TRE - MT
Fazenda Velha, em Cuiabá, recebe mutirão eleitoral neste sábado (1º/11)
A Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Novo Renascer” receberá, neste sábado (1º/11), um mutirão promovido pelo cartório da 55ª Zona Eleitoral, com foco no cadastramento biométrico de eleitores. O atendimento será realizado no horário das 8h às 13h, nas dependências da unidade escolar, localizada no km 54 da Estrada Rio dos Couros, na Comunidade Fazenda Velha, zona rural de Cuiabá.
O mutirão vai oferecer todos os serviços encontrados em um cartório eleitoral, tais como: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da biometria. Para atender à população eleitora, o cartório da 55ª ZE levará toda a estrutura necessária para o atendimento dos eleitores com conforto e comodidade.
Para esta ação, serão três servidores da Justiça Eleitoral e três kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e case para transporte e ambientação dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O mutirão reforça a campanha Biometria 100%, por meio da qual o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca ampliar o cadastramento biométrico para, no mínimo, 98% do eleitorado estadual em 2025. A Fazenda Velha pertence à 55ª Zona Eleitoral, a maior do estado em número de eleitores. Na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Novo Renascer”, local do mutirão, funcionam três seções eleitorais onde votam 568 eleitores.
De acordo com o chefe do cartório da 55ª ZE em substituição, Roberto Vidal, o mutirão é uma oportunidade para o eleitor fazer a biometria ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. “A gente sabe que a distância é uma das justificativas usadas por eleitores para não procurarem o cartório eleitoral com o objetivo de fazer o cadastramento biométrico. Com o mutirão, a Justiça Eleitoral vai até o eleitor. É mais uma chance para estar em dia com as obrigações eleitorais”, destacou o servidor público.
O presidente da Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá (CAR/CBA), Thiago Pedroso, conta que o pedido para a realização do mutirão partiu da própria comunidade, em ofício encaminhado ao juiz Alex Nunes de Figueiredo, da 55ª ZE, prontamente autorizado pelo magistrado. “Aqui nós temos muitos eleitores que não têm familiaridade com novas tecnologias e nem condições de deslocamento, sem contar no grande número de eleitores que não vota mais aqui”, explicou o morador da região, que fica a cerca de 50 minutos de carro do Centro de Cuiabá.
De acordo com ele, a Fazenda Velha é uma das 13 localidades que compõem a região, formada ainda pelas seguintes comunidades ou assentamentos: Aricazinho, Água Limpa, Paz Divina, Farturinha, 21 de Abril, Rio dos Couros, Barreiro/Buritizal, Rio dos Médicos, Raizama, Bela Vista, Santa Tereza e Rio das Pedras. Juntas, elas representam um público de cerca de 6 mil moradores. A comunidade mais distante fica a 70 km do centro de Cuiabá, enquanto outras ficam mais próximas, como Aricazinho, a 10 km do bairro Pedra 90.
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação.
A biometria eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito da Imagem: Luiz Alves | Ascom/PMC
#PraTodosVerem – Imagem aérea de uma escola rural identificada como Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) “Novo Renascer”, cercada por uma paisagem de campo aberto e vegetação esparsa. O complexo escolar consiste em vários edifícios de telhado claro e uma estrutura central mais alta. Em primeiro plano, destaca-se uma quadra poliesportiva colorida (azul, amarelo e vermelho) e cercada. Ao redor dos edifícios e da quadra, há árvores frondosas, e ao fundo, a paisagem se estende com uma floresta densa e um horizonte aberto. Vários veículos estão estacionados no lado direito da escola.
Fonte: TRE – MT
TRE - MT
Peixoto de Azevedo será atendido por mutirão eleitoral para biometria de estudantes e comunidade
Com o objetivo de promover a conscientização política e o exercício da cidadania, a 33ª Zona Eleitoral, com sede em Peixoto de Azevedo, realizará um mutirão de atendimento na Escola Estadual “19 de Julho”, localizada no município. Os serviços serão oferecidos nos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 20h, no auditório da unidade escolar.
A iniciativa tem como foco o atendimento de jovens eleitores e eleitoras, que são estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, está disponível à participação de toda a comunidade do bairro e do entorno.
“O evento será aberto ao público, permitindo que demais membros da comunidade local também possam regularizar sua situação eleitoral, promovendo, assim, mais inclusão e participação cívica”, ressalta o juiz da 33ª Zona Eleitoral, João Zibordi Lara.
A ação contemplará a população dos bairros Centro Novo, Centro Antigo e Alvorada, com foco no cadastramento biométrico. No caso do atendimento aos estudantes, o principal objetivo é facilitar o acesso ao primeiro título de eleitor, que também inclui a coleta da biometria.
Para cadastrar a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Para regularização de título, alistamento eleitoral e mudança de endereço, também é necessário levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos devem mostrar, ainda, o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem – Imagem da fachada principal de uma escola, com a entrada centralizada. A estrutura de entrada é pintada em azul escuro e branco, formando um portal sobre o portão de ferro. No alto, em destaque, lê-se o nome da instituição: “ESCOLA E. 19 DE JULHO” e, logo abaixo, o lema “DISCIPLINA HONRA E EDUCAÇÃO”. O portão está fechado, e é possível ver parte do telhado de telhas cerâmicas e a cerca metálica lateral da escola, sob um céu claro e nublado.
Fonte: TRE – MT
-
Mato Grosso7 dias agoDelegado nega participação de criminosos envolvidos na megaoperação do Rio de Janeiro
-
Mato Grosso4 dias agoMauro Mendes afirma que Estado deve agir com mão forte e alerta: “Quem enfrenta a polícia, vai se ferrar”
-
Cuiabá2 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso4 dias agoVereador registra boletim de ocorrência contra filho da prefeita após ameaça: “Escolheu sua calçada, agora anda nela”
-
Cuiabá23 horas agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Cuiabá3 dias agoMissão liderada por Abilio Brunini reúne autoridades e empresas chinesas de tecnologia e infraestrutura em Xangai
-
Cuiabá7 dias agoPrefeito alerta para impactos da operação no Rio na imagem do Brasil
-
GERAL3 dias agoGoverno de Mato Grosso assume trecho-chave do Contorno Leste e garante retomada das obras em Cuiabá