TRE - MT
Termina hoje (30.06) prazo para entrega de prestação de contas de 2024

Termina, nesta segunda-feira (30.06), o prazo para que partidos políticos enviem à Justiça Eleitoral a prestação de contas relativa ao exercício financeiro de 2024. A prestação de contas partidária é uma obrigação constitucional fiscalizada pela Justiça Eleitoral, que por sua vez analisa se as informações apresentadas refletem a real movimentação financeira da legenda, incluindo receitas, despesas e a aplicação de recursos públicos, como os do Fundo Partidário.
A entrega é imposta a todos os órgãos partidários em níveis municipal, estadual e nacional e deve ser feita exclusivamente por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) .
Segundo o assessor de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Rodrigo Martins de Jesus, a Justiça Eleitoral prevê penalidades para a agremiação que deixar de prestar contas até esta segunda-feira.
“Entre as sanções estabelecidas estão a suspensão do recebimento de quotas do fundo partidário, do registro da legenda na Justiça Eleitoral e a devolução de recursos públicos recebidos a título de fundo partidário”, relacionou.
Conforme a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), o balanço contábil do diretório nacional da legenda deve ser enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já os diretórios estaduais dos partidos devem encaminhar a prestação de contas aos tribunais regionais eleitorais (TREs), e os diretórios municipais, aos juízes eleitorais.
Além disso, a Justiça Eleitoral deve determinar, imediatamente, a publicação dos balanços na imprensa oficial, e, onde ela não exista, que se faça a afixação desses documentos no cartório eleitoral.
A Resolução TSE nº 23.604, de dezembro de 2019, que regulamenta o disposto no Título III – Das Finanças e Contabilidade dos Partidos – da Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995) estabelece os itens que devem compor a prestação de contas. E entre eles, estão:
- Relação identificando o presidente, o tesoureiro ou aqueles que desempenharam funções equivalentes, bem como aqueles que os tenham efetivamente substituído no exercício financeiro da prestação de contas;
- Relação das contas bancárias abertas;
- Conciliação bancária, caso existam débitos ou créditos que não tenham constado dos respectivos extratos bancários na data de sua emissão;
- Demonstrativo de Recursos Recebidos e Distribuídos do Fundo Partidário;
- Demonstrativo de Doações Recebidas;
- Demonstrativo de Obrigações a Pagar;
- Demonstrativo de Dívidas de Campanha;
- Demonstrativo de Contribuições Recebidas;
- Extrato da prestação de contas contendo o resumo financeiro do partido;
- Demonstrativo de Transferência de Recursos para Campanhas Eleitorais Efetuados a Candidatos e Diretório Partidário definitivo ou provisório, identificando, para cada destinatário, a origem dos recursos distribuídos.
Prestação de contas simplificada
Os diretórios municipais que não tenham movimentado recursos financeiros nem arrecadado bens estimáveis em dinheiro no exercício financeiro de 2024 também precisam apresentar a prestação de contas à Justiça Eleitoral. No entanto, é necessário que o responsável partidário entregue uma declaração formal de ausência de movimentação financeira no período.
Jornalista: Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), com arquitetura moderna, predominância de cores claras e detalhes em amarelo. Três bandeiras estão hasteadas em frente ao edifício: a do Brasil, a de Mato Grosso e a do próprio TRE-MT. O céu está azul com algumas nuvens, destacando ainda mais a estrutura.
Fonte: TRE – MT

TRE - MT
Mutirões levam atendimento eleitoral a União do Sul e Marcelândia

Com o objetivo de ampliar o cadastramento biométrico e levar outros serviços eleitorais aos moradores e moradoras de União do Sul e de Marcelândia, o cartório da 32ª Zona Eleitoral realizará mutirões de atendimento nestas localidades. As atividades terão início nos dias 10 e 11 de julho, em União do Sul, e depois ocorrerão nos dias 22 e 23 de julho, em Marcelândia.
Em ambos os municípios, os serviços serão oferecidos nas sedes das Câmaras Municipais, das 8h às 19h. O horário ampliado será uma oportunidade para a população que não pode comparecer dentro do horário comercial, em função da jornada de trabalho. Além do cadastro da biometria, a população terá acesso às operações de alistamento (emissão do 1º título), revisão, transferência e emissão de segunda via.
Em União do Sul, do total de 3.396 pessoas aptas ao voto, 84,81% já possuem a biometria cadastrada. Já em Marcelândia, dos 9.242 eleitores e eleitoras aptos, 79,15% já cadastraram a biometria junto à Justiça Eleitoral.
É importante ressaltar que os(as) estudantes atendidos(as) nestes mutirões poderão comprovar o domicílio eleitoral em União do Sul ou em Marcelândia com a apresentação de declaração expedida por instituição de ensino localizada no respectivo município. Para isso, no documento, assinado pelo responsável da respectiva escola, deve constar a informação de que o aluno ou aluna encontra-se matriculado(a), a data do início do vínculo com a escola e o endereço declarado pelo aluno, aluna ou responsável no ato da matrícula perante a instituição escolar.
Os dois mutirões constam no Edital nº 26/2025/32ZE, assinado pela juíza da 32ª Zona Eleitoral, Thatiana dos Santos.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem mostra um momento de atendimento biométrico realizado pela Justiça Eleitoral. Em primeiro plano, uma pessoa está tendo a digital de um dos dedos capturada por um coletor biométrico, operado por uma atendente. Ao fundo, há um notebook exibindo a interface do sistema de coleta de digitais, além de uma câmera fotográfica posicionada para registrar a imagem do eleitor.
Fonte: TRE – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara