Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra esquema de abastecimento clandestino de combustível em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (2.7), a Operação “Rastro Tóxico”, com o objetivo de desarticular um esquema clandestino de abastecimento de combustíveis na cidade de Pontes e Lacerda, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão junto a um posto de combustível na região.
Conforme a investigação policial, havia diversas denúncias que apontavam a ação ilegal de um proprietário de um posto de combustível na cidade. Segundo apurado, o empresário vinha atuando descumprindo as normas legais no processo de armazenagem, transporte e comercialização de produto ou substância perigosa, estabelecidas no art. 60, da Lei nº 9.605/98 (de Crimes Ambientais).
Em posse das informações e demais diligências apuradas sobre o fato, foi realizada a ação policial, ocorrendo o flagrante delito. Ao chegar ao local, a equipe visualizou o investigado deslocando-se para os fundos do estabelecimento, aparentemente para conferir os drenos de resíduos do barracão anexo ao local, sendo acompanhado pelos policiais. Ao retornar, o investigado disse aos funcionários “limpa aquela areia lá”, levantando suspeita de que estivesse orientando seus colaboradores a eliminar vestígios do crime ambiental.
Diante disso, parte dos policiais deslocou-se até a rua de trás do posto, por onde se dá acesso ao barracão. Nesse momento, foram flagrados o gerente do posto e um outro funcionário carregando uma bomba grande e diversos canos na caçamba de uma caminhonete Toyota Hilux, de propriedade do empresário. Na ocasião, foi feita a abordagem dos indivíduos, no momento em que saíam do barracão, interrompendo, assim, a tentativa de ocultação de provas.
Foram apreendidos um motor/bomba, utilizado para transferir combustível do posto ao barracão; conexões e tubulações diversas, empregadas no sistema de abastecimento clandestino; um container plástico cheio de óleo diesel; diversos documentos do escritório administrativo, com indícios de controle paralelo de movimentação de combustíveis; além do aparelho celular do investigado.
No local também foi observada a existência de um poço artesiano, instalado entre o posto e o barracão, com ligações diretas a ambos, sem registro de licenciamento ambiental conhecido; um sistema de escoamento e drenagem de líquidos, que direcionava o combustível derramado no abastecimento clandestino para uma caixa de gordura localizada na lateral do barracão, dentro de um campo de futebol, situado nos fundos do posto; além de um acesso livre aos tanques subterrâneos do posto, com presença de bombas de captação e mangueiras direcionadas, exclusivamente, ao barracão, permitindo que o combustível fosse comercializado sem registro nas bombas formais da praça do posto.
Diante dos fatos, os três homens foram detidos e conduzidos até a delegacia para os devidos trâmites legais cabíveis, devendo responder por crimes ambientais. O estabelecimento foi embargado e todo o material apreendido foi encaminhado para análise e os laudos periciais a serem produzidos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A operação contou com apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental e da Politec.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Polícia
Investigação da Polícia Civil identifica e prende suspeito de praticar vários furtos no interior de MT

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (7.7), um homem de 29 anos, suspeito de cometer uma série de furtos no município de Comodoro. O suspeito já estava sob investigação policial pela prática de uma série de crimes patrimoniais nas cidades de Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Sapezal.
De acordo com a investigação, o suspeito chegou a alterar sua aparência, na tentativa de dificultar seu reconhecimento pelas autoridades. Segundo o delegado Mateus Almeida Oliveira Reiners, responsável pela condução da investigação, o suspeito havia descolorido os cabelos usando produtos químicos e ainda portava esses materiais no momento da prisão.
A investigação apontou que a ação criminosa em Comodoro ocorreu na madrugada do dia 6 de julho. Diversos estabelecimentos e residências foram invadidos, com registro de furtos de dinheiro, roupas e outros objetos. Os casos ocorreram durante a noite, momento de maior vulnerabilidade das vítimas.
Um dos locais alvo das investidas criminosas do suspeito foi uma churrascaria localizada no centro da cidade. Foram subtraídos do estabelecimento cerca de R$ 400,00 em espécie, após o arrombamento da porta principal. Imagens de câmeras de segurança ajudaram na identificação do suspeito.
Além disso, o suspeito também teria invadido a residência de um morador local, subtraindo vestimentas e causando prejuízos. Durante as diligências, a equipe policial localizou uma bicicleta furtada e sacos com moedas escondidos em terrenos baldios, além de roupas sujas de sangue e outros pertences. Os vídeos das câmeras ajudaram a investigação na identificação do criminoso e de seu modus operandi.
O suspeito foi preso em flagrante e deve responder por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo cometimento durante o repouso noturno, além de outros crimes correlatos.
A prisão também contou com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal local, e reforça a atuação integrada das forças policiais no combate aos crimes patrimoniais na região.
Diante da gravidade dos fatos e do histórico criminal do suspeito, foi representada a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, medida justificada pela reiteração delitiva, risco à ordem pública e descumprimento de medidas judiciais.
O caso segue sob investigação com o objetivo de identificar novas vítimas do suspeito.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara