Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Polícia Civil apreende maquinários operando em garimpo clandestino em Conquista D’Oeste

Publicado em

A Polícia Civil apreendeu, neste domingo (13.4), maquinários de grande porte utilizados para operarem em atividade garimpeira clandestina, em uma região de mata do município de Conquista d’Oeste. A apreensão ocorreu durante diligências para averiguar denúncia de uso de equipamentos furtados na região de fronteira.

Dois homens foram presos em flagrante por desmatar, por explorar crimes contra a flora economicamente ou degradar floresta em terras de domínio público ou devolutas, por executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização e por corrupção ativa.

As equipes das Delegacias de Vila Bela da Santíssima Trindade e de Pontes e Lacerda deslocavam pela área de garimpo, em Conquista D’Oeste, quando avistaram uma camionete Toyota Hilux obstruindo parcialmente a via, indicando que servia de aviso para alertar garimpeiros sobre eventual aproximação da polícia.

Na ocasião, foi observada intensa movimentação de maquinários em meio a vegetação, como forma de dissimulação. Ao adentrar no terreno alagado e dificultoso, a equipe também foi surpreendida por disparos de arma de fogo oriundos da mata.

Leia Também:  Em Cuiabá/MT, Polícia Rodoviária Federal recupera veículo roubado

No local, os policiais civis apreenderam três máquinas escavadeiras, uma pá carregadeira caterpillar, que estavam em livre funcionamento garimpeiro na área, além de duas escavadeiras escondidas entre a vegetação densa e dois contêineres com capacidade de 1 mil litros contendo óleo diesel.

O primeiro preso foi um homem, de 54 anos, identificado por gerenciar o respectivo garimpo e administrar outras três frentes de exploração mineral clandestina. O segundo suspeito, de 41 anos, foi preso por oferecer uma remessa de 500 gramas de ouro aos policiais civis como vantagem indevida para cessar a ação policial, configurando o crime de corrupção ativa.

Diante dos fatos, os dois envolvidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia de Pontes e Lacerda, interrogados e autuados em flagrante delito. Já os maquinários apreendidos estão sendo retirados da aérea com auxílio de caminhões pranchas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Polícia

Polícia Civil prende advogado e suposto cliente que tentavam tirar Jeep Renegade de delegacia com documento falso

Published

on

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (17.4), duas pessoas, sendo um advogado e um suposto cliente, que tentavam retirar um carro apreendido na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), em Cuiabá, com uso de documentos falsos. A fraude foi identificada na própria unidade policial.

O advogado, de 31 anos, e o seu suposto cliente, de 42, foram autuados em flagrante por uso de documento falso.

Os fatos ocorreram no final da tarde de quarta-feira (16), quando os suspeitos compareceram à DERFVA em posse de uma procuração para retirada de um veículo Jeep Renegade. Em análise da procuração apresentada, foi possível verificar que, apesar de conter um selo legítimo do cartório, o documento foi produzido sem as formalidades legais e não foi expedido oficialmente pelo órgão.

Diante das fundadas suspeitas, os policiais entraram em contato com o verdadeiro proprietário do veículo, que relatou não conhecer as pessoas que estavam na delegacia, tampouco ter conhecimento da procuração para retirada do veículo do local.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem em flagrante após ele seguir vítima até delegacia para agredi-la

Em continuidade às diligências, os investigadores foram até o cartório, onde constataram a fraude aplicada pelos suspeitos. Os impostores foram até o local para fazer a procuração, porém recusaram abertura de firma para concluir a documentação, saindo às pressas do local.

Diante das evidências, o delegado Ricardo de Oliveira Franco lavrou o flagrante contra os dois suspeitos, o advogado e o que tinha o nome como procurador para retirada do veículo, pelo crime de uso de documento falso. O procedimento foi acompanhado por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT).

“Foi uma ação rápida que resultou na desarticulação da fraude e que evitou que um crime fosse cometido dentro da delegacia. A Polícia Civil está preparada para identificar casos como esse e prender quem quer que seja que acredite estar acima da lei”, disse o delegado.

Após os procedimentos, os presos foram encaminhados para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA