Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência recebe a representantes da Casa da Criança Cuiabana

Publicado em

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência (CDHCPD) da Câmara Municipal de Cuiabá recebeu, na manhã desta terça-feira (11), representantes da Casa da Criança Cuiabana – Casa Lar. O encontro reuniu presidentes e coordenadoras das oito unidades para apresentar os principais desafios enfrentados no acolhimento de crianças e adolescentes.
A presidente da Comissão, Maysa Leão (REP), sugeriu a realização de visitas às unidades para que seja averiguada a real situação e as principais demandas. Além disso, enfatizou a importância do encontro com a instituição.
“Nos reunimos e colhemos as demandas para que esse serviço em Cuiabá seja humanizado, funcione de forma adequada e em verdadeira parceria com o Município. Teremos todo um cuidado para que, a partir de 2025, esse serviço possa melhorar e, para ter uma noção melhor, visitaremos as casas para fazer um levantamento das necessidades”, afirmou a vereadora.
A coordenadora Amabile Coimbra, responsável pela Casa 07, que acolhe exclusivamente meninos de 12 a 18 anos, destacou a superlotação como sua principal dificuldade e a carência de apoio.
“Essa faixa etária é a mais difícil de todas. Alguns até já passaram pela vara infracional. É desafiador, estou com 18 em uma casa que deveria ter somente 10 acolhidos. É difícil suprir o necessário para eles, já que cada um tem sua peculiaridade. Não conseguimos oferecer um acompanhamento individualizado como gostaríamos”, disse a coordenadora.
O vereador Jeferson Siqueira (PSD) enfatizou a necessidade de valorizar e investir nas Casas Lares.
“A dignidade dessas crianças e adolescentes deve ser uma prioridade. Eles não têm para onde ir e não dá para saber qual é o passado deles. O mais importante é ter esse acolhimento. A remuneração dos profissionais é baixa. Fazem o trabalho porque amam. O Executivo precisa dar uma maior atenção nessa reestruturação que precisa ser feita”, afirmou.
Participou também da reunião a secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Coronel Vânia, que se comprometeu a buscar soluções para as dificuldades apresentadas pela instituição.
“Tudo que chegar a mim e à Secretaria, estaremos tentando viabilizar. As mediações até hoje têm sido de forma burocrática e, após essa reunião, pude ver mais de perto as necessidades. Temos que ampliar esse projeto que é ser Casa Lar, para trazer melhores feitos e apoio a essa equipe”, comentou a secretária.
A juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo, também destacou a importância do apoio da Câmara Municipal para a melhoria dos serviços prestados pela instituição.
“Espero que a Comissão e a Casa de Leis nos ajudem nas demandas que trouxemos, referentes a saúde, educação e funcionamento da Casa Lar. Que nos ajudem naquilo que puderem e nós recebemos essa certeza dos vereadores, que seremos ajudados naquilo que for preciso”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Stopa acusa Eduardo Botelho de usar a Assembleia Legislativa e até de comprar votos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos promove o 1° Mutirão de Cidadania Social neste sábado (29)

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado estadual Wilson Santos (PSD), realiza, neste sábado (29), o 1º Mutirão de Cidadania Social de 2025 com uma série de serviços gratuitos para a população de Cuiabá. A ação acontecerá das 7h às 15h, no Centro Comunitário “Andelson Gil do Amaral”, no Jardim Ubirajara.

Durante o evento, o público terá disponível assessoria jurídica, assistência psicológica e orientações sobre saúde mental, balcão de emprego, direcionamentos referentes ao setor imobiliário e de educação superior, doação de mudas, serviços de beleza e saúde, entre outros atendimentos. Na oportunidade, também será promovida a 1ª Oficina de Mosaico, em que os participantes vão aprender a criar peças decorativas com pequenos itens, como cerâmica, vidro, azulejo ou pedra. Eles serão instruídos sobre técnicas de corte, colagem e acabamento em superfícies variadas, como quadros, mesas, vasos ou paredes.

Para o parlamentar, a iniciativa reafirma o seu compromisso com um mandato participativo e voltado para atender as necessidades da população mais vulnerável. “É uma satisfação promover o 1º Mutirão de Cidadania Social, no Jardim Ubirajara, uma comunidade onde estamos presentes há muitos anos e já realizamos diversas ações. Nosso propósito é ouvir as demandas da população e oferecer os serviços que tragam mais dignidade, oportunidades e qualidade de vida. Convido a todos para participarem”, destacou.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá entrega nova praça na região do bairro Jamil Nadaf na quarta-feira (15)

O público também poderá levar o seu animal de estimação, cachorro ou gato, para realizar vacinação contra raiva. Também, serão servidos lanches e refrigerantes aos presentes, pipoca e algodão doce e pula-pula para a diversão das crianças. A expectativa do evento é atender centenas de pessoas, oferecendo suporte e fortalecendo as comunidades locais.

Serviço:

O Centro Comunitário “Andelson Gil do Amaral” fica na Rua Albano Martins, n.° 20, bairro Jardim Ubirajara.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA