PIONEIRA
Deputada de Mato Grosso é a 1ª mulher a coordenar câmara especializada no CONFEA

Brasília foi palco para o 14º Encontro de Líderes promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). O evento ocorreu na última semana de janeiro com objetivo de incentivar reflexões sobre o papel da engenharia, agronomia e geologia no desenvolvimento do país. O Encontro reuniu engenheiros de todo o país, onde foram abordados diversos temas relacionados ao desenvolvimento do país.
Durante o evento foram escolhidos os coordenadores nacionais das câmaras especializadas. A suplente de deputado estadual Sheila Klener foi eleita para coordenar a Câmara de Geologia e Engenharia de Minas. Além de geóloga, Sheila é conselheira do CREA/MT e servidora pública lotada na Secretaria Estadual de Meio Ambiente sendo a primeira mulher a coordenar a Câmara desde a sua criação.
A deputada suplente definiu a escolha do seu nome como um momento simbólico e emblemático principalmente para todas as mulheres geólogas, engenheiras geólogas e engenheiras de minas. “Coordenar os trabalhos nacionais numa Câmara mista, que sempre é permeada por conflitos profissionais, requer muita habilidade, mas creio que com segurança e profissionalismo, todos esses obstáculos serão superados”, pontuou a geóloga.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
A coordenadora explicou ainda que o principal trabalho da câmara é reunir todas as demandas levantadas pelos CREA’s estaduais, discuti-las, formatar propostas e enviá-las para o referendo junto ao plenário de conselheiros do CONFEA. Essa é mais uma das atribuições do conselho em defesa da atuação profissional.
Sobre o Encontro de Líderes
Anualmente, líderes representantes dos fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea se reúnem em Brasília para a realização de suas primeiras reuniões do ano. É durante este encontro que o Colégio de Entidades Nacionais, o Colégio de Presidentes e as Coordenadorias de Câmaras Especializadas definem calendários, planos de trabalho e os coordenadores do ano.

Política MT
Porto Estrela dá passo histórico na regularização fundiária com apoio de Botelho

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS
O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) anunciou, neste sábado (15), na Câmara de Vereadores de Porto Estrela (198 km de Cuiabá), um avanço histórico na regularização fundiária do município. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Prefeitura e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai viabilizar a escrituração de imóveis na região.
A medida garante que os moradores recebam títulos definitivos sem custo, com recursos assegurados pela ALMT e Governo do Estado. “Porto Estrela merece essa atenção do Poder Público. É uma reivindicação antiga de políticos e moradores que vamos resolver ainda este ano”, afirmou Botelho.
O programa permite acesso a crédito, serviços públicos e valorização dos imóveis. O prefeito de Porto Estrela, Márcio Pescador, destacou os benefícios aos produtores rurais, que enfrentam dificuldades para legalizar as propriedades.
“Essa é uma grande oportunidade para garantir segurança jurídica. Com essa união de esforços, promovemos um futuro melhor para os produtores e para o município”, afirmou o prefeito.
O presidente do Intermat, Francisco Serafim, reforçou a importância do programa e elogiou o empenho de Botelho na ALMT. “Sem documentos, o produtor não consegue crédito nem investir na terra. O deputado Botelho tem sido fundamental para destravar esse processo”, destacou.
A ALMT deve investir cerca de R$ 15 milhões neste ano para dar continuidade ao programa. Antes de deixar a presidência da Assembleia, o deputado Max Russi garantiu a Botelho a manutenção da parceria, que pretende entregar 40 mil escrituras até o final de 2025.
A notícia foi aplaudida pela população, que lotou o plenário da Câmara Municipal. Os representantes de sindicatos rurais e comunidades dos distritos de Porto Estrela, incluindo os quilombolas, demonstraram confiança nas ações de legalização dos imóveis realizadas no Estado.
Etapas – O presidente do Intermat explica que o processo envolve etapas como: levantamento dos bairros e distritos a serem beneficiados por parte da prefeitura, medição dos terrenos, análise de documentos, e finalmente, a emissão das escrituras definitivas.
Parceiros – A regularização fundiária no estado conta com apoio de diversas instituições, entre elas, ALMT, Governo, por meio do Intermat, Consórcio Vale do Rio Cuiabá, a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), Defensoria Pública e a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT).
Fonte: ALMT – MT
-
Polícia5 dias ago
Policiais penais localizam pacote com 12 celulares e carregadores arremessado para dentro de penitenciária
-
Cuiabá4 dias ago
Bairro Parque do Lago recebe a 3ª edição de 2025 do evento “Cultura Pela Paz”
-
Polícia5 dias ago
Advogado é flagrado pela Polícia Penal tentando entregar materiais ilícitos a preso em penitenciária
-
Política MT5 dias ago
Prefeito reforça compromisso com famílias de Cuiabá ameaçadas de despejo
-
Mato Grosso5 dias ago
Escola de Governo de MT oferta 300 vagas para o curso Saúde Mental na Administração Pública
-
TRE - MT5 dias ago
Programa SoleTRE inicia aulas da 7ª edição com 68 participantes
-
Sorriso - MT5 dias ago
Sorriso sediará evento pioneiro com foco em fazendas inteligentes
-
Mato Grosso4 dias ago
Preguiça-real resgatada no interior de MT é transferida para zoológico em SP