Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Polícia Civil prende gateiro durante Operação Energia Limpa em Várzea Grande

Publicado em

Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira (29.10) em Várzea Grande por furto qualificado de energia elétrica durante os trabalhos da Operação Energia Limpa, realizada em conjunto entre a Polícia Civil, Politec e concessionária de energia. Conhecido popularmente como “gateiro’, o suspeito oferecia serviços de ligação clandestina e poderá responder até 8 anos de prisão.

O homem, que já vinha sendo monitorado pelas equipes de fiscalização, foi flagrado quando fazia uma ligação direta na rede elétrica do estabelecimento. A empresa reciclagem tem histórico anteriores de furto de energia e já havia sido autuada anteriormente pelo mesmo tipo de irregularidade.

Durante a abordagem, foram apreendidos diversos equipamentos utilizados nas fraudes, entre eles uma vara de manobra, um bastão pega-tudo, um cinto de segurança, um par de luvas de borracha de cobertura, um capacete de segurança e três portas fusíveis, instrumentos de uso técnico e que comprovam o crime.


Diferente de outras operações, em que normalmente são detidos os proprietários de imóveis ou comércios beneficiados pelas ligações irregulares, desta vez a prisão recaiu sobre o responsável direto das adulterações.

Leia Também:  Polícia prende pai por estupro de vulnerável da filha de cinco anos

Segundo o delegado da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), Sérgio Luís, assim que a unidade foi acionada a equipe da Polícia Civil foi até o local, que já tinha histórico de subtração de energia elétrica.

“A empresa já tinha sido alvo de desligamentos anteriores, em razão de gatos, porém sempre religava a energia novamente de forma clandestina. Desta vez, no momento em que os policiais civis chegaram ao local se depararam com o gateiro, que havia acabado de fazer o serviço, sendo possível realizar a sua prisão em flagrante”, destacou

“A prisão do executor direto dessas fraudes é um passo importante no combate ao furto de energia. Normalmente, conseguimos chegar aos beneficiários, mas identificar e deter quem realiza tecnicamente as ligações clandestinas é mais desafiador. Esse tipo de ação atinge o núcleo do esquema e contribui de forma decisiva para reduzir as ocorrências, proteger a população e garantir a segurança da rede elétrica”, disse Luciano Lima, gerente de perdas da Energisa MT.

Leia Também:  Polícia esclarece homicídio de filha de deputado e prende ex-marido; irmão do suspeito também é preso

O furto de energia provoca graves prejuízos à rede elétrica, pode causar curtos-circuitos, incêndios e até mortes, além de onerar os consumidores que pagam suas contas corretamente.

A Operação Energia Limpa é uma ação conjunta que visa identificar e coibir o furto de energia elétrica em Mato Grosso. Desde o início das fiscalizações, dezenas de estabelecimentos e residências foram autuados. Ao todo, são mais de 170 ações e 101 presos em todo o estado no ano.

Denuncie

A concessionária de energia possui um centro de monitoramento de fraudes e furtos e quem quiser denunciar situações suspeitas pode entrar em contato pelos canais de atendimento, ou ligar diretamente para as forças de segurança pelo 197 e 181.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Polícia

Força Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Published

on

Policiais militares da Força Tática do 26º Batalhão de Nova Mutum prenderam, nesta terça-feira (11.11), um homem suspeito por tentativa de feminicídio contra sua esposa, no Assentamento Pontal do Marapé. O caso teria ocorrido no domingo (9), quando o suspeito agrediu a vítima com golpes de uma peça de ferro na região do rosto.

De acordo com informações recebidas pela equipe policial, o suspeito estaria escondido em um sítio pertencente a familiares, na zona rural do município. Diante das informações, os militares se deslocaram até o sítio em busca do suspeito.

Durante uma busca inicial na residência, os policiais visualizaram sobre uma cama, uma espingarda. Também foram localizados quatro munições de calibre .32, sendo uma deflagrada, além de dois estojos de calibre .38 e uma munição intacta de calibre .38.

Durante as buscas, o irmão do suspeito compareceu ao local e ao ser questionado sobre a arma localizada, assumiu a propriedade da espingarda, e das munições encontradas. O mesmo informou que não possuía a documentação legal de posse do material, sendo preso por porte ilegal de arma de fogo.

Leia Também:  Polícia Civil prende mulheres envolvidas em esquema de estelionato e fraudes eletrônicas

Sobre o paradeiro do irmão, o homem não soube informar. No entanto, após contato com o advogado e familiares do então autor da tentativa de feminicídio, o mesmo foi localizado e preso.

Diante dos fatos, os dois homens foram detidos e conduzidos à delegacia municipal de Nova Mutum. Ambos foram entregues sem lesões corporais para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA