21 DIAS DE ATIVIMOS
“Cuiabá intensifica a luta contra a violência de gênero”, reforça Márcia Pinheiro
A Prefeitura de Cuiabá, neste mês de novembro, guiada pela campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, intensifica os esforços de conscientização sobre as diversas formas de agressão – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – que ainda assolam meninas e mulheres em todo o mundo.
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, destaca que a capital tem fortalecido, ao longo dos anos, a luta contra a violência de gênero. Neste mês, em especial, uma série de atividades será desenvolvida.
A Mostra Fotográfica de Vítimas de Feminicídio está aberta ao público nos salões da sede das Procuradorias de Justiça de Cuiabá, reafirmando seu papel como uma ferramenta poderosa de sensibilização. Realizada em parceria com a Virada Feminina Nacional, a exposição – que já percorreu diversos espaços públicos e privados – impactou mais de 70 mil pessoas na capital e se consolidou como um grito de alerta à sociedade, uma estratégia de alcance profundo e transformador.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Ainda nesta semana, no dia 28, a partir das 8h30, será realizada uma palestra na Unidade Básica de Saúde abordando a temática: “O enfrentamento à violência contra as mulheres negras”. Já no dia 1º de dezembro, a partir das 7h, ocorrerá a 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, com saída da Praça Santos Dumont. O evento é promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil Cuiabá. No dia 10, acontecerá o encerramento da Mostra Fotográfica na sede das Procuradorias de Justiça.
“Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Em 2024, somente em Cuiabá, vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia: Horaíde Bueno Stringhini, 84 anos; Juliana Alves Pereira dos Santos, 27 anos; Enil Marques Barbosa, 59 anos; Josiane Ferreira da Silva, 26 anos; e Gisa, uma mulher trans de 55 anos. Esses nomes representam uma realidade cruel. Em Mato Grosso, já registramos 40 feminicídios neste ano, um dado alarmante que reforça a urgência de nossa luta”, destacou a primeira-dama.
Márcia ressaltou ainda que, ao longo dos anos, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolveu diversas iniciativas voltadas à garantia dos direitos humanos das mulheres. “Esses projetos têm sido fundamentais para a efetivação de políticas públicas e o fortalecimento da equidade de gênero em Cuiabá”, afirmou.
A primeira-dama também enfatizou que a Prefeitura de Cuiabá continua avançando com importantes estruturas de suporte, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que contará com recepção, salas de atendimento, berçário e equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogas e advogadas.
Ela também mencionou outro marco significativo: a construção da nova Casa da Mulher Brasileira, que será 13 vezes maior que o projeto inicial. Com um investimento de R$ 10 milhões, viabilizado em parceria com o Ministério da Mulher, o espaço oferecerá serviços essenciais como triagem, atendimento multidisciplinar, brinquedoteca e áreas de convivência, criando um ambiente acolhedor e completo para mulheres em situação de violência.
“Ainda em 2024, o programa Qualifica Mulher, uma de nossas estratégias mais efetivas para o empoderamento e fortalecimento do empreendedorismo feminino, contará com 1.200 vagas. Serão 1.200 mulheres qualificadas para que, com o nosso suporte, possam romper o ciclo de violência que, muitas vezes, lhes é imposto”, destacou a primeira-dama.
Márcia anunciou ainda que, na primeira quinzena de dezembro, a Mostra Fotográfica será levada à Rodoviária de Cuiabá. Com o alto fluxo de visitantes esperado no local, estima-se que cerca de 100 mil pessoas sejam sensibilizadas pela exposição.
“Por aquelas que ainda sofrem em silêncio, com sonhos desfeitos e direitos desrespeitados, seguimos lutando. Juntas, somos mais fortes”, finalizou.
21 Dias de Ativismo: A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, conduzida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. Em escala mundial, a campanha ocorre de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo é propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. (Com informações da Câmara dos Deputados).
Política MT
Governo Federal elogia iniciativas de combate à fome lideradas pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro
Representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome visitaram, nesta quinta-feira (5), iniciativas executadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, sob os cuidados da primeira-dama Márcia Pinheiro.
Os projetos foram apresentados pela secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa, que destacou as ações voltadas ao combate à fome e à promoção de alimentação saudável no município. Os dois espaços vistados: a Padaria Comunitária e o Restaurante Popular receberam elogios pela qualidade do serviços prestados à população.
A visita faz parte da programação da estratégia “Alimenta Cidades”, que beneficia capitais e municípios com mais de 300 mil habitantes. Cuiabá foi selecionada entre as 60 cidades que receberão apoio técnico para fortalecer ações de segurança alimentar.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
“A Prefeitura de Cuiabá segue sendo referência nacional em iniciativas que aliam inovação e impacto social, mostrando que a união entre o poder público e a iniciativa privada pode transformar vidas e inspirar políticas públicas em todo o Brasil”, disse a primeira-dama, Márcia Pinheiro.
Entre os locais visitados estava a Padaria Comunitária, que atende diversos equipamentos socioassistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centro Referência Especializado em Assistência Social- Creas, Centros de Convivência de Idosos- CCI’s e o programa Siminina. Atualmente, a padaria produz cerca de 600 pães por dia, com capacidade para chegar a 2.000 unidades. Recentemente reformada, a unidade recebeu novos equipamentos que aprimoram a qualidade e aumentam a eficiência da produção.
Além disso, os visitantes conheceram a Padaria Artesanal, que está em fase final de conclusão da obra que será entregue ainda nesse mês de dezembro. O espaço terá capacidade para capacitar até 25 pessoas por dia em cursos voltados ao empreendedorismo e à qualificação profissional, com foco em panificação. A iniciativa foi idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro e visa não apenas qualificar os participantes, mas também fomentar a autoestima e a autonomia.
“A formação que será oferecida na padaria artesanal reflete a visão da gestão de promover a inclusão social e romper ciclos de vulnerabilidade, como violência e depressão, por meio da capacitação e do estímulo ao empreendedorismo”, explicou Clausi Barbosa.
A visita surpreendeu positivamente os representantes do Ministério. Francine Teixeira Xavier, diretora do Instituto Comida do Amanhã, afirmou: “Já vimos outras padarias, mas nunca uma com a estrutura e organização da Padaria Comunitária de Cuiabá. É um exemplo que deve ser replicado”.
Outro ponto visitado foi o Restaurante Popular, que passou por ampla revitalização. O local serve, em média, 900 refeições diárias balanceadas e elaboradas por nutricionistas, com foco em atender pessoas de baixa renda. Durante a visita, a equipe conheceu a cozinha e os processos de preparo dos alimentos. O cardápio do dia incluiu arroz, feijão, carne assada, purê de abóbora, salada, suco e gelatina como sobremesa.
Clausi Barbosa explicou que, embora a supervisão seja da Prefeitura, o restaurante é gerido por uma empresa privada, a Norte Sul Alimentos, contratada por meio de licitação. A parceria público-privada foi elogiada pela coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do Ministério, Giselle Bortolini. “Cuiabá está de parabéns por firmar parcerias que fazem a diferença. Essa é uma estratégia que queremos compartilhar com outras cidades selecionadas, mostrando que é possível obter resultados significativos com planejamento e cooperação”, afirmou.
“Queremos promover o intercâmbio de experiências e inspirar outras cidades com exemplos como o de Cuiabá. A urbanização apresenta desafios à segurança alimentar, mas, com iniciativas bem estruturadas, podemos reduzir desigualdades e ampliar o acesso a alimentos saudáveis”, concluiu Giselle Bortolini.
-
Polícia7 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Polícia1 dia ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia4 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico4 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Cidades4 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Polícia4 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas
-
Polícia2 dias ago
“Homem é detido por perturbação de sossego no restaurante de Jaciara”
-
Polícia4 dias ago
Gefron apreendeu 18,4 toneladas de entorpecentes; prejuízo ao crime organizado foi de R$ 428 milhões