Política MT
Projeto prevê “Maio Vermelho” para prevenir doenças cardiovasculares em Mato Grosso

Mato Grosso registrou mais de 1,5 mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) somente em 2024, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em 2023, o número chegou a 2,3 mil, sendo a maioria das vítimas são homens.
Diante desses dados alarmantes, o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou, no último dia (18), durante sessão planária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 206/2025, que institui o mês “Maio Vermelho” de conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares no Estado.
“Esses dados são alarmantes e reforçam a necessidade de políticas de conscientização e prevenção. Com informação e acesso a exames, podemos evitar muitas dessas ocorrências”, defendeu o deputado.
A proposta tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), e prevê ações educativas ao longo do mês de maio, como palestras, campanhas informativas, distribuição de materiais educativos e iluminação de prédios públicos na cor vermelha. Além disso, instituições de saúde serão incentivadas a oferecer exames preventivos e consultas gratuitas à população.
“As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Mato Grosso, e o número de casos só aumenta. Com esse projeto, queremos reforçar a importância da prevenção, incentivando hábitos saudáveis e garantindo que mais pessoas tenham acesso a informações e exames preventivos”, destacou Paulo Araújo.
Tramitação – A matéria segue agora para análise das comissões temáticas da Assembleia Legislativa antes de ser votada em plenário.
Fonte: ALMT – MT

Política MT
Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) se reuniu, nesta terça-feira (25), com representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para tratar da regularização fundiária de 453 imóveis na Agrovila das Palmeiras e de mais de mil hectares na comunidade do Córrego do Ouro, localizadas em Santo Antônio de Leverger, onde vivem cerca de 100 famílias. Participaram do encontro o vereador Neco da Bandeirante (PSB), a assessora executiva Iza Karol Gomes, o diretor de regularização fundiária urbana Erivelto Vieira Nunes e o diretor de regularização fundiária rural Danilo Fernandes Lima, ambos da instituição.
Durante a reunião, Erivelto informou que o processo da Agrovila das Palmeiras está parado há cerca de dois anos no cartório do município devido à falta de profissionais, o que impede a emissão dos títulos de propriedades. Também informou que o processo foi protocolado na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Mato Grosso para agilizar as referidas aberturas de matrículas. Diante da informação, o parlamentar se comprometeu a intermediar a situação junto ao 1° Ofício de Santo Antônio de Leverger, sendo que ele chegou a realizar seis audiências públicas para tratar dessa situação junto aos moradores da região.
Já em relação à comunidade do Córrego do Ouro, a área total é de 1.300 hectares, dos quais 1.100 hectares já foram negociados com o Estado por meio de um precatório. O restante da área ainda precisa ser resolvido. O presidente e o vice-presidente da Associação do Córrego do Ouro, Sebastião de Souza e José Aparecido dos Santos, demonstraram confiança na atuação do deputado que vai tratar da demanda diretamente, na 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, e eles esperam que a situação seja resolvida com brevidade.
“As lideranças do Córrego do Ouro estiveram no Intermat lutando pela documentação, titulação e escrituração de seus lotes. Recebemos a boa notícia de que o Estado já negociou 1.100 hectares com o proprietário. Provavelmente, na próxima semana, estaremos com o juiz responsável para deliberar sobre essa documentação. A notícia é positiva, mas ainda restam mais de 200 hectares pendentes. Vamos atuar junto à Casa Civil e ao Governo do Estado para definir como essa situação será resolvida e, assim, encerrar essa demanda”, afirmou Wilson Santos.
Também estiveram na reunião, o ex-presidente do Córrego do Ouro, Osmar Pereira, e de Edmir Tiburtino – conhecido por Tiumi – da comunidade de Santo Antônio da Fartura.
Fonte: ALMT – MT
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT5 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra