Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Estreia nesta terça-feira (11) o programa “Viva-voz”, na Rádio Assembleia

Publicado em

A partir desta terça-feira (11), movimentos sociais terão um novo espaço para expor demandas, compartilhar vivências e sugerir soluções para diferentes questões enfrentadas pela sociedade. Às 12h, a Rádio Assembleia (89,5 FM) estreia o programa “Viva-voz”, em que representantes da militância de diversas áreas falarão sobre os desafios encontrados no cotidiano.

Com duração de cerca de trinta minutos, a nova atração trará novos episódios semanalmente, sempre às terças-feiras. A apresentação e produção é de duas servidoras da Rádio Assembleia, a jornalista Priscila Mendes e a radialista Thayana Bruno. No primeiro programa, elas recebem Patrícia Acs e Lélica Lacerda, trabalhadoras da educação, para falarem sobre o 8 de Março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

“Neste episódio, elas trazem principalmente a perspectiva das mulheres trabalhadoras”, adianta Priscila Mendes. “Também é falado o histórico de luta das mulheres, como os movimentos enxergam a data de 8 de março e as pautas prioritárias para este ano”, completa Thayana Bruno. No mês de março, o programa dá destaque às lutas das mulheres. No dia 18, o “Viva-voz” será sobre mulheres negras e no dia 25 será a vez de mulheres trans e travestis falarem.

Leia Também:  Ministros lançam programas para desenvolvimento rural em Mato Grosso

Convidada do segundo programa, a presidente do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune), Antonieta Costa, comemorou a abertura do debate sobre as questões das mulheres dada pela nova atração da Rádio Assembleia. “Eu acho que o mais importante de um programa de mulheres é colocar em evidência as nossas faltas. A falta de espaço que pontua especificamente mulheres. Esses espaços, quando são criados, elas vêm com uma força da representatividade. Representatividade é voz. Representatividade é inclusão. Representatividade é mudança de atitude. E é isso que um espaço como este traz para todas nós mulheres”, assevera.

Priscila Mendes conta que, futuramente, o programa tratará de temas como saúde mental e violência contra a mulher para repercutir, por exemplo, as campanhas “Setembro Amarelo” e “Agosto Lilás”. “Existem militanças voltadas para atenção da saúde mental. Vamos pensar nisso e mostrar como a sociedade se organiza para que os governos cumpram os seus papéis de garantir os direitos civis”, afirma. “Estamos buscando o cumprimento dos objetivos da comunicação pública por meio da publicização dessas lutas, dessas necessidades, através da rádio. A gente vai tentar com isso viabilizar realmente o ápice do nosso potencial democrático que é o debate e participação nas tomadas de decisão”, defende Thayana Bruno.

Leia Também:  “Várzea Grande vive expansão histórica da saúde primária”, afirma Kalil Baracat

O programa “Viva-voz” contará ainda com uma parte musical, com a veiculação de duas músicas por programa, sempre relacionadas ao assunto que está sendo abordado. “As canções sempre vão dialogar com o tema, como se fosse para ilustrar. A gente está convidando as pessoas entrevistadas a darem as dicas de música”, explica Priscila Mendes.

Como acompanhar – O “Viva-voz” irá ao ar sempre às terças-feiras, às 12h, com reprise às sextas-feiras, às 21h e aos domingos, às 19h, na Rádio Assembleia. Para ouvir, sintonize 89,5FM ou ouça pelo site da Rádio Assembleia. Na página, ficam disponíveis os programas da emissora. A atração também será disponibilizada em vídeo no canal da Rádio Assembleia no Youtube.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos atua para destravar regularização fundiária em Santo Antônio de Leverger

Published

on

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) se reuniu, nesta terça-feira (25), com representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para tratar da regularização fundiária de 453 imóveis na Agrovila das Palmeiras e de mais de mil hectares na comunidade do Córrego do Ouro, localizadas em Santo Antônio de Leverger, onde vivem cerca de 100 famílias. Participaram do encontro o vereador Neco da Bandeirante (PSB), a assessora executiva Iza Karol Gomes, o diretor de regularização fundiária urbana Erivelto Vieira Nunes e o diretor de regularização fundiária rural Danilo Fernandes Lima, ambos da instituição.

Durante a reunião, Erivelto informou que o processo da Agrovila das Palmeiras está parado há cerca de dois anos no cartório do município devido à falta de profissionais, o que impede a emissão dos títulos de propriedades. Também informou que o processo foi protocolado na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Mato Grosso para agilizar as referidas aberturas de matrículas. Diante da informação, o parlamentar se comprometeu a intermediar a situação junto ao 1° Ofício de Santo Antônio de Leverger, sendo que ele chegou a realizar seis audiências públicas para tratar dessa situação junto aos moradores da região.

Leia Também:  Chico 2000 convida integrante do MT Mamma para Tribuna em ação Outubro Rosa

Já em relação à comunidade do Córrego do Ouro, a área total é de 1.300 hectares, dos quais 1.100 hectares já foram negociados com o Estado por meio de um precatório. O restante da área ainda precisa ser resolvido. O presidente e o vice-presidente da Associação do Córrego do Ouro, Sebastião de Souza e José Aparecido dos Santos, demonstraram confiança na atuação do deputado que vai tratar da demanda diretamente, na 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, e eles esperam que a situação seja resolvida com brevidade.

“As lideranças do Córrego do Ouro estiveram no Intermat lutando pela documentação, titulação e escrituração de seus lotes. Recebemos a boa notícia de que o Estado já negociou 1.100 hectares com o proprietário. Provavelmente, na próxima semana, estaremos com o juiz responsável para deliberar sobre essa documentação. A notícia é positiva, mas ainda restam mais de 200 hectares pendentes. Vamos atuar junto à Casa Civil e ao Governo do Estado para definir como essa situação será resolvida e, assim, encerrar essa demanda”, afirmou Wilson Santos.

Leia Também:  Frente Parlamentar do Comércio realiza primeira reunião

Também estiveram na reunião, o ex-presidente do Córrego do Ouro, Osmar Pereira, e de Edmir Tiburtino – conhecido por Tiumi – da comunidade de Santo Antônio da Fartura.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA