Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

TRE - MT

TRE-MT apoia campanha para promover sustentabilidade e enfrentar impactos ambientais

Publicado em

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso fará a divulgação em suas redes sociais da campanha “Sustentabilidade. O futuro a gente faz agora”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Diante de um cenário alarmante, com mais de 200 mil focos de incêndio registrados em áreas de matas durante o período de seca em 2024, e as intensas enchentes que deixaram milhares de desabrigados no Sul do Brasil, a campanha destaca a urgência de implementar práticas sustentáveis.

“Este ano Mato Grosso enfrentou desafios ambientais severos, como as queimadas que devastaram o Pantanal e a Amazônia, causando impactos profundos na nossa população. A fumaça tomou conta das nossas cidades, afetando a saúde de milhares de pessoas, especialmente crianças e idosos, que sofreram com problemas respiratórios agravados pela poluição. São acontecimentos que reforçam a urgência de repensarmos nossas práticas. Aqui, no TRE-MT, estamos comprometidos em adotar medidas sustentáveis e fomentar a conscientização. Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e sabemos que, ao unir forças, podemos construir um futuro mais saudável e equilibrado para as próximas gerações”, destacou a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.

Leia Também:  O Gabinete de Gestão Integrada das Eleições 2024 será montado na sete do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT)

O anúncio da campanha foi realizado durante a I Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, evento que reuniu autoridades, especialistas e membros do Judiciário para discutir medidas concretas em prol do meio ambiente, da sociedade e da boa governança. Com o slogan “Sustentabilidade. O futuro a gente faz agora”, a iniciativa busca inspirar ações coordenadas e lembrar que a preservação do planeta depende do esforço coletivo de indivíduos, instituições e governantes. A campanha tem como base o conceito ESG — sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance) —, incentivando práticas sustentáveis em todos os níveis.

Com materiais publicitários desenvolvidos em linguagem acessível, a campanha do CNJ destaca práticas sustentáveis que podem ser adotadas tanto pelas instituições do Judiciário quanto pela população em geral. A mensagem é clara: cuidar do planeta é uma responsabilidade coletiva que precisa começar agora.

Confira imagens da campanha no link:

https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/sustentabilidade/campanha-de-sustentabilidade-do-poder-judiciario/

Daniel Dino

Assessoria TRE-MT

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE - MT

Programa SoleTRE inicia aulas da 7ª edição com 68 participantes

Published

on

Começaram, nesta terça-feira (11.03), as aulas da 7ª edição do SoleTRE, programa de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Esta turma conta com 68 participantes, com aulas às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h. Além da gratuidade nas aulas, quem se inscreve no SoleTRE tem direito ao passe livre no transporte público.

O ensino é realizado nas Salas de Aula nº 01 e 02 da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), localizada na Casa da Democracia, prédio anexo ao TRE-MT, na Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 4750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. O trabalho é realizado por servidores e servidoras da Justiça Eleitoral e de órgãos parceiros, de forma voluntária.

Coordenado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT) do Tribunal, o programa já alfabetizou, desde a 1ª edição, em 2019, 169 pessoas. A vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, deu as boas-vindas aos novos alunos e alunas. “Este é um importante serviço voluntário, que promove a cidadania, o acesso e a inclusão social e estou muito feliz que vocês estejam aqui com vontade de aprender. Não desistam, pois ninguém pode tirar o conhecimento de vocês, e estamos trabalhando em parcerias para conseguir oferecer cursos profissionalizantes e gerar oportunidades de emprego futuramente também”, ressaltou.

Leia Também:  A Justiça Eleitoral é Você - Palestra esclarece mitos e verdades do sistema de votação

José Gerônimo da Silva vai completar 65 anos de idade em abril deste ano e com a nova idade espera também já ter aprendido a escrever seu nome. Ele contou que não teve a oportunidade antes. “Eu fui criado na roça, até cheguei a ir em uma escola MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), mas eu não cheguei nem a estudar direito, porque eu não tinha o tempo e também era uma dificuldade. Fui para a cidade com 18 anos e quando cheguei lá já fui trabalhar. Minha vida era cortar cana, limpar mato, saía de madrugada e chegava à noite”, recordou.

Morando há 35 anos em Cuiabá, ele, que é maranhense, disse que aqui a realidade também sempre foi de muito trabalho. “Trabalhei muito em construção civil, só que tive um acidente de trabalho e agora estou afastado. Resolvi me inscrever no SoleTRE porque não quero mais depender das pessoas para fazer as coisas. Hoje, preciso da ajuda dos meus filhos para preencher formulário e até mexer com coisas de banco. Teve um dia que uma atendente até tirou sarro de mim, então, quero aprender a ler e escrever para não passar por isso”, afirmou, emocionado.

Leia Também:  Encontro de Ouvidorias da Justiça Eleitoral promove troca de boas práticas e fortalece atuação do setor; TRE-MT marca presença

As aulas da turma do 1º semestre vão até 1º de julho. Também está prevista uma turma para o 2º semestre de 2025, cujas aulas ocorrerão no período de 05 de agosto a 27 de novembro.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA