Mato Grosso
Unidade móvel realiza 272 exames de tuberculose em unidades prisionais de Cuiabá e Várzea Grande

A unidade móvel de prevenção à tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde (SES) participou, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), da Ação de Cidadania promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Sistema Penitenciário de Mato Grosso.
A ação foi realizada no período de 29 de maio a 6 de junho, em unidades prisionais de Cuiabá, Pontes e Lacerda e Várzea Grande.
O mutirão foi fruto de uma articulação entre os setores de saúde e justiça nas esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo de promover atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade e servidores do Sistema Penitenciário.
A ação ofereceu atendimento médico, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites, vacinação, atividades de educação em saúde e coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose, entre outros serviços.
Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o trabalho conjunto com a SES é imprescindível para garantir o controle de doenças no âmbito do Sistema Penitenciário. “Ações conjuntas como essa, que englobam instituições da justiça e a Secretaria de Estado de Saúde, são fundamentais para garantir o controle de doenças entre as pessoas privadas de liberdade e os trabalhadores do Sistema Penitenciário”, disse.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, também destacou a integração dos órgãos públicos na promoção da saúde aos privados de liberdade e também aos servidores, que estão cotidianamente nas frentes de trabalho nas unidades do Sistema Penitenciário. “Agradecemos aos parceiros, Senappen, Ministério da Saúde e SES em nos apoiar com as medidas sanitárias para os PPLs e por trazer também esse olhar preventivo aos nossos servidores, na atenção aos cuidados diários com a saúde mental e corporal”, salientou o gestor da Sejus.
Atendimentos da SES
A equipe do caminhão realizou 272 exames de Teste Rápido Molecular (TRM) de tuberculose no Centro de Ressocialização de Várzea Grande, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá; e no Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Lenil da Costa Figueiredo, a presença da unidade móvel foi fundamental para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce da tuberculose no sistema prisional, um ambiente considerado vulnerável para a transmissão da doença.
“A participação da Secretaria de Saúde nesta Ação de Cidadania do Senappen é de extrema importância por integrar os trabalhos do Governo Federal e da Gestão Estadual com o compromisso de dar dignidade e promoção de assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade”, afirmou.
A responsável técnica pela unidade móvel, Andreia Ferreira, contou que o serviço foi um pouco diferente do normal. “Na Ação de Cidadania, a equipe do Senappen realizava uma triagem e colhia as amostras de escarro apenas dos reeducandos com sintomas compatíveis com tuberculose, como tosse persistente, febre vespertina e emagrecimento. Nas nossas ações do caminhão da tuberculose, fazemos a coleta em todos os presos”, explicou.
Crédito: Fernanda Nazário | SES-MT
Tecnologia de ponta
A unidade móvel é equipada com tecnologia de ponta, a máquina GenteXpert, que realiza Teste Rápido Molecular (TRM) e raio-X digital que permitem a triagem rápida e eficaz de casos suspeitos da doença.
O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) cedeu três funcionários, que ajudaram na aplicação de vacinas de influenza e tétano e na organização da triagem dos reeducandos em Cuiabá e Várzea Grande.
Já o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen) apoiou a ação do Senappen em Cuiabá e Várzea Grande com a análise de exames de quantificação de carga viral e contagem de células CD4 para detecção de vírus da imunodeficiência humana (HIV/Aids). Na Ação de Cidadania em Pontes e Lacerda, o laboratório ficou responsável pelos exames de tuberculose.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Mato Grosso é segundo estado do país que mais apreendeu cocaína em 2024, aponta Mapa da Segurança Pública

Mato Grosso subiu para a segunda colocação entre os estados brasileiros que mais apreenderam cocaína em 2024, segundo dados do Mapa da Segurança Pública de 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (11.6).
Conforme dados do mapa, as ações das forças de segurança estaduais apreenderam 23,6 toneladas de cloridrato de cocaína e de pasta base de cocaína. O total representa um aumento de 3,8 toneladas em relação a 2023, quando Mato Grosso apreendeu 19,8 toneladas.
Mato Grosso ficou atrás apenas de São Paulo, que retirou 47,9 toneladas de circulação. Na edição do mapa de 2023, o estado mato-grossense despontou em terceiro lugar, com 19,8 toneladas de cocaína apreendida.
O Mapa da Segurança Pública apontou também que Mato Grosso ficou na oitava colocação entre os estados que mais apreenderam maconha no ano passado. No total, foram 17,6 toneladas.
Somando cocaína e maconha, as apreensões representam um volume total de 41,2 toneladas de entorpecente, o que significa um prejuízo estimado em R$ 554 milhões às facções criminosas. O volume é 57% maior do que foi apreendido em 2023, quando 26,2 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.
Para o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, os estudos divulgados reconhecem os esforços do Governo de Mato Grosso no combate ao tráfico de drogas e às ações das facções criminosas, que têm sido o foco da atual gestão.
“O aumento das apreensões demonstra os esforços do Estado no combate às facções criminosas e ao tráfico. Outro exemplo de dedicação do Estado contra o crime é o programa Tolerância Zero, que vem reduzindo crimes e aumentando ainda mais as apreensões de drogas. O tráfico é o pilar financeiro dos grupos criminosos. Quando conseguimos apreender, estamos quebrando um ciclo financeiro das facções criminosas, descapitalizando o crime e, consequentemente, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade”, concluiu.
Leia também:
Índices de roubos caem em até 37% com Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas
Índice de homicídios dolosos reduz 30% em Mato Grosso com Programa Tolerância Zero
Fonte: Governo MT – MT
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas