Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

TCE MT

Sérgio Ricardo assume relatoria do BRT e quer conclusão das obras em janeiro de 2026

Publicado em

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assumiu a relatoria de oito processos referentes à implantação do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. A avocação foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) desta quinta-feira (10) e leva em conta a complexidade técnica e o impacto social e financeiro do projeto, que ultrapassa os R$ 468 milhões de reais.

Diante de uma série de atrasos e falhas, o presidente vem cobrando celeridade máxima nas obras. “A população de Cuiabá e Várzea Grande não pode mais esperar. O BRT é uma obra essencial para melhorar a mobilidade urbana e garantir dignidade no transporte público. Ao assumir a relatoria, vamos acompanhar de perto cada passo, cobrar resultados e garantir que essa obra seja finalmente entregue à população”, afirmou.

Recentemente, o contrato com a empresa que atuava na implementação do modal foi rescindido pelo Governo do Estado, que recebeu aval do TCE-MT para publicar os editais para a contratação de novas empresas. “Nosso objetivo é fazer com que esse projeto seja concluído até janeiro de 2026”, completou Sérgio Ricardo, que também defende que os trabalhos sejam realizados em três turnos e aos fins de semana.

Leia Também:  Aspar tem participação efetiva na aprovação de 100% dos projetos do TCE-MT na ALMT

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Além de transferir todos os processos relacionados ao BRT em tramitação no Tribunal para o presidente, a decisão estabelece que os que vierem também estejam sob sua relatoria. De acordo com Sérgio Ricardo, a avocação permitirá uma atuação mais estratégica sobre uma das obras públicas mais importantes em execução no estado.

A avocação foi fundamentada em parecer da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), que classificou o projeto como de alta relevância. Segundo o documento, o BRT envolve múltiplos órgãos públicos, contratos de grande vulto e impacto direto sobre a mobilidade urbana de mais de um milhão de pessoas na Capital e em Várzea Grande.

“O potencial de impacto do tema reafirma a importância e a necessidade de visão estratégica da autoridade máxima do órgão de controle e seu envolvimento direto na análise e decisão na demanda de alta complexidade, assegurando a integridade e a consistência das decisões do Tribunal. Não por outra razão, que a avocação de processos internos sob sua jurisdição é uma prerrogativa natural e legal do presidente do TCE-MT, quando se trata de assuntos de alta relevância”, diz trecho do parecer técnico.

Leia Também:  Sem nenhuma irregularidade, contas anuais de Colíder recebem parecer favorável

O posicionamento foi reforçado pela Consultoria Jurídica Geral do TCE. “A relatoria presidencial, em casos de tamanha envergadura, afigura-se como instrumento essencial para viabilizar o diálogo institucional qualificado e a construção de soluções coordenadas, alinhando-se à própria vinculatividade da atuação administrativa – e de controle – ao interesse público, mesmo em seara de aparente discricionariedade”, sustenta o consultor jurídico-geral do TCE-MT, Grhegory Maia.

A decisão também determinou a instauração de um acompanhamento simultâneo das obras, que, de acordo com o presidente, serão monitoradas diariamente pelos auditores do TCE-MT já designados para o trabalho. “O Tribunal já está acompanhando, mas vai acompanhar ainda mais de perto cada etapa do cronograma e atuar para evitar novos atrasos”, concluiu Sérgio Ricardo.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TCE MT

TCE-MT amplia acesso de servidores à saúde e registra mais de 13 mil atendimentos em 2024

Published

on

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho realizou mais de 13 mil atendimentos.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) vem ampliando o acesso dos servidores e colaboradores à saúde. Em 2024, o número de atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos e de outras áreas quase dobrou, com crescimento de 98% em relação a 2023, quando já havia sido registrada alta de 43,32% em comparação com 2022.

Os serviços são oferecidos pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), vinculado à Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, que registrou 13.260 atendimentos e 26.393 procedimentos no ano passado, reforçando assim o compromisso da instituição com o bem-estar e a valorização de seus profissionais.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Edição de 2025 da Semana da Saúde incluiu roda de conversa sobre saúde mental.

Graças a esses princípios, é garantido acesso gratuito de servidores e colaboradores a diversas especialidades. Só no ano passado, foram 2.008 atendimentos médicos, 2.621 de enfermagem, 4.235 de fisioterapia e 2.100 de psicologia, além de assistência nutricional, odontológica e atividades com aposentados.

Leia Também:  Projetos de Lúdio combatem crise climática, e protegem pessoas e biomas
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Encerramento da edição de 2024 do Programa Vida Leve.

As ações do Núcleo se estendem também às campanhas de educação em saúde e ações voltadas à prevenção de doenças. Entre elas, destacam-se as campanhas contra a obesidade, controle do colesterol, prevenção de câncer e vacinação. Em fevereiro, também é realizado trabalho de conscientização voltado ao período de Carnaval.

Todo ano, é promovida ainda a Semana da Saúde, que na edição 2025 incluiu uma roda de conversa sobre saúde mental. Outras atividades que já fazem parte do calendário do Núcleo incluem o incentivo à doação de sangue, órgãos e medula óssea, além de palestras educativas.

Para este ano, também está prevista a segunda edição do programa Vida Leve, voltado à prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Lançada em 2024, a ação inclui prática de exercícios físicos, análise clínica dos participantes e acompanhamento multiprofissional contínuo.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA