Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TRE - MT

Corregedoria mobiliza juízes para alcançar 98% da biometria eleitoral em Mato Grosso

Publicado em

Com o foco em atingir a meta de 98% de cadastramento biométrico no estado em 2025, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou uma reunião de alinhamento com juízes e juízas eleitorais, nesta quarta-feira (04.06). Atualmente, 88,08% do eleitorado mato-grossense está com a biometria cadastrada, ou seja, 2.203.336 pessoas, do total de 2.501.571 aptas ao voto.

Na abertura, o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado, colocou a CRE à disposição para tratar situações que possam gerar dificuldades ao cumprimento da meta. “Estamos no mesmo barco, sob a condução da presidente, desembargadora Serly Marcondes Alves, e podem contar comigo. Vamos abrir um diálogo permanente. Quero expor o projeto para que as senhoras e os senhores se envolvam e possam atuar, visando uma cooperação pessoal e funcional, em uma unidade da Corregedoria com os juízes e juízas eleitorais neste biênio”, afirmou.

Destacam-se, de forma positiva, com as maiores coberturas biométricas realizadas, as seguintes Zonas Eleitorais: 8ª ZE – Alto Araguaia (95,63%); 3ª ZE – Rosário Oeste (95,6%); 34ª ZE – Chapada dos Guimarães (95,56%); 38ª ZE – Barão de Melgaço (95,38%); 47ª ZE – Poxoréu (95,27%); 4ª ZE – Poconé (94,51%); 46ª ZE – Rondonópolis (94,38%); 21ª ZE – Lucas do Rio Verde (94,34%); 12ª ZE – Campo Verde (94,19%); e 45ª ZE – Pedra Preta (94,01%).

Em seguida, foram citados os municípios que que não possuem postos de atendimentos e que estão com percentual abaixo da média do estado: Reserva do Cabaçal (44,2%), Nova Marilândia (73,6%), Rio Branco (78,5%), Boa Esperança do Norte (79,6%), Salto do Céu (82,1%) e Santo Afonso (84,7%). Já as Zonas Eleitorais com maior percentual de eleitores e eleitoras sem biometria são: 28ª ZE – Porto Alegre do Norte (46,74%); 57ª ZE – Paranatinga (41,93%); 35ª ZE – Juína (34,62%); 56ª ZE – Brasnorte (33,54%); 11ª ZE – Aripuanã (33,02%); 27º ZE – Juara (27,33%); 53ª – Querência (26,92%); 50ª ZE – Nova Monte Verde (25,66%).

Leia Também:  Estudantes de Direito da Unemat conhecem Memorial Eleitoral e participam de sessão plenária do TRE-MT

Para alavancar as ações, o corregedor regional eleitoral informou que o TRE-MT recebeu 50 novos kits completos de biometria, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento. Além disso, há 150 novos kits incompletos que se juntarão a outros 109 kits incompletos já adquiridos, que estarão disponíveis para instalação em novos pontos de coleta biométrica por meio de parcerias com Prefeituras. “Faremos uma distribuição planejada, com alocação baseada em critérios de necessidade e impacto potencial”, explicou o desembargador Marcos Machado.

O assessor técnico da CRE, Kelsen de França Magalhães, apresentou algumas ações traçadas, sob coordenação do corregedor regional eleitoral. “Serão feitas avaliações trimestrais da evolução, previstas para 15/09 e 15/12. Cada Zona Eleitoral deverá apresentar um plano de ação, até 20/06, além de buscar o fortalecimento de parcerias locais, com celebração de Acordos de Cooperação com Prefeituras e órgãos públicos. Outra sugestão que fazemos é quanto ao uso do ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), e a priorização de atendimento nas regiões com maior concentração de eleitores sem biometria, de acordo com a possibilidade de cada Cartório Eleitoral e Posto de Atendimento”.

Também presente na reunião, o juiz auxiliar da Corregedoria, Marcelo Sebastião Prado de Moraes, endossou o compromisso externado pelo corregedor. “Estamos a postos e à disposição para atender a meta de 98% do cadastro biométrico realizado em Mato Grosso para 2025. Ressalto que será disponibilizada uma planilha aos juízes e juízas com as datas de atendimentos do JEI (Juizado Especial Itinerante), realizado pelo Tribunal de Justiça (TJMT), projeto no qual podemos aproveitar para encaixar o atendimento eleitoral”, salientou.

Leia Também:  TRE-MT participa da 11º edição do Fórum TIC da Justiça

“Achei essa reunião muito produtiva, serviu para já entrarmos em contato com a nova Corregedoria do TRE, na pessoa do desembargador Marcos Machado e do juiz auxiliar Marcelo Sebastião. Entendemos a necessidade de pensar num plano de ação para aumentar o número de eleitores com a biometria, para que a gente facilite, não só o trabalho dos mesários, mas também do próprio eleitor. A próxima eleição será para cinco cargos, então vai ser já um pouco mais demorado do que o normal. Dessa forma, tudo que nós pudermos fazer para agilizar o trabalho dos envolvidos numa eleição, e também, dos eleitores, eu acho que vamos ter que fazer, e sentimos também bastante segurança com esse apoio da Corregedoria em mais essa missão”, avaliou a juíza da 43º Zona Eleitoral, com sede em Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano.

A reunião contou com a participação de aproximadamente 56 juízes e juízas eleitorais, além da equipe da Corregedoria e de outros setores do TRE-MT.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma reunião virtual realizada por videoconferência, com a participação de diversos servidores e magistrados ligados à Justiça Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT). Estão dispostos em uma grade de vídeo no estilo do Zoom, com nomes e cargos identificados em cada janela.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE - MT

Presidente do TRE-MT participa da abertura do 1º FestLabs Centro-Oeste

Published

on

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, participou da abertura e da programação matutina do 1º FestLabs Centro-Oeste, nesta quinta-feira (12.06), no edifício Famato, em Cuiabá. O evento reúne mais de 100 magistrados, magistradas, servidores e servidoras dos Tribunais estaduais e federais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, todos atuantes em laboratórios e iniciativas de inovação no Judiciário.

Realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o FestLabs tem como anfitrião, nesta primeira edição, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Laboratório de Inovação – InovaJusMT. Conta, ainda, com a parceria do TRE-MT, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) e a Justiça Federal.

O tema do evento, que ocorre até esta sexta-feira (13.06), é “Conectando laboratórios, transformando a Justiça”. A programação é extensa e diversa, com oficinas e palestras, apresentação de novas ferramentas e processos inovadores, troca de experiências e reflexões. Tudo com o objetivo de fortalecer a rede de inovação entre os tribunais da região e, consequentemente, oferecer à população serviços que estejam adequados à realidade atual e já com o olhar no futuro.

A presidente do TRE-MT ressaltou a importância do evento e destacou iniciativas inovadoras da Justiça Eleitoral de Mato Grosso que, inclusive, integram a programação do InovaTalks, no evento, oportunidade em que elas serão apresentadas aos participantes nesta sexta-feira (13.06). “Temos o ReciclaJE, que consiste na elaboração de edital para cadastro de empresas de reciclagem em linguagem simples. E também o projeto Comunicação Simples nas Eleições, que divulgou as etapas do Teste do Integridade em linguagem acessível e simplificada. São projetos que têm como foco o desenvolvimento da cidadania, com a acessibilidade a este direito de forma plena. E tudo é feito com muito afeto, como bem recomendou o nosso ministro Barroso (Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal)”.

Leia Também:  O magistrado Walter Tomaz da Costa será o juiz eleitoral de Sinop a partir do dia 14/10

Representando a Justiça Federal, a juíza federal Juliana da Paixão, que também é juíza-membro do TRE-MT, disse que os laboratórios de inovação têm se mostrado instrumentos transformadores, capazes de impulsionar mudanças positivas nas instituições. “Este evento representa uma valiosa oportunidade de trocas de experiências e de construção conjunta de soluções criativas e eficazes. Sabemos que os desafios que enfrentamos são complexos e que é por meio da colaboração, da escuta ativa e da articulação interinstitucional que vamos conseguir avançar com consistência”.

Segundo a conselheira do CNJ, Daniela Madeira, estes eventos regionais promovem o compartilhamento de inovações e boas práticas. “Que a gente possa nacionalizar estas iniciativas, mudar essa cultura de compartilhamento. É uma mudança de chave, vamos inovar já pensando em compartilhar, porque assim conseguimos atingir melhores resultados. Dentro da programação do evento, teremos a primeira oficina de Prompt no Centro-Oeste, o que consideramos muito disruptivo”, avaliou. Em sua palestra, ela destacou que o 1º FestLabs Centro-Oeste põe em prática o que orienta o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 395/2021, ao estabelecer os pilares para a administração da inovação no Poder Judiciário. Falou, ainda, sobre o Plano Nacional de Inovação, a Meta 9, do CNJ, que aumentou para dois o número de projetos com participação de laboratório de inovação de outro Tribunal, e mostrou a plataforma Renovajud, que atualmente conta com 114 laboratórios, 1.200 iniciativas e o recorde mensal de 308 iniciativas só em março de 2025.

O presidente do TJMT, José Zuquim Nogueira, classificou o evento como fundamental para o avanço da inovação no Poder Judiciário. “É um momento de grande alegria para nós e de realização, onde os Tribunais do Centro-Oeste estão reunidos, com o propósito de apresentar novas metas, novos projetos que venham facilitar aquele serviço prestado para a sociedade. Temos inovações, ideias, criações de políticas que estão sendo desenvolvidas e debatidas neste evento, assim, nós conseguimos compartilhar e absorver aquilo que nos interessar na evolução da inovação. Então, é um momento de gratificação para a administração pública e para todo o Judiciário mato-grossense, essa união de esforços é que representa avanços e comprometimento”.

Leia Também:  TRE-MT abre credenciamento de profissionais e empresas para serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura

Projetos do TRE-MT

As iniciativas do TRE-MT serão apresentadas na rodada 2 do Inova Talks, nesta sexta-feira (13.06), das 10h35 às 11h35. A servidora Maria Eliane Haruko Imada Sakata falará sobre o ReciclaJE, e a servidora Marcela Alves Lopes Mendes de Oliveira e o colaborador externo, Sidan O Rafa apresentação o projeto Comunicação Simples nas Eleições. Na mesma rodada, também haverá exposição dos projetos Operação GRIDE e da LEXIA – Plataforma de IA Generativa, pelo desembargador do TJMT, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro.

Confira a programação completa aqui.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem: A imagem mostra um painel de evento formal com nove pessoas sentadas em cadeiras sobre um palco decorado com arranjos florais. Ao fundo, há um telão com a frase “Olá, que bom ter você aqui!” e os logos do “1º Fest” e “Labs Centro-Oeste”, além de uma paisagem natural com céu azul e formações rochosas. Os participantes estão vestidos com trajes sociais, indicando um evento institucional ou corporativo.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA