SEGUNDO TURNO
Lúdio mostra como vai reabrir e construir novas policlínicas para transformar Saúde em Cuiabá

No programa eleitoral deste sábado (12), o candidato a prefeito Lúdio Cabral mostrou como vai revolucionar a saúde de Cuiabá a reabertura e criação de novas policlínicas, onde, além de pronto atendimento, serão oferecidos serviços especializados, exames laboratoriais e pequenas cirurgias. Além da mudança no sistema de agendamento, para que o paciente saia do posto de saúde com exames, consultas especializadas e o retorno marcados.
Médico com 28 anos de atuação dedicada à Saúde Pública, Lúdio tem apoio do Ministério da Saúde para reabrir também as policlínicas do Planalto, do Coxipó e da Morada da Serra, ampliar a policlínica do Pedra 90 e construir duas policlínicas novas, na região do Osmar Cabral e na região Oeste.
“Vou honrar essa oportunidade para mostrar que a Saúde em Cuiabá pode funcionar. Se o principal problema de Cuiabá é a saúde, precisamos eleger um prefeito médico pela primeira vez na história”, disse Lúdio, que visitou a unidade do Planalto, onde atendeu como médico entre os anos 2000 e 2001.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Fechada há quase dois anos, a estrutura da policlínica está abandonada, agravando o acesso à saúde pela população, conforme relatou a moradora da região Patrícia Silva. “Isso faz muita falta para a gente, eu não sei o que que aconteceu que eles fecharam a policlínica dessa maneira. E não só eu, como tem muita gente que está sofrendo por falta dos médicos ali.”
Com Lúdio na prefeitura, as policlínicas contarão com ginecologista, pediatra, cirurgião geral, ortopedista, cardiologista, pneumologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. Lúdio vai fortalecer também o papel das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos postos de saúde.
“A pessoa tem que sair do posto de saúde com o exame marcado, com a consulta com especialista marcada e com retorno marcado, para fechar o diagnóstico de forma correta”, pontuou Lúdio. “Por isso que Cuiabá precisa de um prefeito médico, que entenda da saúde da população”, completou o eleitor Antônio Léo.
Governar para todos
No programa eleitoral, Lúdio também reforçou seu compromisso em governar com todos e para todos. O bispo Júlio Cesar Tavares e o pastor Valdemil Silva destacaram a capacidade de Lúdio para resolver os problemas de uma maneira sensata, equilibrada e com parcerias com o governo federal e o governo do estado.
“Lúdio tem atraído cada vez mais os cristãos. Nós devemos ser perfume e não repelente, e Lúdio é esse perfume”, afirmou Tavares. Fala reforçada por Valdemil. “Em todo lugar que ele passou, ele deixou uma marca. E essa marca foi de cuidar das pessoas, de amar as pessoas,” disse o pastor.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.

Política MT
Livro sobre a história da Câmara Municipal de Cáceres é lançado na ALMT

A Assembleia Legislativa (ALMT) recebeu o lançamento do livro “A Câmara Municipal de Vila Maria do Paraguai (Cáceres) na Fronteira Oeste do Brasil” na tarde desta terça-feira (21). No Salão Negro da Casa de Leis, a historiadora Maria de Lourdes Fanaia apresentou a obra, desenvolvida a partir de pesquisa de mestrado, que completou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O deputado Beto Dois a Um (PSB) apoiou o projeto.
“Antes de eu vir trazer a proposta do mestrado, onde fui orientada pela professora Maria Adenir Peraro eu fui incentivada lá em Cáceres, por um cacerense, professor, escritor, extremamente pesquisador, já falecido, o professor Natalino Ferreira Mendes. Ele me incentivou porque ele já abordava nos livros dele algumas questões nas atas [da Câmara Municipal de Cáceres]. Eu fui visitar o Arquivo Público de lá e pude perceber a quantia de informações e como que essas informações podiam ser condensadas numa proposta de pesquisa”, explicou a pesquisadora sobre a motivação para o livro.
Ela conta que foram cerca de 500 atas analisadas na investigação. “E como você não dá conta de pesquisar tudo, eu fechei nos primórdios, no surgimento da Câmara e os primeiros 30 anos dela. Como é que ela vai funcionar? E é isso que eu trago tintim por tintim nessas páginas. Eu trago também como funcionava essa localidade quando não tinha Câmara. Como que era o funcionamento? Porque esses moradores estavam organizados nesse espaço urbano”, afirmou Maria de Lourdes Fanaia.
A relação do legislativo municipal com a ALMT também é retratada na obra. O vereador de Cáceres Franco Valério (PSB) comentou o fato. “A Assembleia Legislativa, no período imperial, foi muito importante, pois cuidava dos interesses da população. Em Cáceres, não tínhamos prefeito nem intendente. Portanto, o período de 1859 a 1889 foi fundamental para o crescimento da cidade, que passou de freguesia à vila e, posteriormente, à cidade. Registros que mostram que os recursos saíam daqui, assim como acontece hoje com o governo do estado e a Assembleia”, disse.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Estou muito feliz em participar do lançamento desse livro, que coincide com os 190 anos da Assembleia. Recomendo a leitura a todos os deputados, jornalistas e para a comunidade cuiabana, como uma forma de celebrar a rica história da Assembleia Legislativa em nosso estado”, completou o parlamentar. Franco Valério está entre os apoiadores da publicação, assim como o deputado estadual Beto Dois a Um.
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora. Veja neste link o perfil da pesquisadora no Instagram. Segundo o verador Franco Valério, o Centro Espírita Luz da Caridade de Cáceres receberá recursos da venda.
Fonte: ALMT – MT
-
Cuiabá6 dias ago
Abilio Brunini afirma que Cuiabá vive estado de alerta financeiro e denuncia “pedalada fiscal” da gestão anterior
-
Mato Grosso6 dias ago
“Ex-marido planejou crime e levou corda para amarrar filhos antes de matar Gabriela”, diz delegado
-
Mato Grosso4 dias ago
Justiça nega liberdade e mantém prisão de mulher suspeita de matar o marido com sete facadas em Várzea Grande
-
Mato Grosso5 dias ago
Delegado contesta versão em audiência e afirma que suspeito invadiu casa armado para cometer feminicídio e tentou amarrar filhos da vítima
-
Mato Grosso5 dias ago
Delegado aponta que ferimentos na vítima indicam tentativa de defesa; suspeita se apresentou à polícia e teve prisão decretada
-
Cuiabá6 dias ago
Janaina Riva desafia boatos e reafirma candidatura ao Senado pelo MDB: “Não vou recuar”
-
Mato Grosso5 dias ago
TRE-MT anula decisão e determina reabertura de ação que pede cassação do prefeito de Jauru por compra de votos
-
Cuiabá5 dias ago
Mãe aciona polícia e professor é preso em flagrante por importunar aluna de 15 anos no bairro cpa 2