Política MT
ALMT analisa criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, em fevereiro, o Projeto de Lei nº 192/2025, de autoria do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que propõe a criação da Política Estadual de Incentivo às Feiras da Agricultura Familiar e Agroecológicas. A iniciativa visa fortalecer a produção local e sustentável, promovendo o acesso a alimentos saudáveis e incentivando o cooperativismo entre pequenos agricultores.
O projeto destaca a importância das feiras como espaços estratégicos para garantir a soberania e a segurança alimentar da população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar representa cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, demonstrando sua relevância na economia e na nutrição dos brasileiros. Para Barranco, a nova lei pode impulsionar ainda mais esse setor. “Os pequenos produtores são os verdadeiros heróis da nossa alimentação. Eles colocam comida saudável na nossa mesa, mas muitas vezes enfrentam dificuldades para vender seus produtos. Essa lei vai mudar esse cenário, garantindo que eles tenham o reconhecimento e o apoio que merecem”, afirmou o deputado.
Outro aspecto importante do projeto é o incentivo ao consumo de produtos agroecológicos, livres de agrotóxicos e outros contaminantes, promovendo a saúde e o bem-estar da população. A lei também pretende facilitar o acesso a créditos para pequenos produtores, desburocratizar processos administrativos e ampliar a divulgação das feiras.
A estruturação dessas feiras será organizada para favorecer tanto produtores quanto consumidores, criando circuitos de produção, distribuição e comercialização eficientes. Além disso, a fiscalização rigorosa garantirá que as normas de saúde e segurança sejam cumpridas, proporcionando um ambiente confiável para todos os envolvidos. “Não estamos falando apenas de feiras. Estamos falando de dignidade para quem produz e qualidade de vida para quem consome. Quando fortalecemos a agricultura familiar, fortalecemos nosso povo, nossa economia e nossa saúde”, destacou Barranco.
A proposta também autoriza o governo do estado a firmar convênios com municípios e parcerias com a iniciativa privada para ampliar o suporte aos eventos. Com a criação de campanhas de divulgação e a definição de locais e horários fixos, o projeto busca consolidar as feiras agroecológicas como parte fundamental da economia e da alimentação saudável em Mato Grosso.
Fonte: ALMT – MT

Política MT
Wilson Santos promove o 1° Mutirão de Cidadania Social neste sábado (29)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado estadual Wilson Santos (PSD), realiza, neste sábado (29), o 1º Mutirão de Cidadania Social de 2025 com uma série de serviços gratuitos para a população de Cuiabá. A ação acontecerá das 7h às 15h, no Centro Comunitário “Andelson Gil do Amaral”, no Jardim Ubirajara.
Durante o evento, o público terá disponível assessoria jurídica, assistência psicológica e orientações sobre saúde mental, balcão de emprego, direcionamentos referentes ao setor imobiliário e de educação superior, doação de mudas, serviços de beleza e saúde, entre outros atendimentos. Na oportunidade, também será promovida a 1ª Oficina de Mosaico, em que os participantes vão aprender a criar peças decorativas com pequenos itens, como cerâmica, vidro, azulejo ou pedra. Eles serão instruídos sobre técnicas de corte, colagem e acabamento em superfícies variadas, como quadros, mesas, vasos ou paredes.
Para o parlamentar, a iniciativa reafirma o seu compromisso com um mandato participativo e voltado para atender as necessidades da população mais vulnerável. “É uma satisfação promover o 1º Mutirão de Cidadania Social, no Jardim Ubirajara, uma comunidade onde estamos presentes há muitos anos e já realizamos diversas ações. Nosso propósito é ouvir as demandas da população e oferecer os serviços que tragam mais dignidade, oportunidades e qualidade de vida. Convido a todos para participarem”, destacou.
O público também poderá levar o seu animal de estimação, cachorro ou gato, para realizar vacinação contra raiva. Também, serão servidos lanches e refrigerantes aos presentes, pipoca e algodão doce e pula-pula para a diversão das crianças. A expectativa do evento é atender centenas de pessoas, oferecendo suporte e fortalecendo as comunidades locais.
Serviço:
O Centro Comunitário “Andelson Gil do Amaral” fica na Rua Albano Martins, n.° 20, bairro Jardim Ubirajara.
Fonte: ALMT – MT
-
Sorriso - MT4 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Política MT6 dias ago
Prefeitura e Câmara criam pontos de doação para família de Emelly
-
Várzea Grande7 dias ago
Pronto-Socorro de Várzea Grande precisa de recursos financeiros para troca do telhado
-
Cuiabá3 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Cuiabá3 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso4 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Política MT5 dias ago
Maria Avalone destaca ações em comunidades e reforça compromisso com esporte, combate à violência e qualificação profissional
-
Diamantino MT6 dias ago
Diamantino sedia festival Futevôlei Pé na Areia