Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ELEIÇÕES 2026

Partido NOVO reúne cúpula estadual em Cáceres e apresenta pré-candidaturas ao Governo e Legislativo

Publicado em

Com foco em ética, transparência e gestão técnica, encontro liderado pela pré-candidata Ana Rosa Job consolidou os pilares da legenda para a região oeste de Mato Grosso

​CÁCERES (MT) – O município de Cáceres, polo da região oeste de Mato Grosso, sediou no último sábado (20) um encontro político do Partido NOVO que marcou a consolidação das diretrizes ideológicas e a apresentação das pré-candidaturas da legenda para as eleições deste ano. O evento reuniu toda a diretoria executiva estadual da sigla, lideranças regionais e representantes da sociedade civil organizada.

​A vinda da cúpula do NOVO a Cáceres reforça a estratégia de expansão da legenda no interior do estado, sustentada por uma plataforma que defende a aplicação rigorosa da ética pública, eficiência administrativa e o combate aos privilégios políticos. Estiveram presentes o presidente estadual do partido, Rafael Iacovach; o vice-presidente, Marcelo Portocarrero; o secretário de finanças, Carlos Ferraz; a secretária de assuntos institucionais e legais e presidente do Mulheres pelo NOVO, Norly Ferraz; e a presidente do NOVO Jovem, Maria Eduarda Rocha.

​O encontro foi organizado pela pré-candidata a deputada estadual Ana Rosa Job, que atua como principal articulação do partido na região. Em seu pronunciamento, ela enfatizou a importância da unidade programática e de valores compartilhados dentro da sigla. “A viabilidade de uma política limpa, transparente e verdadeiramente voltada ao respeito ao cidadão depende de uma instituição sólida, onde todos os membros defendam e pratiquem, sem exceção, os mesmos princípios éticos”, declarou Ana Rosa.

Leia Também:  Câmara setorial discute turismo indígena em Mato Grosso

​Além de filiados e apoiadores, o evento atraiu o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, vereador Flávio Negação, além de líderes de outras agremiações partidárias e representantes de diversas instituições locais, demonstrando a abertura da legenda ao diálogo regional.
​Plataforma Eleitoral Durante o ato, o NOVO apresentou o empresário Marcelo Maluf como pré-candidato ao Governo do Estado. Maluf, que cumpre agenda de visitas pelos municípios da região oeste para colher demandas do setor produtivo e da população, defendeu a urgência de um modelo de gestão puramente técnico e livre das amarras do fisiologismo político tradicional.

​Para o parlamento, foram confirmados os seguintes nomes que compartilham da agenda de desburocratização, enxugamento da máquina pública e defesa do livre mercado:

​Assembleia Legislativa (Pré-candidatos a deputado estadual): Ana Rosa Job (Cáceres), Flaviane Bolsonaro (Sapezal), Regina Ferraz (Cuiabá) e Pastor Samuel (Curvelândia).

​Câmara Federal (Pré-candidatos a deputado federal): Dra. Débora Pacheco (Cáceres) e Professor Haroldo (Cuiabá).
​O evento em Cáceres consolida o posicionamento do NOVO como uma alternativa de direita estruturada em Mato Grosso, apostando no alinhamento integral de seus membros em torno do império da lei, da liberdade econômica e da justiça social por meio do desenvolvimento local.

Leia Também:  Senador Carlos Viana vai presidir a CPMI do INSS e parlamentares de oposição comemoram

Advertisement

Política MT

Wilson Santos e Alckmin trocam impressões sobre ferrovia e agroindústria durante inauguração de terminal ferroviário

Published

on

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, neste sábado (20), da inauguração do primeiro terminal da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, em Dom Aquino, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Em meio ao ato oficial, eles tiveram a oportunidade de trocar informações sobre o potencial logístico de Mato Grosso, a expansão do modal ferroviário no país e os impactos positivos da agroindustrialização, com destaque para a cadeia do milho e a produção de etanol.

A entrega do terminal marca o início da operação do primeiro trecho da ferrovia estadual, com 162 quilômetros de extensão e capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas por ano. O empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção mato-grossense e para a consolidação de um novo corredor logístico no estado, com reflexos diretos na competitividade do agronegócio, na atração de investimentos e no fortalecimento da industrialização regional.

Wilson Santos e Geraldo Alckmin conversaram sobre a importância da ferrovia para Mato Grosso e sobre as perspectivas de expansão da malha ferroviária brasileira, pauta tratada pelo vice-presidente como uma das prioridades do governo federal para ampliar a eficiência da matriz de transporte nacional.

Ao comentar a obra, o vice-presidente da República destacou que a ferrovia mato-grossense integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento do transporte sobre trilhos no país. “É uma alegria estar com o Wilson, amigo muito querido. E realmente, boa notícia. São 162 quilômetros de ferrovia. Aqui é a ferrovia de Mato Grosso e ela deve continuar chegando até Lucas do Rio Verde. A meta do governo federal hoje, o transporte ferroviário representa 20% na matriz de transporte. A meta, conforme Alckmin, é chegar a 35%.

Leia Também:  Sine de Cuiabá disponibiliza 222 vagas de emprego nesta sexta-feira

O vice-presidente também relatou informações sobre os investimentos realizados na ferrovia estadual e as medidas em estudo para ampliar o financiamento do setor ferroviário. Conforme ele, dos R$ 5 bilhões de investimento privado aplicados na obra, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já participou com R$ 2 bilhões, enquanto a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) aportou R$ 500 milhões.

Alckmin ainda anunciou que o governo federal trabalha na criação de uma nova linha de crédito voltada exclusivamente para ferrovias, com prazo de até 40 anos, além de buscar a inclusão de trilhos e outros itens do setor no Fundo Clima, o que poderá reduzir o custo do capital e incentivar a expansão da infraestrutura ferroviária no Brasil.

Produção – Outro ponto abordado na conversa com Wilson Santos foi o avanço do etanol de milho, segmento que vem ganhando força em Mato Grosso e foi citado por Alckmin como uma frente importante para agregar valor à produção agrícola do estado. O vice-presidente destacou que o governo federal elevou o percentual de etanol anidro na gasolina de 27,5% para 30% e, agora, para 32%, medida que, segundo ele, beneficia o consumidor, reduz a emissão de poluentes e fortalece a agroindústria nacional.

Leia Também:  Projeto de monitoramento de nascentes no Rio Cuiabá recebe parecer favorável

“Uma parte do milho vai hoje para produzir etanol. Então, você produz o etanol para o combustível e o DDG (grãos secos de destilaria) para ração animal, para porco, galinha e boi. O etanol está mais barato, é uma energia limpa, renovável, verde, e isso fortalece a agroindústria, o emprego, a renda e o produtor”, pontuou o vice-presidente.

Para Wilson Santos, as sinalizações apresentadas por Alckmin mostram a vocação econômica de Mato Grosso e a necessidade do estado avançar não apenas no escoamento da produção, mas também no processamento da matéria-prima e na agregação de valor dentro do próprio território. Ele que defende a expansão ferroviária e as melhorias da infraestrutura logística mato-grossense, avalia que a inauguração do terminal de Dom Aquino simboliza um passo importante para a integração entre produção, transporte e industrialização.

Fonte: ALMT – MT

Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA