Política MT

Thiago Silva defende ganho real nos salários dos servidores públicos de MT

Publicado em

O deputado Thiago Silva (MDB) defendeu a Revisão Geral Anual (RGA), nesta quarta-feira (8), sobre os salários dos servidores públicos estaduais. Ele também destacou a importância de assegurar o ganho real, já que por dois anos – em governo anterior – não foram concedidos reajustes salariais aos trabalhadores.

Conforme apresentado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, o governo de Mato Grosso prevê o pagamento de 4,1% calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é referência para a inflação. No entanto, o parlamentar espera que este percentual seja maior para atender às demandas dos servidores, que aguardam a correção para recompor suas perdas salariais.

“A Revisão Geral Anual (RGA) é um direito constitucional que precisa ser garantido aos servidores públicos do Estado. Eles têm que recuperar as perdas salariais acumuladas, em relação aos anos anteriores, que não houveram reajuste em seus salários. O melhor a ser feito seria que o percentual ultrapasse a inflação. O valor previsto de 4,1% precisa ser melhorado na recomposição salarial”, pontuou Thiago Silva.

Leia Também:  UTI pediátrica do HMC é reaberta pelo Gabinete de Intervenção

Ainda é aguardado o fechamento do IPCA, previsto para esta sexta-feira (10). Após a divulgação, o Poder Executivo Estadual enviará o Projeto de Lei da RGA, que será debatido novamente na próxima sessão plenária, marcada para terça-feira (21). A expectativa é de que o reajuste seja incluído na folha salarial deste mês de janeiro.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso

Published

on

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB), convocou uma reunião extraordinária com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na próxima terça-feira (21), às 8h, para expor à população em que fase se encontra a retomada dos transplantes renais no estado.

“As pessoas continuam nos procurando para saber quando os transplantes renais vão ser retomados. Conseguimos algumas informações de que a triagem está sendo feita, mas precisamos de algo mais concreto, um prazo, uma luz para que iniciemos o quanto antes os procedimentos. Cada dia que passa sem, é uma chance perdida de transformarmos uma vida”, destacou o deputado.

Dr. João ainda pontuou que o início dos transplantes com doadores vivos é um primeiro passo muito importante, mas não é a linha de chegada. “Temos que começar por aí, com doadores vivos, para que possamos depois avançar para os doadores cadáveres e, até quem sabe, outros órgãos”.

Leia Também:  Polícia recupera parte de valor extorquido de secretário de prefeitura

Para que a doação cadavérica ocorra, Dr. João pontua que será necessária uma parceria muito grande entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e também a imprensa do estado. “Temos que mostrar o poder de uma doação. Sabemos que não é fácil para a família que acaba de perder um ente querido ter que tomar a decisão, mas temos de mostrar o potencial que aquela pessoa que já se foi (com morte encefálica) tem de poder transformar a vida de alguém que precisa”.

Primeiro médico a realizar transplante de rim em Mato Grosso, na década de 1990, o deputado foi o principal articulador do retorno dos transplantes no estado.

“Hoje são mais de 1.900 pacientes na fila de espera por cirurgia. Então, chegou a hora do Estado voltar a atender os cidadãos. Isso porque, atualmente os pacientes precisam sair de Mato Grosso para fazer cirurgia em outros estados”, disse o presidente da Comissão de Saúde.

Dos 1.900 pacientes que fazem hemodiálise, ao menos 50% devem ter a indicação para o transplante renal. Contudo, o percentual só pode ser confirmado após a avaliação da equipe médica.

Leia Também:  Prefeito enviará à Câmara de Cuiabá projeto para que 600 comerciantes prejudicados pelo incêndio do Shopping Popular

Os transplantes serão realizados pelo Hospital São Mateus, localizado em Cuiabá. A unidade foi credenciada por meio do Chamamento Público nº 002/2024.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA