Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

MT Hemocentro funcionará normalmente nesta segunda-feira (07)

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, estará funcionando normalmente nesta segunda-feira (07.4), das 7h30 às 18h. A unidade não funcionará na terça-feira (08.4), data em que é celebrado o aniversário de Cuiabá.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, essa é mais uma oportunidade para os voluntários doarem sangue.

“Estaremos de portas abertas para receber os doadores nesta segunda-feira. É possível que algumas pessoas estejam em ponto facultativo e elas podem aproveitar para fazer a doação. Estaremos funcionando em horário regular”, disse.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

A gestora ainda esclareceu que parte do estacionamento da entrada principal está passando por obras, mas isso não afeta o atendimento aos doadores. A duração da obra está prevista para 40 dias e as captações de sangue seguem normalmente.

Os pedestres podem acessar a unidade pela entrada principal, que não está comprometida, ou pela entrada do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac).

Leia Também:  Prefeitura abre inscrições para escolinha de esportes gratuita em Cuiabá

Serviço

A sede do MT Hemocentro está localizada na rua 13 de Junho, 1.055, em Cuiabá.

Para realizar o agendamento da doação de sangue, basta acessar este link: https://mthemocentro.saude.mt.gov.br/agendamento.publico.php. O voluntário também pode agendar a doação pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h (sem pausa para almoço), e fornece o atestado de doação. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Doação de múltiplos órgãos em Cuiabá dá esperança a pacientes em lista de transplante

Published

on

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, na manhã desta terça-feira (15.4), um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Por meio da ação, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante.

A equipe captadora veio do Espírito Santo, com auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia teve início às 6h35 e acabou às 8h30.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Essa foi a terceira captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 pelo Estado. Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que estão enlutadas e ao esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes. Parabenizo as equipes pelas três captações já realizadas neste ano e pelo trabalho ágil, que salva vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre 143 mandados contra grupo envolvido com tráfico de drogas e venda ilegal de armas

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a Central Estadual investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais notificadores.

“A Coordenadoria Estadual de Transplantes desenvolve ações de sensibilização aos profissionais de saúde e à sociedade em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.

Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou o grande trabalho de conscientização dos profissionais e das famílias dos possíveis doadores, além da reativação do transplante de rim em Mato Grosso.

“Para além da conscientização de profissionais da saúde e familiares sobre a doação de órgãos, o Estado de Mato Grosso dedicou muitos esforços para a reativação do transplante renal no Estado. Graças ao empenho das equipes, já contamos novamente com esse serviço”, concluiu Fabiana.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA