TRE - MT
Eleitora de 98 anos, moradora do Jardim Florianópolis, faz biometria depois de 29 anos sem votar
A Casa da Democracia fez um atendimento especial, em clima de “sextou”, para uma eleitora especial, que deu um show de cidadania. Dona Antônia Eugenia da Silva, de 98 anos, procurou o cartório eleitoral para regularizar sua situação perante o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ela foi ao local, acompanhada da filha caçula, a empresária Catarina Silva, de 44 anos, para fazer revisão cadastral e o cadastramento biométrico. Antiga moradora da comunidade rural de Cabeceira do Bravo, em Acorizal (município distante 70 km de Cuiabá), ela havia votado pela última vez em 1996, há 29 anos.
Dona Antônia conta que teve 12 filhos, dos quais quatro já faleceram. Sorridente e cheia de energia, ela disse que sempre votou, mas depois que se mudou de Acorizal para Cuiabá nunca mais exerceu o direito ao voto. “A gente vivia em comunidade, muitos vizinhos amigos, gente que conhecia desde criança, então votar era uma festa. Eu não ia votar muito cedo, porque não gostava de sair de casa muito cedo, saía de casa para votar entre 8h e 10h da manhã, para o sol não esquentar muito”, disse, abrindo um sorriso que conquistou outros eleitores e servidores da Justiça Eleitoral.
Catarina relata que sua mãe mora com o irmão dela, no bairro Jardim Florianópolis. Dos homens, ele é o filho caçula de Dona Antônia. “Ela mora com ele, mas quem faz os “corres” de tudo sou eu. Graças a Deus, minha mãe goza de boa saúde e lucidez para seus 98 anos. Isso é uma bênção e um privilégio. Há 20 anos, quando deixou Acorizal, a mãe mora aqui no Jardim Florianópolis, mas o título de eleitora ainda era de lá”, destacou ela.
O servidor da Justiça Eleitoral, Odiles Junior, lembra que pela legislação brasileira, após os 70 anos de idade, o voto é facultativo. Ele relatou como foi o atendimento junto à eleitora idosa. “A gente recebeu uma eleitora muito especial, nascida em 1927. Ela estava com o título cancelado. Regularizamos o título dela, transferindo-o da zona rural de Acorizal para Cuiabá, para a 51ª Zona Eleitoral. Fizemos a coleta biométrica e agora está com o título de eleitor em situação regular e como eleitora de Cuiabá, apta a votar. Não é todo dia que a gente recebe uma eleitora tão ilustre e tão firme”, informou o servidor.
Antes de deixar as instalações da Casa da Democracia, a nonagenária deu a receita da longevidade: “não tomar bebida alcoólica e comer mocotó no feijão”.
A Casa da Democracia está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4750, no Centro Político Administrativo (CPA), e funciona no horário das 7h30 às 13h30.
Jornalista Anderson Pinho
#PraTodosVerem – A imagem registra um momento de atendimento de uma eleitora de 98 anos na Casa da Democracia. Em primeiro plano, uma senhora idosa sorridente está sentada à frente de um terminal de atendimento, interagindo com um servidor da Justiça Eleitoral, que a auxilia com as mãos sobre a mesa. Ao lado da idosa, uma mulher a acompanha, observando o procedimento. No computador à direita, é visível a tela de um software que solicita a coleta de impressões digitais. A cena, que inclui ainda a presença de outra servidora ao fundo, transmite um ambiente de acolhimento e suporte durante o processo de atualização de dados eleitorais.
Fonte: TRE – MT
TRE - MT
Autoridades enaltecem papel da Justiça Eleitoral na escolha popular
Várias autoridades deixaram mensagens congratulando o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) pelos 93 anos de sua instalação, ocorrida em 11 de novembro de 1932. Políticos, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e integrantes do Sistema de Justiça mato-grossense marcaram presença em uma cerimônia concorrida, realizada na manhã desta terça-feira (11), no Pleno da instituição.
A procuradora Regional Eleitoral Thereza Luiza Fontenelli Costa Maia, naquele ato representando o procurador Regional Eleitoral Fabrízio Predebon da Silva, integrante do Pleno, parabenizou a Justiça Eleitoral pela data, assim como os servidores, membros, autoridades e todas as pessoas homenageadas. Ao fazer um recorte histórico sobre a atuação do TRE-MT, ela apontou desafios superados ao longo de sua existência.
“Sua trajetória é marcada por grandes desafios e isso fica demonstrado pela solidez da sua atuação. Em mais de nove décadas, superou desafios muito difíceis, a exemplo do que aconteceu na era Vargas, com o próprio fechamento da Justiça Eleitoral, e hoje está aqui, expressando sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho conjunto. Nos colocamos inteiramente à disposição dessa Justiça especializada para continuarmos enfrentando os desafios que vêm pela frente e trabalhando juntos pela democracia”, disse ela.
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, recoheceu a importância da Justiça Eleitoral para a Democracia, citou a contribuição do primeiro presidente do TRE-MT, Palmyro Pimenta (1932-1934), e elogiou a instituição por homenagear os seus servidores.
“Nós que já estamos na política mato-grossense há um bom tempo já fomos submetidos à apreciação do voto popular e à apuração destes votos por este egrégio Tribunal desde 1972, quando fui eleito prefeito de Várzea Grande, ocasião em que recebi o diploma de eleito por este TRE-MT. Quero saudar todo o Judiciário Eleitoral de Mato Grosso e lembrar que no prédio da ALMT há um posto eleitoral de atendimento ao eleitor, fruto de uma parceria que muito nos honra e nos faz sentir valorizados e prestigiados por esta Casa. Parabéns por esta data”, afirmou o parlamentar.
A presidente da seccional em Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil, Gisela Cardoso, lembrou que, na condição de juristas, vários colegas da advocacia compõem e já compuseram o Pleno da Corte Eleitoral mato-grossense e do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT).
“A advocacia mato-grossense sempre presente, atuando e colaborando com a Justiça Eleitoral. Faço aqui um reconhecimento em nome dos juízes-membros que hoje ocupam as cadeiras de juristas, representando a advocacia, a advocacia de Mato Grosso: doutor Marcelo Morgado, doutor Pérsio Landin, doutor Welder Queiroz, doutor Rafael Arantes. Na pessoa de Vossas Excelências, estendo os cumprimentos e o agradecimento a toda advocacia mato-grossense que, ao longo desses 93 anos, também contribui para o sucesso da Justiça Eleitoral mato-grossense”, enfatizou Gisela.
O conselheiro Ulisses Rabaneda, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enviou um vídeo exibido durante a sessão solene, felicitando a instituição pelos 93 anos de sua instalação.
“É uma alegria imensa participar desta celebração pelos 93 anos da Justiça Eleitoral do Estado de Mato Grosso. Tenho um carinho muito especial por essa Casa que, ao longo dos anos, eu aprendi muito sobre o valor da institucionalidade e sobre a responsabilidade de se defender a democracia com seriedade, equilíbrio e respeito ao cidadão. O período em que passei na Justiça Eleitoral de Mato Grosso foi muito gratificante. A Justiça Eleitoral do nosso Estado cresceu junto com o povo e junto com as nossas instituições”, pontuou.
Jornalista Anderson Pinho
Crédito das Imagens: Josi Dias | TJMT
#PraTodosVerem – A imagem foca no deputado estadual Júlio Campos, 1º vice-presidente da ALMT, de óculos e terno, discursando em um púlpito de acrílico com um microfone à sua frente, durante uma cerimônia formal. Ele está no plano principal, sorrindo e gesticulando levemente, transmitindo a sensação de um momento de fala e homenagem. Ao fundo, desfocadas, veem-se duas pessoas sentadas à mesa de autoridades e, na parede, um crucifixo.
Fonte: TRE – MT
-
Mato Grosso7 dias agoFeminicida procurado em MT e preso por novo crime em MS é encontrado morto dentro de presídio
-
Cuiabá6 dias agoEmpresário, parentes, advogados e servidor do TJ são acusados de montar rede para forjar ações e liberar alvarás indevidos
-
Cuiabá7 dias agoMédicos da Unimed Cuiabá pressionam por assembleia e pedem destituição da gestão Carlos Bouret
-
Mato Grosso5 dias agoDeputada Janaina Riva registra Boletim de Ocorrência contra servidor de Rondonópolis por importunação sexual e injúria
-
Mato Grosso6 dias agoMulher é morta a facada e marido é encontrado enforcado nos fundos de sua casa; polícia investiga caso de feminicídio seguido de suicídio
-
Mato Grosso5 dias agoGovernador Mauro Mendes reage a greve do judiciário e cobra responsabilidade fiscal
-
Mato Grosso6 dias agoCorpo é encontrado com mãos e pés amarrados, corda no pescoço, marcas de tortura e sinais de queimado às margens da BR-163
-
Cuiabá7 dias agoPGR acusa segurança de lobista de obstruir investigação sobre venda de decisões no STJ




