TCE MT
TCE-MT amplia acesso de servidores à saúde e registra mais de 13 mil atendimentos em 2024

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho realizou mais de 13 mil atendimentos. |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vem ampliando o acesso dos servidores e colaboradores à saúde. Em 2024, o número de atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos e de outras áreas quase dobrou, com crescimento de 98% em relação a 2023, quando já havia sido registrada alta de 43,32% em comparação com 2022.
Os serviços são oferecidos pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), vinculado à Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, que registrou 13.260 atendimentos e 26.393 procedimentos no ano passado, reforçando assim o compromisso da instituição com o bem-estar e a valorização de seus profissionais.
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
Edição de 2025 da Semana da Saúde incluiu roda de conversa sobre saúde mental. |
Graças a esses princípios, é garantido acesso gratuito de servidores e colaboradores a diversas especialidades. Só no ano passado, foram 2.008 atendimentos médicos, 2.621 de enfermagem, 4.235 de fisioterapia e 2.100 de psicologia, além de assistência nutricional, odontológica e atividades com aposentados.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Encerramento da edição de 2024 do Programa Vida Leve. |
As ações do Núcleo se estendem também às campanhas de educação em saúde e ações voltadas à prevenção de doenças. Entre elas, destacam-se as campanhas contra a obesidade, controle do colesterol, prevenção de câncer e vacinação. Em fevereiro, também é realizado trabalho de conscientização voltado ao período de Carnaval.
Todo ano, é promovida ainda a Semana da Saúde, que na edição 2025 incluiu uma roda de conversa sobre saúde mental. Outras atividades que já fazem parte do calendário do Núcleo incluem o incentivo à doação de sangue, órgãos e medula óssea, além de palestras educativas.
Para este ano, também está prevista a segunda edição do programa Vida Leve, voltado à prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Lançada em 2024, a ação inclui prática de exercícios físicos, análise clínica dos participantes e acompanhamento multiprofissional contínuo.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT

TCE MT
Articulação de conselheiro do TCE-MT junto a procurador-geral de Justiça garante R$ 2 milhões ao Abrigo Bom Jesus

A articulação do conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Antonio Joaquim junto ao então procurador-geral de Justiça e atual desembargador Deosdete Cruz Junior contribuiu para a destinação de R$ 2 milhões ao Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá. O valor, oriundo de acordos firmados pelo Ministério Público Estadual (MPMT), garantiu a ampliação da ala masculina da entidade.
Nesta segunda-feira (14), em visita ao local com Deosdete, Antonio Joaquim falou sobre os resultados obtidos a partir da mobilização institucional. “A atividade pública, na minha concepção, se alimenta desse tipo de ação que podemos fazer. O agente público tem que ser útil e ver o bem que podemos fazer com esse trabalho nos dá forças para seguir contribuindo”, afirmou.
Referência no acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, o abrigo Bom Jesus oferece este tipo de atendimento em Cuiabá. Com a ampliação da estrutura, que já conta com 24 quartos prontos e outros 24 que começam a ser reformados nesta semana, a previsão é que mais 30 pessoas saiam da fila de espera e sejam acolhidas ali.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Foi o que explicou a presidente da organização, Márcia Ferreira, ao destacar que o atendimento a esta população se mantém há 85 anos graças à mobilização social. “Isso vai nos permitir acolher mais pessoas em situação de abandono ou maus-tratos. O Abrigo Bom Jesus está fazendo a sua parte e é essencial que o poder público também esteja comprometido com a causa dos idosos”, disse.
Márcia também chamou a atenção para o envelhecimento da população brasileira, que impõe novos desafios à sociedade e à gestão pública. “É uma causa que preocupa a todos nós, porque nosso país não é mais um país jovem. A pirâmide etária se inverteu. Então, esse cuidado com o idoso não é responsabilidade apenas da sociedade. O poder público não pode ficar omisso diante dessa situação.”
Na ocasião, Deosdete Cruz Júnior reforçou que a obra representa um exemplo de como a união entre instituições pode resolver problemas crônicos. “O abrigo tem credibilidade. Quando fui procurado pelo conselheiro Antônio Joaquim e pela Márcia, reunimos os promotores para viabilizar a destinação e agora vemos esse recurso sendo aplicado de forma digna”, disse.
Diante disso, o magistrado também fez um apelo à população para que conheça e apoie o trabalho desenvolvido pela entidade. “A sociedade está envelhecendo e temos um número crescente de excluídos que precisam de apoio. Aqui vemos pessoas de coração generoso se dedicando a essa missão, mas elas precisam da colaboração de todos, seja com recursos públicos ou doações individuais.”
Vale destacar que, desde o ano passado, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ao lado do desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT) Orlando Perri, vem atuando para garantir a instalação de cinco Instituições Públicas de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) no estado. Uma delas será construída na Capital, em espaço doado pelo TCE-MT na região do Centro Político Administrativo (CPA).
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência