Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Regiões centrais de Cuiabá e Várzea Grande estão reforçadas com mais de 300 policiais militares

Publicado em

Mais de 300 policiais militares seguem reforçando as áreas das regiões centrais de Cuiabá e Várzea Grande, na Operação Centro Seguro, deflagrada pela Polícia Militar de Mato Grosso. A operação faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e realiza a intensificação do policiamento com ações até o dia 5 de julho.

O reforço do efetivo acontece com os batalhões de área do 1º e 2º Comandos Regionais (com sedes em Cuiabá e Várzea Grande) e também pelas unidades especializadas da PMMT, como a Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).

O efetivo militar também recebe reforço de policiais que atuam nas áreas administrativas por meio da Jornada Extraordinária, que remunera os militares que atuam em serviço durante seus horários de folga. A operação também conta com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e com a vigilância de 800 câmeras do Programa Vigia Mais MT.

Leia Também:  Força Tática prende oito pessoas por tráfico de drogas e apreende 10 quilos de entorpecentes

A operação Centro Seguro tem como objetivo fortalecer o policiamento em áreas comerciais do centro da Região Metropolitana. Durante o período, estão sendo realizadas diversas ações preventivas, como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, para garantir a ordem pública e combater crimes de roubo, furto e outras práticas criminosas em flagrante.

O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, destaca que a área central de Cuiabá tem apresentado reduções de furtos e roubos e enfatiza a importância da integração entre unidades militares para o andamento da operação.

“A Operação Centro Seguro vem para fortalecer ainda mais a presença da Polícia Militar e a sensação de segurança para os cidadãos, na região central de Cuiabá e Várzea Grande. Temos comprovadamente dados que apontam a redução de crimes e vamos continuar fazendo a manutenção da segurança com todas as nossas equipes. O objetivo é manter o trabalho integrado junto com nossos batalhões especializados, coibindo a prática de crimes com tolerância zero a todos os delitos”, ressalta o coronel.


Redução de crimes

Entre janeiro e maio de 2025, as forças de segurança registraram queda de 26% em crimes de roubos e de 9% em furtos, em comparação com o ano interior, na região central de Cuiabá.

Leia Também:  Cenas fortes: jovem é assassinado enquanto jogava sinuca em bar

Em 2025, foram registrados 349 furtos e 39 roubos, enquanto que, no ano de 2024, foram contabilizados 382 furtos e 53 roubos. Os dados foram disponibilizados, na quarta-feira (2.7), pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública (SROP).

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Polícia

Investigação da Polícia Civil identifica e prende suspeito de praticar vários furtos no interior de MT

Published

on

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (7.7), um homem de 29 anos, suspeito de cometer uma série de furtos no município de Comodoro. O suspeito já estava sob investigação policial pela prática de uma série de crimes patrimoniais nas cidades de Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Sapezal.

De acordo com a investigação, o suspeito chegou a alterar sua aparência, na tentativa de dificultar seu reconhecimento pelas autoridades. Segundo o delegado Mateus Almeida Oliveira Reiners, responsável pela condução da investigação, o suspeito havia descolorido os cabelos usando produtos químicos e ainda portava esses materiais no momento da prisão.

A investigação apontou que a ação criminosa em Comodoro ocorreu na madrugada do dia 6 de julho. Diversos estabelecimentos e residências foram invadidos, com registro de furtos de dinheiro, roupas e outros objetos. Os casos ocorreram durante a noite, momento de maior vulnerabilidade das vítimas.

Um dos locais alvo das investidas criminosas do suspeito foi uma churrascaria localizada no centro da cidade. Foram subtraídos do estabelecimento cerca de R$ 400,00 em espécie, após o arrombamento da porta principal. Imagens de câmeras de segurança ajudaram na identificação do suspeito.

Leia Também:  Ação reforça o compromisso da PRF com a sociedade

Além disso, o suspeito também teria invadido a residência de um morador local, subtraindo vestimentas e causando prejuízos. Durante as diligências, a equipe policial localizou uma bicicleta furtada e sacos com moedas escondidos em terrenos baldios, além de roupas sujas de sangue e outros pertences. Os vídeos das câmeras ajudaram a investigação na identificação do criminoso e de seu modus operandi.

O suspeito foi preso em flagrante e deve responder por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo cometimento durante o repouso noturno, além de outros crimes correlatos.

A prisão também contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal local, e reforça a atuação integrada das forças policiais no combate aos crimes patrimoniais na região.

Diante da gravidade dos fatos e do histórico criminal do suspeito, foi representada a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, medida justificada pela reiteração delitiva, risco à ordem pública e descumprimento de medidas judiciais.

O caso segue sob investigação com o objetivo de identificar novas vítimas do suspeito.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Leia Também:  Operação Motivo Torpe prende um dos financiadores de homicídio em Nova Bandeirantes 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA