Polícia
Polícia Civil realiza operação contra venda de diplomas falsos em Rondonópolis

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), deflagrou, nesta terça-feira (8.3), a Operação Diploma Corrompido. A ação busca reforçar as investigações de venda de falsos diplomas de ensino médio, cursos técnicos e até curso superior.
São cumpridos mandados de busca e apreensão contra um homem, que prestava serviços de técnico de informática para algumas escolas particulares em Rondonópolis.
Utilizando o acesso aos sistemas de alunos, bem como às escolas, o suspeito passou a vender certificados falsificados para alunos que constavam como matriculados nas escolas em que ele prestava a manutenção técnica.
Para realizar a venda desses certificados, o suspeito contava com o auxílio de uma mulher, que intermediava as vendas, bem como cooptava alunos oferecendo os certificados falsos.
Durante o cumprimento das ordens de busca, foram localizados diversos certificados na casa do alvo principal, todos com indícios de falsidades.
A ação busca combater os crimes de estelionato e falsificação de documentos públicos, bem como garantir a idoneidade de certificados e diplomas emitidos pelas instituições de educação.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Polícia
Ação integrada da Polícia Civil interdita clínica veterinária em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil interditou em ação integrada, nesta quinta-feira (24.4), uma clínica veterinária no município de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá), por irregularidades no funcionamento do estabelecimento.
Participaram também da ação integrada o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso e a Vigilância Sanitária Municipal de Pontes e Lacerda.
A ação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) integra a Operação Sansão, que busca combater o crime de maus-tratos de animais domésticos.
Durante fiscalização no estabelecimento, as equipes identificaram diversas irregularidades, como insalubridade, comércio de medicamentos vencidos e atendimentos médicos veterinários sem licenciamento. Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária também reprovaram todos os itens de adequações do local.
Já a Vigilância Sanitária Municipal constatou proliferação de mosquitos, com muitos locais servindo como criadouros, fato que corroborou com o aumento significativo de moradores do entorno infectados com a doença chikungunya.
A Polícia Civil instaurou procedimento investigativo para apurar o possível cometimento de crime ambiental no local.
Operação Sansão
Desenvolvida desde 2022 pela Dema, a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos de animais domésticos apuradas pela especializada.
Nome da operação
O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no Estado de Minas Gerais.
Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doado pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Política MT4 dias ago
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Polícia4 dias ago
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Saúde5 dias ago
Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá
-
Política MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Famosos4 dias ago
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
Esportes6 dias ago
Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá
-
Saúde4 dias ago
Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025
-
Agronegócio5 dias ago
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre