Entretenimento
57ª Expoagro tem atrações para toda a família e programação gratuita

De 10 a 20 de julho, a 57ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro) abre os portões do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro para onze dias de atrações diversificadas. Além de shows musicais, o Sindicato Rural de Cuiabá programou um congresso técnico, minicursos, exposição comercial, vitrine de animais, rodeio, praça gastronômica e competições hípicas.
O objetivo dessa diversidade na programação é resgatar o papel estratégico da Expoagro e aproximar o agro da população de Cuiabá e Baixada Cuiabana. Por isso, dos onze dias da 57ª Expoagro, somente três terão cobrança de ingresso para o acesso à arena de shows (12, 18 e 19). Os outros oito dias serão de entrada franca para a população.
“A Expoagro é mais que uma feira agropecuária porque une o agro, a indústria e o comércio com a população, com as famílias da Baixada Cuiabana. Por isso, sempre buscamos ter o maior número possível de dias com acesso gratuito”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Manter esse formato diverso, que une programação técnica com qualificação, negócios e entretenimento, só é possível porque o Sindicato Rural de Cuiabá articula uma verdadeira aliança pela realização do evento.
“É preciso muita coragem para organizar um evento desse porte, contratando essa grade de artistas. Temos muito orgulho de participarmos como apoiadores da maior edição da Expoagro”, endossou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi.
“Vamos comemorar o aniversário de Cuiabá na Expoagro!”, brincou o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini. “A capital do agro é Cuiabá e a Expoagro não é só show. É um verdadeiro ambiente de negócios que nós temos que valorizar”, declarou.
César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reiterou a parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e se mostrou admirado pela estrutura e programação definidas para este ano. “O que achávamos que já era bom será ainda melhor neste ano”, destacou.
Shows
Um dos pontos altos da 57ª Expoagro serão as atrações musicais, que começam no dia 12, com a apresentação de Ana Castela, seguida pela dupla Maiara & Maraisa. No dia 18 de julho, Léo Santana e Ferrugem sobem ao palco para a noite do pagode e do axé. No sábado, 19 de julho, as duplas Hugo & Guilherme e Zé Neto & Cristiano se apresentam.
A Noite Gospel será no dia 14 de julho, com a apresentação nacional de Jefferson & Suellen e de atrações regionais. Já o Dia Católico fechará a programação, no último domingo (20), com Padre Adriano Zandoná e Irmã Ana Paula, além de músicos e bandas locais.
A venda de ingressos começa no dia 15 de abril.
Programação
Além dos shows, a Expoagro terá quatro dias de rodeio (16 a 19 de julho), parque de diversões novamente com o Ita Park, minicursos, vitrine de animais, competições hípicas, entre outros atrativos.
O Fórum dos Setores Produtivos neste ano terá como tema “Agro e Clima” e será novamente realizado em parceria institucional com a UFMT nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 16h às 19h. A curadoria das 14 palestras será realizada pelo projeto Conect Zoo Agro, que une as faculdades de Zootecnia e Agronomia.
Além disso, o sindicato renovou a parceria com o Sistema Fecomércio para que o Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro opere como posto avançado do projeto Mesa Brasil na arrecadação de alimentos. “É uma função social que fazemos com muito orgulho. Começamos em 2023, arrecadando 9 toneladas, e no ano passado chegamos a 20 toneladas. Queremos bater essa marca agora em 2025”, antecipou Nogueira.
O lançamento oficial da 57ª Expoagro será no dia 11 de julho, às 18h, com a solenidade de abertura.
A 57ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções. O evento recebe apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações do setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.

Entretenimento
André D’Lucca retorna com teatro itinerante gratuito de Sankofa em MT

Em busca de apresentar a história afro-brasileira, o ator, diretor e dramaturgo André D’Lucca pretende com o projeto “Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade” revelar, no espetáculo Sankofa, a rica cultura e inspiradora trajetória afrodescendente de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, que revolucionaram diversas áreas do conhecimento e que muitas pessoas desconhecem. Serão 12 espetáculos itinerantes gratuitos, contemplando a comunidade escolar de sete municípios mato-grossenses. Começa nesta segunda-feira (17.02), em Santa Carmem, a 503 km de Cuiabá, e encerra no dia 21 de março, no Cine Teatro Cuiabá.
“Estou muito feliz com a oportunidade de poder circular com esse espetáculo por Mato Grosso, levar a possibilidade de outras cidades do interior poderem acessar uma outra versão sobre a história que a gente aprende na escola: essa história eurocentrada, sob a ótica de quem venceu, do colonizador, de quem matou, roubou, destruiu, escravizou, e poder devolver para a população negra do nosso Estado o orgulho de ser negro, de suas raízes. De ter acesso a informações que essas pessoas desconhecem e que são muito importantes para a construção da autoestima e destruição do auto ódio”, frisa André D’Lucca.
E começa por Santa Carmem, na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, para aproximadamente 250 estudantes do turno vespertino.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
A apresentação teatral instigará reflexões profundas sobre identidade, pertencimento e justiça social, importante para todas as raças, principalmente à afro-brasileira, pois traz histórias de personagens emblemáticos, tal como Tereza de Benguela: líder quilombola que lutou bravamente pela liberdade e justiça social em Mato Grosso.
Sua história de resistência e empoderamento continua a inspirar gerações, e é fundamental para compreender sobre a identidade cultural e histórica. Outra figura que será homenageada é Ota Benga, cuja trajetória leva a refletir sobre os horrores da escravidão e a luta pela dignidade humana. A participação dele na Exposição Universal de 1904 e sua exibição em um zoológico humano são eventos sombrios que convidam a todos para confrontar o passado e a trabalhar pela justiça e igualdade.
Ainda, a poetisa Luciene Carvalho, a primeira mulher negra a presidir uma Academia de Letras no Brasil, ocupando a cadeira nº 31 da Academia Mato-grossense de Letras, cuja contribuição para a luta racial e para a cultura mato-grossense deixa uma marca histórica, com sua poesia engajada e a voz potente que inspira a defender os direitos e a dignidade de todos os cidadãos.
Entre outros personagens, tem destaque Jejé de Oyá, um filho de Cuiabá que enfrentou desafios desde a infância, mas que encontrou na arte da costura uma forma de expressão e empoderamento. Sua jornada de superação é um exemplo vivo de como a determinação e a criatividade podem transformar vidas e inspirar mudanças.
PROGRAMAÇÃO
Com texto e interpretação do ator André D’ Lucca, que conduz o espectador por uma experiência teatral única, repleta de cores, ritmos e emoções, o espetáculo Sankofa, conduzido pelo projeto “Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade”, terá duas etapas.
A primeira no mês de fevereiro, começando por Santa Carmem e segue para a cidade vizinha, Vera (a 455 km de Cuiabá), com duas apresentações (matutino e vespertino), no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, dia 18 de fevereiro, onde é esperado um público de 350 alunos.
Depois para Sorriso (a 394 km da capital), no dia 19, na Escola Estadual José Domingos Fraga, e em outra Municipal, totalizando 500 alunos entre os turnos matutino e vespertino.
Então, vai para Cuiabá, no dia 21, com uma apresentação aos alunos da MT Escola de Teatro – UNEMAT, no Cine Teatro Cuiabá – Sala Anderson Flores.
A segunda etapa será no mês de março, nos municípios de Nobres, também Rondonópolis e Várzea Grande, com duas apresentações, e, novamente em Cuiabá, fechando o ciclo de 12 sessões, desta vez para o público geral, no Cine Teatro Cuiabá.
SERVIÇO
O projeto “Circulação Teatral com Tema de Ancestralidade” é uma realização do Instituto Técnico de Educação. Esporte e Cidadania -ITEEC Brasil em conjunto com a Associação de Desenvolvimento da Cultura, Esporte e Lazer (ADECELMT), com apoio cultural da Audifor Contabilidade e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emendas parlamentares dos deputados estaduais Valdir Barranco, Beto Dois a Um e Janaína Riva.
“O nosso objetivo é levar essa ação para mais municípios do nosso Estado. Ele começou em 2024, com sucesso de público em Cuiabá, e depois foi convidado para o Festival Internacional do Teatro Negro, em São Paulo”, destaca a produtora do projeto, Ariana Carla.
Mais informações com a produção, pelos telefones (65) 99249-5952 e (65) 99335-4202.
-
Polícia7 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Cuiabá7 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios