Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

ANCESTRALIDADE AFRICANA

André D’Lucca retorna com teatro itinerante gratuito de Sankofa em MT

Publicado em

Em busca de apresentar a história afro-brasileira, o ator, diretor e dramaturgo André D’Lucca pretende com o projeto “Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade” revelar, no espetáculo Sankofa, a rica cultura e inspiradora trajetória afrodescendente de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, que revolucionaram diversas áreas do conhecimento e que muitas pessoas desconhecem. Serão 12 espetáculos itinerantes gratuitos, contemplando a comunidade escolar de sete municípios mato-grossenses. Começa nesta segunda-feira (17.02), em Santa Carmem, a 503 km de Cuiabá, e encerra no dia 21 de março, no Cine Teatro Cuiabá.

“Estou muito feliz com a oportunidade de poder circular com esse espetáculo por Mato Grosso, levar a possibilidade de outras cidades do interior poderem acessar uma outra versão sobre a história que a gente aprende na escola: essa história eurocentrada, sob a ótica de quem venceu, do colonizador, de quem matou, roubou, destruiu, escravizou, e poder devolver para a população negra do nosso Estado o orgulho de ser negro, de suas raízes. De ter acesso a informações que essas pessoas desconhecem e que são muito importantes para a construção da autoestima e destruição do auto ódio”, frisa André D’Lucca.

E começa por Santa Carmem, na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, para aproximadamente 250 estudantes do turno vespertino.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

A apresentação teatral instigará reflexões profundas sobre identidade, pertencimento e justiça social, importante para todas as raças, principalmente à afro-brasileira, pois traz histórias de personagens emblemáticos, tal como Tereza de Benguela: líder quilombola que lutou bravamente pela liberdade e justiça social em Mato Grosso.

Leia Também:  Dinastia Party promete parar Rondonópolis com atrações nacionais e mais de 10 horas de festa

Sua história de resistência e empoderamento continua a inspirar gerações, e é fundamental para compreender sobre a identidade cultural e histórica. Outra figura que será homenageada é Ota Benga, cuja trajetória leva a refletir sobre os horrores da escravidão e a luta pela dignidade humana. A participação dele na Exposição Universal de 1904 e sua exibição em um zoológico humano são eventos sombrios que convidam a todos para confrontar o passado e a trabalhar pela justiça e igualdade.

Ainda, a poetisa Luciene Carvalho, a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil, ocupando a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras, cuja contribuição para a luta racial e para a cultura mato-grossense deixa uma marca histórica, com sua poesia engajada e a voz potente que inspira a defender os direitos e a dignidade de todos os cidadãos.

Entre outros personagens, tem destaque Jejé de Oyá, um filho de Cuiabá que enfrentou desafios desde a infância, mas que encontrou na arte da costura uma forma de expressão e empoderamento. Sua jornada de superação é um exemplo vivo de como a determinação e a criatividade podem transformar vidas e inspirar mudanças.

PROGRAMAÇÃO

Com texto e interpretação do ator André D’ Lucca, que conduz o espectador por uma experiência teatral única, repleta de cores, ritmos e emoções, o espetáculo Sankofa, conduzido pelo projeto “Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade”, terá duas etapas.

A primeira no mês de fevereiro, começando por Santa Carmem e segue para a cidade vizinha, Vera (a 455 km de Cuiabá), com duas apresentações (matutino e vespertino), no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, dia 18 de fevereiro, onde é esperado um público de 350 alunos.

Leia Também:  Governo de MT publica convocação de 70 profissionais classificados no concurso público da SES

Depois para Sorriso (a 394 km da capital), no dia 19, na Escola Estadual José Domingos Fraga, e em outra Municipal, totalizando 500 alunos entre os turnos matutino e vespertino.

Então, vai para Cuiabá, no dia 21, com uma apresentação aos alunos da MT Escola de Teatro – UNEMAT, no Cine Teatro Cuiabá – Sala Anderson Flores.

A segunda etapa será no mês de março, nos municípios de Nobres, também Rondonópolis e Várzea Grande, com duas apresentações, e, novamente em Cuiabá, fechando o ciclo de 12 sessões, desta vez para o público geral, no Cine Teatro Cuiabá.

SERVIÇO

O projeto “Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade” é uma realização do Instituto Técnico de Educação. Esporte e Cidadania -ITEEC Brasil em conjunto com a Associação de Desenvolvimento da Cultura, Esporte e Lazer (ADECELMT), com apoio cultural da Audifor Contabilidade e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emendas parlamentares dos deputados estaduais Valdir Barranco, Beto Dois a Um e Janaína Riva.

“O nosso objetivo é levar essa ação para mais municípios do nosso Estado. Ele começou em 2024, com sucesso de público em Cuiabá, e depois foi convidado para o Festival Internacional do Teatro Negro, em São Paulo”, destaca a produtora do projeto, Ariana Carla.

Mais informações com a produção, pelos telefones (65) 99249-5952 e (65) 99335-4202.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cidades

Dinastia Party promete parar Rondonópolis com atrações nacionais e mais de 10 horas de festa

Published

on

A primeira edição da festa Dinastia Party incendeia a cidade de Rondonópolis, neste sábado (23) e traz atrações nacionais como a Dj Myllena Vox, o Dj Melquez viber e o DJ Kennedy Lisboa. O evento reúne convidados de todos o estado de Mato Grosso e acontece na Chácara das Vitórias, a partir das 22 horas.

A Dinastia Party promete parar Rondonópolis e região com várias atrações, o line-up já está completo com três Djs nacionais e mais cinco regionais que farão 10 horas do melhor show eletrônico.

A cidade já está preparada para receber uma performance com o som marcante e cheio de personalidade. A Dinastia já se prepara para uma apresentação recheada de energia e já é considerada a festa mais aguardada do fim de semana.

Conhecida como Sereia Espacial, Myllena Vox acumula fãs e seguidores por onde passa, contagiando a todos com o seu “forró marciano”. Vox é uma DJ paulista formada pelo estúdio Arena em 2017 e foi uma das primeiras DJ Drags a se dedicar ao Tribal House na cena lgbtqia+.

Um dos produtor da Party, Junior Gimenes, contou algumas novidades sobre a Dinastia. “Vocês pediram e nós atendemos, teremos 01 hora de open litrão de cerveja, além de um bar completo para atender a todos os nosso convidados. Temos praticamente caravanas se organizando para ir à Dinastia, temos convidados de Cuiabá, Sinop, Tangará, Primavera e até de outros estados, como Mato Grosso do Sul e Goiânia”, disse.

Leia Também:  Penitenciária recebe investimento de cerca de R$ 1 milhão em segurança

Ingressos

No sábado até às 18 horas, a entrada estará no valor de R$ 65,00 reais, ultimas unidades, após esse horário, as vendas online encerram e na portaria o valor vai estar sujeito a alteração.

Corra e compre o seu ingresso através do Instagram @dinastiaroo ou pelo aplicativo Cheers.

Não deixe para última hora, mais informações chame no WhatsApp +55 (62) 99954-8128.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA