SEXTO ÁLBUM

Estela Ceregatti lança “Do Rio para o Mar” em janeiro de 2025 e celebra conexões com a água e o amor

Publicado em

Um dos expoentes da música mato-grossense, a cantora cuiabana Estela Ceregatti anuncia o lançamento de seu novo álbum “Do Rio para o Mar”, para janeiro de 2025. O projeto, contemplado pelo edital – Funarte Retomada, representa a região Centro-Oeste e celebra um percurso artístico atravessado pelas águas e pela ancestralidade.

“Esse álbum simboliza o elemento água, trazendo temáticas que percorrem sentimentos, lugares e histórias de encontros ao longo da minha trajetória,” revela Estela. Com cinco álbuns autorais já lançados – três solos e dois em parceria com o grupo Monofoliar – “Do Rio para o Mar” é o terceiro de uma série que dialoga com os elementos da natureza.

A jornada começou com o álbum “Ar” (2017), relacionado ao elemento que rege o signo de Libra, seguido por “Terra Força Mulher” (2022), uma ode ao elemento terra. Agora, Estela mergulha nas águas que banham e conectam territórios, culturas e pessoas.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Gravado em outubro de 2024 no Estúdio Fábrica do Som, em Várzea Grande, o álbum é fruto de um trabalho colaborativo. Produzido por André Magalhães, em parceria com Jhon Stuart, conta com arranjos instrumentais de Jhon Stuart, arranjos vocais e direção artística musical assinados pela própria artista, o projeto conta ainda com parcerias que representam a confluência das águas na vida de Estela.

A música que dá título ao álbum, “Do Rio para o Mar”, nasceu de uma experiência íntima e inesquecível: o primeiro encontro de sua filha, Jhoana, com o mar, em Salvador (BA). “Ela sempre sonhou em ver o mar. Esse momento nos emocionou tanto que, ainda no hotel, compusemos juntas a canção. Foi nossa primeira parceria,” conta a cantora.

Leia Também:  Festival Cromaticah abre os eventos de 2023 em Cuiabá, com seu Bday de um ano

Outras faixas também exploram conexões geográficas e afetivas. Há canções criadas em Belém (PA), como a parceria com Christopher Chaves, inspirada pela Baía do Guajará, e em La Paz, Bolívia, onde representou Mato Grosso em uma turnê oficial. Em Cuiabá, surgiram colaborações com a poeta Dani Paula e com sua companheira, Nathally Sena, historiadora, atriz e cantora que trouxe contribuições sensíveis ao álbum.

Mais que um elemento natural, a água é, para Estela, metáfora de fluidez e conexão. “Ela representa o amor, a ancestralidade e a força que atravessa tabus. Neste momento da minha vida, celebro um amor livre, vivido intensamente em todas as suas formas”, reflete a artista.

O álbum também reverencia as entidades das águas, como Yemanjá e Oxum, cujas bênçãos, segundo Estela, abriram os caminhos para a conquista do edital da Funarte.

Turnê Canteiro em 2024

Neste ano, Estela realizou a turnê “Canteiro” em março, em um show em Chapada dos Guimarães. Depois, ela embarcou para São Paulo, onde se apresentou no Itaú Cultural, levando para os paulistanos instrumentos mato-grossenses como o mocho (percussão) e a viola de cocho, entrelaçados com um toque contemporâneo e experimental ampliado por instrumentos, como piano, acordeom, violino e guitarra.

Leia Também:  Cattani é afastado da presidencia da Comissão de Direitos Humanos

A artista cuiabana também se apresentou no Festival Tranquilo, em Belo Horizonte (MG); e no Festival da América Latina Hacktown, na cidade de Santa Rita de Sapucaí (MG). Também marcou presença em Belém (PA), no projeto Sesc Ver o Peso e no Festival Formemus, em Vitória (ES). O encerramento da série de shows foi no dia 30 de agosto, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

O projeto da turnê foi aprovado por edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, e contou com apoio da Assembleia Legislativa.

Sobre Estela Ceregatti

Natural de Cuiabá, Estela Ceregatti é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e professora de canto. Formada em música pela UFMT e especialista em Antropomúsica e Cantoterapia, a artista também é mestranda em Antropologia Social pela UFMT.

Reconhecida nacionalmente, já venceu prêmios como o Grão de Música (SP), o Music Pro Awards (DF) e o Funarte Retomada. Com uma carreira marcada por apresentações em festivais e concertos, Estela representa Mato Grosso com canções que entrelaçam poesia, cultura e natureza.

Além de se dedicar à sua carreira solo e representar Mato Grosso em diversos festivais nacionais e internacionais, a artista tem participação efetiva em concertos com orquestras e outros grupos locais, seja como “cantautora”, como ela mesmo se define, ou intérprete.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Variedades

Concurso para escolha da Corte Real do Carnaval de Cuiabá 2025 acontece nesta sexta

Published

on

Acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, o Concurso de Escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval de Cuiabá 2025, incluindo a Rainha e o Rei Momo LGBTQIA+. Organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá, a escolha dos 22 candidatos inscritos ocorrerá no Ginásio Verdinho, na capital. O evento é aberto ao púbico, sendo cobrado um valor de R$ 10,00 na entrada.

O concurso tem como objetivo complementar a programação carnavalesca do município, valorizando, difundindo e incentivando essa tradicional festa popular, considerada o evento de maior mobilização sociocultural do Brasil. São cinco candidatas à Rainha da Corte Real, sete candidatos ao Rei Momo da Corte Real, cinco candidatas à Rainha LGBTQIA+ e cinco candidatos ao Rei Momo LGBTQIA+.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Alguns critérios para participação foram exigidos, como ter idade mínima de 18 anos, não poderem ser cônjuges, companheiros ou parentes até terceiro grau de servidores ou membros da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Turismo. Peso e altura não serão critérios para a escolha.

Leia Também:  Evento apresenta modelo de saúde com os óleos essenciais

Os candidatos serão avaliados com base nos seguintes critérios: simpatia e graciosidade, apresentação: Criatividade e empolgação; conjunto: impacto geral da apresentação; dança: Organização coreográfica, harmonia, figurino e criatividade; desenvoltura: postura, elegância e empatia com o público.

Cada participante terá até 1 minuto para se apresentar, com acompanhamento de uma orquestra de metais ou grupo musical. O figurino será definido durante a reunião preparatória.

Os vencedores (Rainha, Rei Momo, Rainha LGBTQIA+ e Rei Momo LGBTQIA+) deverão participar de eventos oficiais do Carnaval 2025, incluindo desfiles de blocos, atividades em comunidades e eventos organizados pela Secretaria de Cultura e pela Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba.

Os eleitos poderão se candidatar à reeleição apenas após um intervalo de um ano.

A premiação será de R$ 2.000 (dois mil reais) para o Rei e Rainha, para cada um. Os candidatos a Rainha e Rei Momo LGBTQIA receberão um, prêmio de 1.000 (mil reais).

Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão coroa, cetro e faixa, símbolos de seus títulos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99271-7600.

Leia Também:  Professora tenta agredir PMs e Elizeu lamenta falta de respeito de militantes em audiência

SERVIÇO:

O que: Concurso de Escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval de Cuiabá 2025
Quando: 20/12/2024- Sexta-feira
Horário: 19h
Local: Ginásio Verdinho
Endereço: Rua Alenquer – Cpa I

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA