Mato Grosso
“Trotes ocupam chamadas de alguém com risco de vida”, adverte superintendente do Ciosp

“Os trotes ocupam uma linha de chamada que poderia ser utilizada por alguém em situação de emergência, ou em risco de vida”, adverte o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente coronel PM Wangles dos Santos Lino. A unidade é responsável pelo atendimento de chamadas de urgência das forças de segurança de Cuiabá e Várzea Grande.
Conforme dados do Ciosp, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram identificados 25.504 trotes do total de ligações atendidas pela central de atendimento em 2024.
Deste total, 15.351 foram praticados por adultos e 10.153 por crianças. As chamadas falsas representaram 3,9% do total dos chamados atendidos pela central no ano passado.
Apesar da porcentagem de trotes ser pequena em relação ao total de chamados, o tenente coronel PM Wangles dos Santos Lino, destacou que os prejuízos provocados ao Estado e a população são graves.
“Viaturas e servidores são deslocados para verificar essa falsa ocorrência, gerando também um custo para o Estado. Os trotes não são apenas uma brincadeira, mas um crime, e pode prejudicar quem realmente precisa de ajuda. É importante que as pessoas tenham consciência disso”, detalhou.
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo 340 e responde por falsa comunicação de crime ou de contravenção, com pena de detenção de um a seis meses ou multa.
O Ciosp recebe chamados de urgência direcionados a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá e Guarda Municipal de Várzea Grande por meio dos números 190, 197, 181 e 193.
Fonte: Governo MT – MT

TCE MT
Debates sobre inovação, combate à corrupção e transparência encerram Ouvidoria Day no TCE-MT

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
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O ciclo de palestras, debates e capacitações que marcou a primeira edição do Ouvidoria Day presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) foi encerrado nesta sexta-feira.Clique aqui para ampliar. |
O ciclo de palestras, debates e capacitações que marcou a primeira edição do Ouvidoria Day presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) foi encerrado nesta sexta-feira (21). Promovido em tribunais de contas de todo o país para celebrar o Dia do Ouvidor, comemorado oficialmente em 16 de março, o evento reuniu mais 500 ouvidores e controladores internos de órgãos estaduais e municipais no auditório da Escola Superior de Contas, em Cuiabá.
O encontro, realizado pela Ouvidoria Geral do TCE-MT e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) e da Controladoria Geral da União (CGU), começou na quinta-feira (20) e teve como foco o fortalecimento das ouvidorias públicas, com discussões sobre governança, transparência, planejamento estratégico e inovação na administração pública.
Foi o que destacou a secretária-geral de Controle Externo do TCE-MT, Patrícia Leite Lozich, em treinamento sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no qual chamou a atenção para a importância da avaliação das gestões. “Aquilo que não medimos, não conseguimos controlar e aquilo que não conseguimos controlar não evolui. Então, o IEGM veio como uma proposta dos tribunais de contas para medir o avanço dos municípios com relação a determinadas políticas públicas”, afirmou.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
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Realizada no auditório da Escola Superior de Contas, esta foi a primeira edição em formato presencial do Ouvidoria Day. Clique aqui para ampliar. |
Ao tratar sobre o Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE), o auditor público externo da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), Guilherme de Almeida, defendeu que os gestores precisam “abraçar” a modernização, e ampliar o uso de ferramentas que garantam o avanço das políticas públicas. “O planejamento estratégico é um processo de gestão que vai definir uma visão de futuro para o município e estabelecer as ações e diretrizes necessárias para alcançar essa visão.”
Ainda nesta manhã, o controlador interno da Prefeitura de Ipiranga do Norte, Jonathan Telles, defendeu a importância do trabalho conjunto em debate sobre a criação da Rede Mato-grossense de Ouvidoria (REMOUV), iniciativa que busca consolidar a atuação do setor no estado. “A rede é importante para coordenar atividades com supervisão e orientação técnica e buscar um nível de maturidade que sirva como base para a elaboração de um plano de ação para as atividades”, pontuou.
Papel das ouvidorias e LGPD são destaques na tarde do primeiro dia
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
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O evento reuniu mais 500 ouvidores e controladores internos de órgãos estaduais e municipais. |
Na tarde de quinta-feira, a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores do Distrito Federal (ABO-DF), Danielle Ventura, falou sobre o papel das ouvidorias como instrumento de fiscalização da integridade e do combate à corrupção. “Um dos principais desafios que temos é fazer o chamamento público, é fazer com que a comunidade queira estar com nossas entidades. A gente precisa estimular que as pessoas tenham coragem de falar, porque o combate à corrupção depende da denúncia.”
Já o coordenador Geral de Dados e Inovação da CGU, Gabriel Ruiz, destacou aspectos essenciais na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pelos órgãos públicos. “Toda construção de entendimentos sobre a Lei de Acesso à Informação é baseada no caso concreto, então é difícil exigir que os responsáveis pelos serviços de informação ao cidadão saibam lidar com isso sendo que os próprios órgãos de controle ainda estão formando entendimentos, por isso é muito importante sempre buscar informações.”
No período matutino os participantes acompanharam temas relacionados ao papel das ouvidorias e das controladorias internas, nas palestras “A importância e os desafios do Controle Interno na implantação de regras de conduta e ética nos órgãos públicos: questões práticas” e “O papel da Ouvidoria e a atuação do Controle Interno em benefício do controle social”.
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Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
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