TRE - MT
Mutirões eleitorais noturnos em Campo Verde buscam biometria junto ao público universitário

O cartório da 12ª Zona Eleitoral em Campo Verde (a 136 km de Cuiabá) planejou uma série de mutirões noturnos para alcançar o público universitário e jovens de cursos profissionalizantes, na faixa etária dos 19 aos 25 anos, que ainda não fizeram a coleta biométrica. Nesta terça-feira (21), a Justiça Eleitoral fará atendimentos na unidade municipal do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no horário das 8h às 11h e das 18h às 21h. Na Faculdade Unicentral, os atendimentos vão até o dia 23 de outubro e serão exclusivamente noturnos. A faculdade funciona nas dependências da Escola Municipal “Profª. Áurea Gonçalves Marqueti”.
Serão oferecidos serviços de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. Toda a estrutura necessária será levada para os atendimentos, com um servidor e um kit biométrico, composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e acomodação dos equipamentos. A ação integra a campanha Biometria 100%, que busca ampliar o cadastramento biométrico em 2025 para, no mínimo, 98% do eleitorado estadual.
“A Justiça Eleitoral firmou parceria com instituições de ensino superior para oferecer atendimento eleitoral ao público universitário jovem, a partir de listas de alunos matriculados. Com base nelas que foi possível quantificar o número de alunos sem biometria e a situação eleitoral de cada um. Identificamos pessoas que moram aqui e têm outro domicílio eleitoral, gente que não tem biometria e também de alistamento eleitoral tardio”, afirmou a servidora Bianca Baum, do cartório da 12ª Zona Eleitoral, que participará do mutirão como atendente da Justiça Eleitoral.
Enquanto o Senai Campo Verde está localizado na Avenida Eugênio Prati, Quadra 02 – Lote 20, Bairro Residencial Green Ville, a Faculdade Unicentral está situada na Avenida Mato Grosso, 2.085, Bairro GreenVille II. Para receber atendimento, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.

Instituto Federal
O cartório eleitoral retorna para atendimentos no campus Campo Verde do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) entre os dias 29 e 31 de outubro, no horário das 18h às 21h. Servidores da Justiça Eleitoral já estiveram na instituição em setembro como parte dos mutirões que procuraram alcançar o público universitário jovem. O IFMT está situado na Avenida Isidoro Luiz Gentilin, 585 – Belvedere.
“Nos mutirões noturnos, os atendimentos começam antes das 18 horas, para contemplar aqueles estudantes que chegam mais cedo, e prosseguem até as 21 horas, por conta do intervalo das aulas nessas instituições. No caso do IFMT, o nosso retorno está amparado no cruzamento de informações de que há eleitores que estudam à noite que estão sem biometria!”, completa Bianca Baum.
Biometria em Campo Verde
O Monitoramento da evolução do cadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) indica que Campo Verde está próximo de atingir a meta de 98% da campanha Biometria 100%. Com 31.203 eleitores com cadastramento biométrico, o município já possui uma cobertura de 95,35%, dentro de um universo de 32.723 pessoas aptas a votar. Pelo levantamento, o total que ainda precisa fazer a coleta biométrica é de 1.520 eleitores, o equivalente a 4,65%.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada de uma escola, identificada pela placa principal como Escola Municipal “Profª. Áurea Gonçalves Marqueti”, localizada em Campo Verde. O prédio é térreo, de cor clara, com uma cobertura marrom na área de entrada sustentada por vidros. Há um portão de grades, canteiros de flores coloridas em frente à entrada e gramado bem cuidado. À direita, é visível uma placa de publicidade da “Unicentral”.
Fonte: TRE – MT

TRE - MT
Unidade móvel da Justiça Eleitoral atenderá eleitorado da Grande Coxipó de quinta (23) a sábado (25)

A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso vai oferecer atendimentos ao eleitorado que reside ou trabalha na região da Grande Coxipó, a partir desta quinta-feira (23). Com foco na biometria, o veículo da Justiça Eleitoral Móvel (JEM) ficará estacionado na área externa da Escola Cívico-Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 4.695 (sentido Centro), na entrada do bairro Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá. Os atendimentos vão até sábado (25) e são abertos a toda a sociedade.
Nos dias 23 e 24, o atendimento será no horário das 7h30 às 13h; e, no dia 25, das 7h30 ao meio-dia. O ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), adesivado na cor azul, dispõe de toda a estrutura para atendimento do eleitor com conforto e comodidade. A presença da unidade móvel na unidade escolar reforça a campanha “Biometria 100%”, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), que visa ampliar a coleta biométrica no Estado, em 2025, para, no mínimo, 98%.
O foco do mutirão é o cadastramento biométrico, mas outros serviços também serão oferecidos, como: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. Toda a estrutura necessária será levada para os atendimentos, com servidores e kits biométricos, compostos por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e acomodação dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com informações da União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM), o bairro Chácara dos Pinheiros é um dos quase 120 bairros que integram a região da Grande Coxipó, das quais 115 comunidades são associadas à entidade. A UCAM é parceira da Justiça Eleitoral em Mato Grosso e ajudou a divulgar e convocar eleitores para o atendimento pela unidade móvel. “A gente fez a divulgação do mutirão junto às comunidades, com apoio das associações de bairros do Coxipó, conclamando a população para aproveitar a presença do ônibus da Justiça Eleitoral para fazer a biometria e recorrer a outros serviços disponíveis”, destaca o presidente da UCAM, José Maurício Pereira.
A diretora da Escola Cívico-Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, professora Fernanda Rosa Alves Lima, informou que parte da divulgação da campanha foi feita com mensagens enviadas por WhatsApp a pais de alunos da própria instituição. “A gente faz uma ação para que a mensagem da presença da unidade móvel chegue ao público da região, especialmente pais de alunos da nossa escola, porque entendemos que o cadastramento biométrico é uma tecnologia importante para o processo eleitoral, para que o eleitor tenha mais segurança nos seus dados e fique menos tempo na fila de votação”, afirmou a professora.
O chefe do cartório da 55ª Zona Eleitoral, Wilhiano Souza e Silva, explica que a localização da escola é estratégica, uma vez que a Avenida Fernando Corrêa da Costa é um corredor comercial, que transformou o Coxipó em uma região populosa. “Quem passar pela Fernando Corrêa, seja de transporte coletivo ou carro particular, vai poder ver o ônibus da Justiça Eleitoral estacionado no pátio da escola. Nele, serão oferecidos todos os serviços que você encontra num cartório eleitoral”, reforça o servidor.
Para receber atendimento, basta levar um documento oficial com foto, que pode ser apresentado na versão física ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora já sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido em mutirões ou ações da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
A região da Grande Coxipó, em Cuiabá, pertence à 55ª Zona Eleitoral, que é a maior em número de eleitores, entre as 57 existentes no Estado. Nela, há 115.014 eleitores aptos a votar, o equivalente a toda a população de Cáceres (município distante a 217 km de Cuiabá) em número de habitantes, a título de comparação. A 55ª ZE possui uma cobertura biométrica de 88,98%, ou 102.344 eleitores e eleitoras, dos quais ainda faltam fazer a biometria um eleitorado de 12.670 pessoas, o que representa 11,02%.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem mostra a fachada de um prédio escolar de dois pavimentos, com paredes em tons de vermelho e bege. Na entrada principal, há colunas e uma cobertura simples, e na lateral destaca-se um mural colorido com rostos de pessoas sorrindo. Algumas pessoas circulam pelo local, e há sinalização de faixa de pedestres em frente ao edifício, sob um céu azul e ensolarado
Fonte: TRE – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Abilio Brunini afirma que Cuiabá vive estado de alerta financeiro e denuncia “pedalada fiscal” da gestão anterior
-
Mato Grosso6 dias ago
“Ex-marido planejou crime e levou corda para amarrar filhos antes de matar Gabriela”, diz delegado
-
Mato Grosso4 dias ago
Justiça nega liberdade e mantém prisão de mulher suspeita de matar o marido com sete facadas em Várzea Grande
-
Mato Grosso5 dias ago
Delegado contesta versão em audiência e afirma que suspeito invadiu casa armado para cometer feminicídio e tentou amarrar filhos da vítima
-
Mato Grosso5 dias ago
Delegado aponta que ferimentos na vítima indicam tentativa de defesa; suspeita se apresentou à polícia e teve prisão decretada
-
Cuiabá6 dias ago
Janaina Riva desafia boatos e reafirma candidatura ao Senado pelo MDB: “Não vou recuar”
-
Mato Grosso5 dias ago
TRE-MT anula decisão e determina reabertura de ação que pede cassação do prefeito de Jauru por compra de votos
-
Cuiabá4 dias ago
Mãe aciona polícia e professor é preso em flagrante por importunar aluna de 15 anos no bairro cpa 2