VIGIA MAIS MT
Eleições 2024 terão 7 mil câmeras na segurança e combate a crimes eleitorais

Mais de 7 mil câmeras de monitoramento serão utilizadas na operação de segurança das Eleições Municipais de 2024.
Isso será possível graças a uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança de Segurança Pública (Sesp-MT), que prevê o acesso do Tribunal ao videomonitoramento do programa Vigia Mais MT.
Do total de câmeras que serão acessadas, a Sesp-MT informou que em municípios onde houve a adesão e instalação, há 121 escolas, que são locais de votação, com aproximadamente 1.800 câmeras funcionando.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Cerca de 2 mil profissionais de segurança e 200 diretores de escola têm acesso às imagens em tempo real, o que permite uma ação rápida e efetiva.
Toda a ação é feita por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que conta com a coordenação do TRE-MT e a participação dos órgãos de segurança estaduais e federais, entre outras instituições que contribuem para o cumprimento do planejamento de segurança das eleições.
O coordenador do GGI, juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, enfatizou a preocupação do órgão com a segurança do pleito. “Essa gestão, presidida pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, criou o sistema Camino, centraliza as informações do estado, visando uma melhor gestão, principalmente com relação ao GGI, que reúne as forças de segurança. E este ano tivemos um ganho, que é o sistema Vigia Mais, que integramos dentro do sistema Camino. Então, essas câmeras são direcionadas para todo o estado de Mato Grosso e, com a integração, vai facilitar o gerenciamento, principalmente no que diz respeito à segurança das eleições de 2024”.
As câmeras garantem uma ação rápida e efetiva, como explica o secretário de Estado e Segurança Pública, coronel PM César Roveri. “Já contamos com mais de 10.700 câmeras distribuídas e cerca de 7 mil instaladas na capital do estado, em parceria com os comerciantes, com a Câmara de Dirigentes Lojistas e outros segmentos sociais privados e, no interior do estado, temos a parceria com os municípios, possibilitando as instalações nas escolas, que são locais de votação. E o TRE-MT terá acesso a esse sistema, que vai nos ajudar na elucidação de qualquer tipo de ilícito, principalmente o cometimento de algum crime eleitoral, garantindo a segurança do cidadão, a segurança do pleito eleitoral, garantindo que toda a sociedade possa exercer o seu direito de voto, o seu direito de cidadania”.

Política MT
Livro sobre a história da Câmara Municipal de Cáceres é lançado na ALMT

A Assembleia Legislativa (ALMT) recebeu o lançamento do livro “A Câmara Municipal de Vila Maria do Paraguai (Cáceres) na Fronteira Oeste do Brasil” na tarde desta terça-feira (21). No Salão Negro da Casa de Leis, a historiadora Maria de Lourdes Fanaia apresentou a obra, desenvolvida a partir de pesquisa de mestrado, que completou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O deputado Beto Dois a Um (PSB) apoiou o projeto.
“Antes de eu vir trazer a proposta do mestrado, onde fui orientada pela professora Maria Adenir Peraro eu fui incentivada lá em Cáceres, por um cacerense, professor, escritor, extremamente pesquisador, já falecido, o professor Natalino Ferreira Mendes. Ele me incentivou porque ele já abordava nos livros dele algumas questões nas atas [da Câmara Municipal de Cáceres]. Eu fui visitar o Arquivo Público de lá e pude perceber a quantia de informações e como que essas informações podiam ser condensadas numa proposta de pesquisa”, explicou a pesquisadora sobre a motivação para o livro.
Ela conta que foram cerca de 500 atas analisadas na investigação. “E como você não dá conta de pesquisar tudo, eu fechei nos primórdios, no surgimento da Câmara e os primeiros 30 anos dela. Como é que ela vai funcionar? E é isso que eu trago tintim por tintim nessas páginas. Eu trago também como funcionava essa localidade quando não tinha Câmara. Como que era o funcionamento? Porque esses moradores estavam organizados nesse espaço urbano”, afirmou Maria de Lourdes Fanaia.
A relação do legislativo municipal com a ALMT também é retratada na obra. O vereador de Cáceres Franco Valério (PSB) comentou o fato. “A Assembleia Legislativa, no período imperial, foi muito importante, pois cuidava dos interesses da população. Em Cáceres, não tínhamos prefeito nem intendente. Portanto, o período de 1859 a 1889 foi fundamental para o crescimento da cidade, que passou de freguesia à vila e, posteriormente, à cidade. Registros que mostram que os recursos saíam daqui, assim como acontece hoje com o governo do estado e a Assembleia”, disse.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
“Estou muito feliz em participar do lançamento desse livro, que coincide com os 190 anos da Assembleia. Recomendo a leitura a todos os deputados, jornalistas e para a comunidade cuiabana, como uma forma de celebrar a rica história da Assembleia Legislativa em nosso estado”, completou o parlamentar. Franco Valério está entre os apoiadores da publicação, assim como o deputado estadual Beto Dois a Um.
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora. Veja neste link o perfil da pesquisadora no Instagram. Segundo o verador Franco Valério, o Centro Espírita Luz da Caridade de Cáceres receberá recursos da venda.
Fonte: ALMT – MT
-
Cuiabá6 dias ago
Abilio Brunini afirma que Cuiabá vive estado de alerta financeiro e denuncia “pedalada fiscal” da gestão anterior
-
Mato Grosso6 dias ago
“Ex-marido planejou crime e levou corda para amarrar filhos antes de matar Gabriela”, diz delegado
-
Mato Grosso4 dias ago
Justiça nega liberdade e mantém prisão de mulher suspeita de matar o marido com sete facadas em Várzea Grande
-
Mato Grosso5 dias ago
Delegado aponta que ferimentos na vítima indicam tentativa de defesa; suspeita se apresentou à polícia e teve prisão decretada
-
Mato Grosso5 dias ago
Delegado contesta versão em audiência e afirma que suspeito invadiu casa armado para cometer feminicídio e tentou amarrar filhos da vítima
-
Cuiabá6 dias ago
Janaina Riva desafia boatos e reafirma candidatura ao Senado pelo MDB: “Não vou recuar”
-
Cuiabá5 dias ago
Mãe aciona polícia e professor é preso em flagrante por importunar aluna de 15 anos no bairro cpa 2
-
Mato Grosso5 dias ago
TRE-MT anula decisão e determina reabertura de ação que pede cassação do prefeito de Jauru por compra de votos