Brasil
Lula e Tarcísio lideram “ranking de presidenciabilidade” inédito do Ipespe

Tarcísio é o segundo nome com mais respostas de que seria um bom presidente se fosse eleito em 2026, com 35%. O saldo do governador é 12 pontos negativos, dado que 47% dos entrevistados responderam que ele não seria um bom presidente. A taxa dos que não o conhecem o suficiente é significativa, com 16%, e outros 2% não responderam.
Os percentuais obtidos por Lula são muito próximos dos índices de aprovação do governo medidos pelo Ipespe. No atual levantamento, 54% dos brasileiros desaprovam a gestão do petista, ante 41% que aprovam. O instituto mostra que Lula obtém saldo positivo nesse quesito apenas entre os mais jovens (16 a 24 anos) e os eleitores do Nordeste, e situação de empate técnico entre as mulheres e os que têm renda até 2 salários mínimos. Em todos os demais segmentos, a desaprovação supera a aprovação.
Por sua vez, Tarcísio é o que obtém mais respostas afirmativas de que seria um bom presidente entre os que desaprovam o governo Lula, com 60%. É o único nome a superar a metade desse segmento acima da margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais.
A pesquisa Pulso Brasil, feita pelo Ipespe, ouviu 2.500 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 20 e 25 de março, em entrevistas por telefone ou online. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%.
Entenda o ranking de presidenciabilidade
O cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, batizou esse modelo de “ranking de presidenciabilidade” e fez uma lista com um total de dez nomes que foram testados nessa primeira rodada.
A ideia é criar uma série histórica ao longo deste ano, de modo a aferir os avanços ou retrocessos de cada um dos potenciais candidatos ao Palácio do Planalto em 2026. Dessa forma, é possível medir a preferência e o potencial eleitoral dos principais agentes políticos nacionais sem a necessidade de se testar diversos cenários hipotéticos da disputa.
“Quando não se dispõe ainda de uma lista de candidatos efetivos, a chamada intenção de voto, baseada em cenários concebidos arbitrariamente, pouco ou nada contribui para se projetar a força real dos presidenciáveis”, explica Lavareda.
“Perguntar individualmente sobre sua capacidade de desempenhar um bom mandato – e acompanhar a evolução dessa percepção – ajuda muito mais a projetar a força futura de uma eventual candidatura.”
A sequência do ranking traz no top 5, por ordem de maior percentual de respostas afirmativas: o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 33%; o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), com 30%; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 28%, em situação de empate técnico com o parlamentar.
Os demais cinco nomes são o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); os governadores do Paraná, Ratinho Jr (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União); o empresário Pablo Marçal (PRTB) e o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).

Brasil
“Sem Desistir”, afirma Bolsonaro em legenda de vídeo publicado nas redes sociais após cirurgia

O ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL) publicou na manhã desta terça-feira (15), em suas redes sociais, vídeo caminhando por hospital após cirurgia de mais de 12 horas, com legenda “Sem desistir! Vamos adiante, Brasil”. Na gravação Bolsonaro aparece realizando a chamada deambulação assistida.
Bolsonaro precisou ser submetido a uma cirurgia “extensa” e de “grande porte” para remover aderências e reconstruir a parede abdominal. Segundo o boletim médico divulgado no domingo (13), o procedimento realizado em Brasília durou cerca de 12 horas, “transcorreu sem intercorrências e não exigiu transfusão de sangue”.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
“O procedimento foi necessário para tratar uma obstrução provocada por dobras no intestino delgado”, escreveu o ex-presidente em sua conta da rede X, nesta segunda-feira (14).
Esta foi a sexta cirurgia ao qual o Bolsonaro foi submetido, desde a facada em 2018. Ele está internado no Hospital DF Star.
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia7 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Cuiabá7 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Esportes4 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios