Polícia
Polícia Civil cumpre 16 ordens judiciais contra faccionados em Alto Araguaia

A Polícia Civil deflagou, nesta terça-feira (08.4), em Alto Araguaia, a Operação Choque de Ordem III, para cumprimento de 16 ordens judiciais, entre buscas e apreensões e quebra de sigilo de dados, contra integrantes de facção criminosa envolvidos em diversos crimes, principalmente relacionados ao tráfico de drogas.
As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Alto Araguaia, com base em investigações da Polícia Civil que levaram à identificação dos criminosos.
Os alvos também são responsáveis por vandalizar, com pichações, diversas ruas e propriedades privadas, com mensagens alusivas à facção que pertencem, tentando impor um pseudo domínio de determinadas regiões da cidade.
Na operação, são empregados 40 policiais civis e 12 viaturas, além de contar participação da Polícia Penal.
A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combater a atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
Investigações
Há cerca de dois meses foram identificadas na cidade de Alto Araguaia, em diversos muros de residências, monumentos e prédios públicos, pichações com o uso de spray, nas cores vermelha e preta, de mensagens alusivas à facção criminosa local.
Por meio das investigações, foi constatado que alguns integrantes do grupo criminoso determinaram a vandalização desses locais, como forma de impor domínio e medo à população.
A operação tem como alvo os mandantes dos atos de vandalismos, que são também responsáveis pelo comércio de drogas na cidade.
Restauração dos pontos vandalizados
Ainda dentro das ações da operação, os locais vandalizados foram repintados, apagando as pichações. Foram recuperados mais de trinta pontos em toda a cidade.
O trabalho contou o apoio da Polícia Penal, que empregou reeducandos que cumprem pena na Cadeia Pública local para atuar nas pinturas, e do Conseg, que adquiriu as tintas e demais materiais, necessários para o serviço.
O trabalho será contínuo, tanto na cobertura das pichações e responsabilização dos envolvidos, quanto no emprego de reeducandos.
Para o delegado de Alto Araguaia, Marcos Paulo, a operação é mais uma resposta da Polícia Civil, realizada por meio de um trabalho prévio de investigação, no combate aos atos delituosos de integrantes de facções.
“A criminalidade não irá sobrepor às forças de segurança do Estado, que seguem empenhadas em reduzir os índices de violência, trazendo paz para as pessoas de bem. Outras ações, no âmbito do Programa Tolerância Zero, estão programadas e irão ocorrer ao longo do ano. Não há espaço para aqueles que insistem em viver a margem da lei”, ponderou o delegado.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Polícia
PM liberta motorista de aplicativo sequestrado e prende homem em flagrante em Cuiabá

Policiais militares do 3º Batalhão prenderam um homem, de 21 anos, por roubo e sequestro e cárcere privado, na manhã desta sexta-feira (18.4), em Cuiabá. O suspeito foi detido em flagrante após manter um idoso de 75 anos trancado dentro de um porta-malas.
As equipes policiais seguiam em diligências de uma ocorrência de roubo de um carro e receberam denúncias de que um veículo, com as mesmas características informadas, possivelmente estaria na região do bairro Jardim Umuarama.
Os militares se deslocaram e encontraram marcas de pneus de carro próximo de uma ponte.
Ao se aproximarem, flagraram um veículo HB20 atolado em meio a uma região de mata.
Rapidamente, o suspeito foi abordado, momento em que os policiais ouviram gritos vindos do porta-malas do carro, onde foi localizado o idoso amarrado.
Ao ser libertado, a vítima disse aos policiais que é um motorista de aplicativo e que foi rendido e ameaçado de morte pelo criminoso. O idoso relatou ainda ter sido agredido diversas vezes, até ser colocado dentro do porta-malas.
Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá para registro da ocorrência. A vítima foi socorrida e encaminhada até uma Unidade de Pronto Atendimento onde recebeu os cuidados médicos necessários.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência