Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TCE MT

Alunos do MBA em Gestão de Cidades começam a definir temas de TCCs

Publicado em

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O 6° módulo foi conduzido pela facilitadora Walesca Miguel Batista. Clique aqui para ampliar.

O 6° módulo do curso de MBA em Gestão de Cidades, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), abordou a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nesta sexta-feira (27). A aula foi conduzida pela facilitadora Walesca Miguel Batista, que apresentou uma série de possibilidades metodológicas e temáticas. 

“O aluno precisa dizer: ‘Esse é o problema e essa é a resposta’. Isso pode ser feito com base em uma metodologia sistemática de revisão bibliográfica e com a análise de dados e de documentos oficiais, para que eles possam dar uma resposta à sociedade. Todos os TCCs também têm que considerar as relações sociais”, explicou.

Doutora em Direito Político e Econômico, Walesca é diretora do Instituto Luiz Gama e integra grupos de pesquisa nacionais e internacionais como Mackenzie e Duke University – EUA. Além disso, coordena o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro. De acordo com ela, o TCC pode ser apresentado no formato de artigo científico, projeto de intervenção ou monografia. No caso dos artigos, são permitidos até três autores. Já os projetos podem ser desenvolvidos em grupos de até dez participantes, enquanto a monografia deve ser realizada individualmente.

Leia Também:  Superávit e ações para melhoria da gestão pública garantem parecer favorável às contas de gestão do TCE-MT
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A facilitadora apresentou uma série de possibilidades metodológicas e temáticas. 

Durante o encontro, os alunos foram orientados sobre a relevância dos temas e sobre a importância de iniciar a construção dos trabalhos com antecedência, de forma a aprimorá-los ao longo dos próximos meses. O servidor do Governo do Estado Vinícius Batista Carvalho contou que já sabe qual caminho seguir em seu TCC.  “Como cidadão, sou bem ressentido com as obras da Copa, com a mobilidade urbana da cidade em geral e a acessibilidade das pessoas. Então, penso em apresentar soluções na área de infraestrutura.”

Para a servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) Brenda Fernandes a aula ajudou a refletir sobre os desafios enfrentados em sua área. “A aula me fez pensar em como desenvolver meu trabalho dentro da secretaria. Vou seguir para o rumo da mineração, que é um problema atual sobre o qual já temos avançado.”

Promovida em parceria com a Fadisp, a pós-graduação tem carga horária total de 360 horas e conta com 1 mil alunos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, além de servidores da administração estadual de Mato Grosso com formação superior. O conteúdo prático e atualizado do MBA inclui compliance ambiental, controle interno de riscos, prestação de contas, compras públicas e tecnologias para gestão municipal, temas que impactam diretamente na realidade dos municípios. Clique aqui para acessar o cronograma das próximas aulas.

Leia Também:  Conselheiro Antonio Joaquim coordenará GT visando fortalecimento de Ouvidorias Públicas brasileiras

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TCE MT

Sérgio Ricardo lamenta morte de Beatriz Spinelli

Published

on

Crédito: Arquivo TCE-MT
Ilustração
Conselheiro aposentado Ubiratã Spinelli e sua esposa, Bia Spinelli, que faleceu nesta terça-feira (8).

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, lamenta o falecimento da ex-vice-prefeita de Cuiabá, Beatriz Helena Bressane Spinelli, de 82 anos, nesta terça-feira (8). 

Bia Spinelli, como era conhecida, teve destaque na política cuiabana. Além de vice-prefeita na gestão de Frederico Campos (1989–1992), também foi eleita vereadora para o mandato de 1993 a 1996. No fim da legislatura, concorreu ao cargo de prefeita.

Ela era esposa do conselheiro aposentado Ubiratan Spinelli e mãe dos servidores do TCE-MT, Marina B. Spinelli Maia de Andrade, coordenadora-geral da Escola Superior de Contas, e Rodrigo B. Spinelli, lotado na Secex de Obras e Infraestrutura. 

“Beatriz Spinelli  deixou sua marca na história de Cuiabá e também no coração de todos que conviveram com ela. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade à família, especialmente aos servidores Marina e Rodrigo, colegas queridos do Tribunal. Que Deus conforte a todos”, afirmou Sérgio Ricardo.

Leia Também:  Sérgio Ricardo propõe que Estado compre Santa Casa

A Escola Superior de Contas, o Instituto Memória e todos os servidores do TCE-MT se solidarizam com a família Spinelli neste momento de dor, e prestam homenagem a Beatriz Helena por sua trajetória pública e seu legado humano.

O velório será realizado nesta quarta-feira (9), a partir das 17h, na Capela Jardins. O sepultamento será na quinta-feira (10), às 10h, no Cemitério da Piedade, em Cuiabá-MT.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA