AMPLIAÇÃO MESA DIRETORA
Vereador Dídimo Vovô propõe mudanças no rito das sessões da Câmara

O vereador Dídimo Vovô (PSB) apresentou, nesta quinta-feira (06), uma sugestão de mudanças na forma de apresentação e condução dos ritos das sessões ordinárias do Legislativo cuiabano.
Entre as propostas, Dídimo sugeriu que a Mesa Diretora amplie o número de inscritos para o uso da tribuna, que atualmente é limitado a 10 vereadores. Segundo ele, esse número deveria ser, no mínimo, 12, levando em consideração o aumento no total de cadeiras na Câmara, que neste ano passou a contar com 27 parlamentares.
O vereador também destacou a necessidade de rever o tempo de fala de cada legislador. Atualmente, cada parlamentar dispõe de seis minutos, com a possibilidade de solicitar um minuto extra para concluir seu raciocínio. Para Dídimo, esse tempo poderia ser ampliado para oito ou até dez minutos.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
“Às vezes, seis minutos são insuficientes para concluirmos um raciocínio. Mesmo quando a presidência nos concede um minuto adicional, ainda falta tempo para enfatizar nossas ideias e nos fazermos entender plenamente, especialmente para aqueles que nos acompanham pelas redes sociais e pela TV Câmara no YouTube”, ressaltou.
Durante sua fala, Dídimo fez um aparte a pedido do vereador Dilemário Alencar (União Brasil), que parabenizou a iniciativa e lembrou de tempos em que havia mais espaço para debates na tribuna. Alencar destacou que, no passado, os vereadores tinham mais tempo para expressar opiniões e discutir os projetos apresentados nas pautas.

Política MT
Wilson Santos questiona irregularidades e requer audiência pública para debater situação no Detran-MT

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) quer debater em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), as atribuições dos cargos efetivos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), conforme previsto na Lei Complementar nº 505/2013. O requerimento n.° 102/2025 foi apresentado pelo parlamentar e o encontro já está agendado para o dia 20 de março, 9h, no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”.
Segundo o parlamentar, há indícios de que servidores da autarquia estejam exercendo funções sem amparo legal e recebendo remuneração indevida, com a anuência da diretoria do órgão.
“Há muitas dúvidas sobre servidores que estão exercendo funções, para as quais não possuem respaldo legal. Se isso for comprovado, há clara improbidade administrativa e o Ministério Público deverá exigir o ressarcimento dos valores pagos de forma irregular”, afirmou o parlamentar.
Wilson destacou que a audiência servirá para esclarecer o cumprimento da legislação, debater possíveis ajustes na descrição dos cargos e verificar a necessidade de mudanças nas normativas que regem a estrutura do Detran de Mato Grosso. Além disso, a reunião deverá contar com a presença da diretoria da autarquia e de representantes sindicais para avaliar a existência e a extensão das possíveis irregularidades.
Fonte: ALMT – MT
-
Polícia3 dias ago
Policiais penais localizam pacote com 12 celulares e carregadores arremessado para dentro de penitenciária
-
Política MT3 dias ago
Prefeito reforça compromisso com famílias de Cuiabá ameaçadas de despejo
-
Polícia3 dias ago
Advogado é flagrado pela Polícia Penal tentando entregar materiais ilícitos a preso em penitenciária
-
Política MT5 dias ago
Comissão constata gastos de mais de R$ 472 milhões sem autorização da Câmara de Cuiabá
-
Política MT5 dias ago
Comissão Especial de Acompanhamento do BRT convoca representante do consórcio
-
Mato Grosso3 dias ago
Escola de Governo de MT oferta 300 vagas para o curso Saúde Mental na Administração Pública
-
Política MT4 dias ago
Gestão Fazendária e TCE fazem reunião de alinhamento para aprimorar prestação de contas
-
Cuiabá2 dias ago
Bairro Parque do Lago recebe a 3ª edição de 2025 do evento “Cultura Pela Paz”