Polícia
Alunos do projeto PM Júnior conhecem sede do Comando Geral e unidades especializadas
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, recebeu, na tarde desta quarta-feira (26.10), a visita de 28 alunos, com idades entre 11 a 16 anos, que integram o projeto PM Júnior, do município de Comodoro (639 km de Cuiabá). Há dois meses o projeto proporciona disciplina, atividades físicas e conhecimentos militares.
Aos alunos, o comandante contou um pouco da sua trajetória na Polícia Militar, sendo o coronel mais antigo na ativa, e parabenizou a participação, empenho e dedicação dos estudantes. Ainda, falou sobre a importância de ter educação, disciplina e respeito para a formação acadêmica e profissional dos adolescentes.
“Independente da profissão que queiram seguir, sem educação e estudos não chegamos em lugar nenhum. Respeitem seus pais, professores e amigos. Se dediquem ao máximo do projeto, pois tenho certeza que isso irá contribuir muito na vida de vocês”, discursou.
A estudante do 9º ano Thaiany Hapuque, de 15 anos, que já participou do projeto militar Bombeiros do Futuro, afirmou que aprende muito com as doutrinas militares. “O projeto ensina muito sobre disciplina, respeito e sabedoria, e é gratificante ter a oportunidade de participar agora do PM Júnior. Cada dia é um aprendizado diferente, e estou gostando de poder fazer parte, principalmente quando tenho a oportunidade de apresentar a tropa para os comandantes”, declarou.
O aluno do 1º ano Willian Alves, de 16 anos, que também participa do projeto, afirmou que quer ser policial militar. Essa é primeira vez que ele tem contato com a educação militar. “Eu entrei no projeto por incentivo de um amigo e partir daí eu já sei que quero ser policial quando for maior de idade”, afirmou.
O professor e pai de um dos alunos do projeto, José de Oliveira Falcão, destacou que o comportamento do filho José Henrique Machado Falcao, de 11 anos, melhorou ainda mais desde que o filho passou a ter contato com o projeto.
“Ele passou a ter mais responsabilidade e dedicação com as próprias coisas, com os estudos, melhorando as notas. Então, só tenho agradecer a Polícia Militar e os parceiros pelo empenho do projeto”.
Ainda durante o dia, os alunos tiverem a oportunidade de conhecer a sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), que é referência nacional no país, e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).
O coordenador do projeto, 2º sargento Franco, destacou que as visitas foram importantes para que eles pudesse conhecer um pouco da rotina, dos treinamentos e armamentos utilizados pelos policiais militares.
Franco explicou ainda que, durante o projeto, os alunos participam de palestras, oficinas e atividades físicas. O programa busca, ainda, contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais responsável.
“Para participar, os alunos foram aprovados em um processo seletivo e, dessa forma, eles se interessam mais pelos estudos e criam responsabilidade para integrar a turma. No próximo ano teremos um novo edital e mais vagas para ofertar”, pontuou.
Fonte: PM MT

Polícia
Polícia Civil prende homem investigado por estupro da própria filha em Cuiabá

A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (23.9), um mandado de prisão preventiva contra um homem, 65 anos, investigado por estupro, coação no curso do processo, lesão corporal e ameaça. Os crimes foram cometidos contra a própria filha, de 44 anos.
De acordo com as investigações, o suspeito, pai da vítima, praticava violência psicológica em um jogo de manipulação que perdurou por um tempo. Em determinado momento, a filha registrou boletim de ocorrência, denunciando os atos do pai em processo. Ele tentou convencê-la a mudar a versão dos fatos.
Além disso, segundo relato da vítima, o suspeito chegou a oferecer a doação de um terreno para que desistisse do processo. A filha recusou a proposta. Então, o pai passou a agredi-la fisicamente e violentá-la mediante estupro.
Diante da ciência dos fatos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito. Com a ordem judicial expedida, a equipe de investigadores da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) deu cumprimento ao mandado e prendeu o suspeito.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Cuiabá6 dias ago
Decreto de Abilio centraliza representação institucional de Cuiabá e restringe atuação de secretários e da vice-prefeita sem autorização formal
-
Mato Grosso6 dias ago
Empresário apontado como líder do tráfico de drogas é alvo de operação da Polícia Federal
-
Cuiabá3 dias ago
Assessor de deputado é preso por embriaguez ao volante em Cuiabá e liberado após pagar fiança de R$ 5 mil
-
Cuiabá3 dias ago
PM suspeito de encomendar assassinato de personal trainer se entrega à polícia após prisão temporária decretada
-
Cuiabá3 dias ago
Emanuel Pinheiro tenta barrar investigação, juiz nega pedido e decide pela continuidade da CPI das fraudes fiscais
-
Cuiabá2 dias ago
Soldado da PM confessa assassinato de personal e segue preso após audiência de custódia
-
Política Nacional22 horas ago
Presidente da CPMI do INSS manda prender economista por falso testemunho
-
Mato Grosso20 horas ago
‘Disputa judicial e demônios motivaram assassinato de personal’, revela confissão de PM