, mostrando toda a hospitalidade cuiabana para que o visitante tenha acesso às melhores experiências turísticas da nossa região, e queira ficar, e principalmente, voltar”, destacou a equipe da SDTA.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, reforçou que o projeto é resultado de um esforço coletivo entre Estado e municípios para aprimorar a experiência de quem visita Mato Grosso.

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“A sinergia entre as administrações municipal e estadual é o catalisador que impulsiona a realização de projetos. Este CAT é a prova concreta da união de esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Governo de Mato Grosso. Sendo o aeroporto o nosso principal portal de entrada, é fundamental oferecermos um ponto de acolhimento, recepção e informação de excelência aos nossos visitantes e cidadãos”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também destacou o turismo como motor de geração de emprego e renda, ressaltando a importância do investimento em infraestrutura.

“Quando a gente pensa em turismo, pensa em lazer. Mas o turismo é um segmento econômico, é geração de emprego e renda. O aeroporto, que agora está internacionalizado, precisa ter as condições certas para receber bem o turista, seja ele nacional ou estrangeiro”, observou.

O CAT atuará ainda como elo entre o poder público e o trade turístico, fortalecendo a integração com hotéis, restaurantes, guias credenciados, agências de turismo e operadores locais. O espaço servirá também como base de coleta de dados sobre o perfil dos turistas, auxiliando na formulação de políticas públicas e estratégias de promoção do destino Cuiabá e das demais regiões do Estado.

“Este espaço é muito importante para o fomento da economia e do turismo em todas as regiões. O aeroporto é a porta de entrada de Mato Grosso, e o turismo não se limita a Cuiabá, ele está no norte, sul, leste e oeste do nosso Estado”, disse a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, destacando o benefício do CAT para todo o Estado.

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O presidente da Abrasel-MT, Daniel Teixeira, ressaltou que o serviço representa um avanço na recepção e orientação aos visitantes.

“O CAT é indispensável. O turista chega aqui e precisa de informações precisas sobre o que fazer, onde comer e onde se hospedar. Esse tipo de atendimento qualifica a experiência e ajuda a atrair mais visitantes”, avaliou.

Como inovação, a SDTA está desenvolvendo o receptivo digital “Yaiá”, uma assistente virtual baseada em inteligência artificial que atuará como versão digital do CAT, oferecendo atendimento interativo via WhatsApp.

Com a nova estrutura, a Prefeitura de Cuiabá reafirma seu compromisso com o fortalecimento do turismo local, promovendo hospitalidade, desenvolvimento econômico e valorização dos atrativos que fazem da capital mato-grossense uma porta de entrada vibrante para quem visita o Centro-Oeste.

#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra autoridades e representantes das esferas municipal, estadual e federal durante a cerimônia de inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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