Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Cabos supostamente furtados do DAE são apreendidos durante operação

Publicado em

Foram cumpridas 14 ordens de buscas em 14 empresas que atuam no ramo de compra e venda de sucatas

Foram recuperados 300 kg de fios de cobre supostamente furtados do Departamento de Água e Esgoto (DAE), por meio da Operação Reverbera, realizada pela Guarda Municipal de Várzea Grande e Delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil (Derf-VG). A operação deflagrada, nesta quinta-feira (10), teve objetivo de combater o crime de receptação de produtos oriundos de roubos e furtos, principalmente, de cabos de cobre e alumínio.

Em uma das empresas, situada no bairro Mapim, as equipes apreenderam 300 kg de cabos, avaliados em aproximadamente R$ 64 mil, reconhecidos como sendo furtados de diversas estações do Departamento de Água Esgoto (DAE). O proprietário da empresa, onde os cabos foram apreendidos, foi autuado pela prática de receptação qualificada. Em outra empresa, situada no bairro da Manga, as equipes apreenderam aproximadamente 450 kg de cabos de cobre e de alumínio, avaliados em aproximadamente R$ 100 mil.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra receptadores de celulares furtados e roubados em VG

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

A operação contou com o apoio das Secretarias Municipais de Várzea Grande: Serviços Públicos, Meio Ambiente e de Fazenda, e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT). Foram cumpridas 14 ordens de buscas em 14 empresas que atuam no ramo de compra e venda de sucatas.

O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, lembra que a instituição já tem feito a segurança e rondas para evitar crimes, seja no patrimônio público ou privado, inclusive contra sabotagem ou vandalismo no DAE. “No início do ano, sofremos muitos ataques e vandalismo dentro do DAE. Continuamos atentos para que não ocorram mais esses crimes. A Guarda Municipal está à disposição para evitar que o nosso Município seja prejudicado por atos criminosos”, conta Lemos.

Conforme a DERF, o prejuízo causado para a sociedade não é apenas patrimonial. Muitas vezes, os cabos receptados são cabeamentos de telefonia, cabos de energia elétrica e cabos das estações de abastecimento de água.

Leia Também:  Polícia Civil apreende mais um menor envolvido em furtos em comércios em Barra do Garças

“Por vezes, em decorrência dos furtos, milhares de usuários ficam sem comunicação telefônica, sem internet, sem energia elétrica e, o pior, sem água. É preciso que a sociedade se conscientize e diga um basta à cultura da receptação”, afirma a delegada Elaine Fernandes, titular da DERF-VG.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Polícia

Ação integrada da Polícia Civil interdita clínica veterinária em Pontes e Lacerda

Published

on

A Polícia Civil interditou em ação integrada, nesta quinta-feira (24.4), uma clínica veterinária no município de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá), por irregularidades no funcionamento do estabelecimento.

Participaram também da ação integrada o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso e a Vigilância Sanitária Municipal de Pontes e Lacerda.

A ação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) integra a Operação Sansão, que busca combater o crime de maus-tratos de animais domésticos.

Durante fiscalização no estabelecimento, as equipes identificaram diversas irregularidades, como insalubridade, comércio de medicamentos vencidos e atendimentos médicos veterinários sem licenciamento. Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária também reprovaram todos os itens de adequações do local.

Já a Vigilância Sanitária Municipal constatou proliferação de mosquitos, com muitos locais servindo como criadouros, fato que corroborou com o aumento significativo de moradores do entorno infectados com a doença chikungunya.

A Polícia Civil instaurou procedimento investigativo para apurar o possível cometimento de crime ambiental no local.

Operação Sansão

Desenvolvida desde 2022 pela Dema, a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos de animais domésticos apuradas pela especializada.

Leia Também:  Homem comete suicídio em Rondonópolis MT

Nome da operação

O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no Estado de Minas Gerais.

Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doado pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA