CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

TRE - MT

Servidores do TRE-MT participam de capacitação sobre linguagem simples

Publicado em

Os servidores da área administrativa da Justiça Eleitoral de Mato Grosso receberam uma capacitação em linguagem simples nesta quarta e quinta-feira (13 e 14.10). A oficina foi ministrada por duas servidoras do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) por meio do laboratório de inovação, o InovajusMT. A capacitação atende à Recomendação nº 144/2023 e o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

“Esse é um passo importante que nós como servidores da sociedade e da democracia precisamos dar. Essa é uma medida que serve para todos os cidadãos, assim podemos alcançar todos os grupos de eleitores e ainda ter uma comunicação acessível e assertiva. Inovação é muito mais que tecnologia, é mudar processos”, destacou o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Agora Quando?! Lab, Aristeu Dias Batista Vilella, que esteve à frente da parceria entre os Tribunais. 

As aulas foram ministradas pelas servidoras Josiane Regina Dalmagro, jornalista e assessora de projetos de inovação no laboratório, e por Janaína dos Santos Taques, técnica judiciária, gestora administrativa de projetos de inovação e graduada em Letras. Além da turma composta por servidores da área administrativa do Tribunal, uma outra turma deve participar do curso em dezembro, desta vez da área judiciária. Ao todo, cerca de 60 servidores serão capacitados. 

Leia Também:  Corregedora Regional Eleitoral de MT participa do 51ª CCORELB; na pauta biometria e ampliação de zonas eleitorais

A analista judiciária e assistente de sustentabilidade e acessibilidade do TRE-MT, Grace Gasparoto, participou das oficinas. “O judiciário está entendendo que precisa aplicar a linguagem simples a fim de se fazer entender melhor pelo cidadão e dessa forma, prestar um serviço verdadeiramente acessível, pois o uso da linguagem culta e de termos jurídicos, muito comum em tribunais, é restrito a um universo menor de pessoas. Essa iniciativa demonstra que compartilhamos a vontade de mudar e simplificar a comunicação do judiciário”, destacou a laborista. 

Gasparoto lembrou que o Tribunal tem atuado com linguagem simples nos editais de licitação pública, citando como exemplo o edital para o descarte de materiais recicláveis. “A previsão é implementar de forma gradativa a linguagem simples em desenvolvimento de protótipos e produtos, como minutas de decisões, editais e despachos”.

A ação pedagógica conta com atividades de elaboração de peças judiciais e administrativas em linguagem simples. A formação foi encabeçada pelo AgoraQuando!? Lab,  laboratório de inovação do TRE-MT. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino) 

#DescriçãodaImagem: A fotografia mostra o juiz auxiliar da Presidência, Aristeu Dias Batista Vilella, em frente a projeção da oficina e quatro servidores de costa que estão a atividade.

Leia Também:  Prazos de justificativa são diferentes para quem não votou no 1° e 2° turnos da eleição

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE - MT

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Comparecimento cresce 220% em seis anos

Published

on

Em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (03.12), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) apresentou o resultado de algumas práticas adotadas para garantir a participação dessas pessoas no processo eleitoral. Em 2024, o número de eleitores aptos a votar com algum tipo de deficiência chegou a 19.547, um aumento de 196% quando comparado ao ano de 2018. 

“Embora eleitores PCD sejam uma minoria que, por muitos setores da vida, são negligenciados e esquecidos, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso dá atenção a essa parcela importante da nossa sociedade. Aliás, não dá para falar de democracia quando se exclui alguma parcela de cidadão, seja ela pequena ou não. A democracia é para todos, independente das diferenças”, pontuou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. 

A cada ano eleitoral houve um crescimento na participação das eleições nessa faixa eleitoral. De 2018 a 2020, o crescimento foi de 62%, já de 2020 para 2022 foi de 24%, enquanto que de 2022 a 2024, esse número voltou a crescer e alcançou 47%. O que, consequentemente, impactou no comparecimento às urnas. Em 2024, por exemplo, 67% do eleitorado apto exerceu o seu direito ao voto. O número é ainda mais impressionante quando se compara os anos de 2018 e 2024, em que mostra que houve um crescimento marcante de 220% na presença do pleito. Ou seja, essa é uma parcela que vem ganhando expressividade e mais força na hora de escolher seus representantes.

Leia Também:  Eleitores participam do Teste de Integridade com biometria e destacam segurança da urna

“Esse é um resultado esperado, já que há um trabalho que é pensado e desenvolvido especificamente para alcançar essa parcela de eleitores. Assim como há uma comunicação estratégica, há também ações de acessibilidade e inclusão para os eleitores PCD do estado. A estratégia se dá tanto na comunicação, quanto nas ações do Tribunal”, explicou a vice presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves. 

Ampliação de  atendimento ao eleitorado com deficiência

Em 2024, uma série de ações foram desenvolvidas a fim de atender e promover maior inclusão dessa faixa eleitoral. Entre elas estão vistorias nos locais de votação para garantia da acessibilidade, capacitação de mesários e mesárias, mutirão de atendimento no Instituto do Cegos, bem como um campanha de comunicação em todo estado para que eleitores com deficiência solicitassem à Justiça Eleitoral a inclusão da sua condição.

Ao ter ciência das necessidades dos eleitores com deficiência, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso atuou diretamente para mudar locais de votação inadequados, assim como criou uma equipe especializada para prestar assistência nas seções eleitorais. 

Leia Também:  TRE-MT participa de reunião preparatória para Encontro do Colégio das Ouvidorias Judiciais das Mulheres

Outra ação inovadora foi a parceria com a Central de Interpretação de Libras (CIL). O que possibilitou uma equipe de intérpretes de libras e servidores para auxiliar eleitores com deficiência auditiva na sede do Tribunal durante os dias de votação.  Vale relembrar, também, a disponibilização de transporte adaptado e gratuito em 90 municípios de Mato Grosso nas Eleições Municipais de 2024.

Porém, essas não foram as únicas ações realizadas, já em 2018 o TRE-MT ofertou capacitação em libras para seus servidores e servidoras, assim como em 2022 promoveu palestras instrutivas sobre as urnas para eleitores com deficiência visual. 

Essas práticas impactaram diretamente nas faixas de deficiências visual, auditiva e de locomoção, que foram as que mais cresceram desde 2018. Além de serem também as faixas que mais compareceram ao pleito. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra uma pessoa cadeirante de costas e ao lado como texto principal “3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA