Polícia
Polícia cumpre buscas contra faccionados por duplo homicídio de casal em Cocalinho

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Cocalinho, deflagrou, na manhã desta terça-feira (15.4), a Operação Verdades Ocultas 2, para cumprimento de sete mandados de busca e apreensão domiciliar contra integrantes de uma facção criminosa investigada por homicídio e ocultação de cadáver de um casal, ocorrido em janeiro deste ano no município.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Água Boa e são todas cumpridas na cidade de Cocalinho. Entre os alvos, estão três adultos e dois menores de idade, que são investigados por tortura, homicídio, ocultação de cadáver e integrar organização criminosa.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Cocalinho, apuram o duplo homicídio de Glênia Borges da Silva Souza, de 41 anos, e Deived de Oliveira Ferreira, de 21. O casal está desaparecido desde o dia 12 de janeiro deste ano, quando foram sequestrados e possivelmente assassinados por ordem de uma facção criminosa, que atua no município e região.
O casal teria saído de Brasília em razão de dívida de drogas com uma facção criminosa, além de estarem envolvidos em diversos furtos. No dia 08 de janeiro, eles embarcaram em um ônibus em Goiânia (GO) com destino a Cocalinho. Após familiares recusarem recebê-los, eles acabaram se hospedando em um local conhecido como ponto de venda e uso de drogas.
Durante a apuração do desaparecimento do casal, os policiais da Delegacia de Cocalinho levantaram informações de que o casal foi sequestrado da residência por integrantes de uma facção criminosa e levados para a casa de outro membro do grupo, onde teriam sido torturados, mortos e seus corpos ocultados.
Não há registros de que o casal tenha deixado a cidade, reforçando a hipótese de que foram assassinados após determinação da facção criminosa. Os corpos das vítimas até o momento não foram localizados.
Com base nos elementos apurados, o delegado Regional de Água Boa, Valmon Pereira da Silva, representou pelos mandados de busca e apreensão contra os investigados, que foram deferidos pela Justiça e são cumpridos na operação.
“As ordens de buscas são fundamentais neste momento, uma vez que há fortes indícios de envolvimento deles no desaparecimento do casal, possivelmente culminando em homicídio e ocultação dos cadáveres”, disse o delegado.
Verdades Ocultas
A primeira fase da operação foi deflagrada, no dia 21 de março, dentro de outra investigação de crimes de tortura, homicídio qualificado e ocultação de cadáver, praticadas pelo mesmo grupo criminoso no município.
O nome faz referência ao esclarecimento dos fatos e ao objetivo de descortinar o que ainda está oculto em relação aos crimes de homicídio e ocultação de cadáver que ocorreram na cidade.
A operação integra as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Polícia
Ação integrada da Polícia Civil interdita clínica veterinária em Pontes e Lacerda

A Polícia Civil interditou em ação integrada, nesta quinta-feira (24.4), uma clínica veterinária no município de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá), por irregularidades no funcionamento do estabelecimento.
Participaram também da ação integrada o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso e a Vigilância Sanitária Municipal de Pontes e Lacerda.
A ação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) integra a Operação Sansão, que busca combater o crime de maus-tratos de animais domésticos.
Durante fiscalização no estabelecimento, as equipes identificaram diversas irregularidades, como insalubridade, comércio de medicamentos vencidos e atendimentos médicos veterinários sem licenciamento. Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária também reprovaram todos os itens de adequações do local.
Já a Vigilância Sanitária Municipal constatou proliferação de mosquitos, com muitos locais servindo como criadouros, fato que corroborou com o aumento significativo de moradores do entorno infectados com a doença chikungunya.
A Polícia Civil instaurou procedimento investigativo para apurar o possível cometimento de crime ambiental no local.
Operação Sansão
Desenvolvida desde 2022 pela Dema, a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos de animais domésticos apuradas pela especializada.
Nome da operação
O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no Estado de Minas Gerais.
Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doado pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Política MT4 dias ago
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Polícia4 dias ago
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Saúde5 dias ago
Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá
-
Política MT4 dias ago
Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação é criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
-
Famosos4 dias ago
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
Esportes6 dias ago
Semana Municipal do Voleibol promove inclusão esportiva com a Taça Cuiabá
-
Saúde4 dias ago
Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025
-
Agronegócio5 dias ago
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre