Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Servidores podem se inscrever para nova turma do curso Oratória e Inteligência Emocional

Publicado em

As inscrições para a quarta turma do curso Oratória e Inteligência Emocional, da Escola de Governo, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), já estão abertas. As aulas ocorrem presencialmente entre os dias 06 e 10 de novembro, das 13h às 17h, no prédio da OAB, na Escola Superior de Advocacia. Serão disponibilizadas 30 vagas. Os interessados têm até 31 de outubro para realizar a inscrição.

O objetivo da formação é apresentar técnicas que auxiliem o profissional a superar o medo e timidez de falar em público, auxiliar na criação de apresentações formais e informais, destacar técnicas de criação de apresentações escritas e em projeções com uso de slides.

A comunicação fluida por parte dos servidores ajuda na promoção de um serviço público de maior qualidade e fortalece as relações interpessoais dentro do Estado. A formação conta com certificação e carga horária de 20 horas. O facilitador será o pedagogo e pós-graduado em Liderança e Coaching, Marcelo Campos.

“A comunicação é a arte de melhorar as suas relações para com o outro. Quando o servidor público tem uma comunicação assertiva, ele consegue atingir não apenas seus objetivos profissionais, mas pessoais também. Deste modo, é fundamental que o treinamento da fala, da comunicação, dentro do setor público, seja uma ótima prática”, afirmou o facilitador do curso, Marcelo Campos.

Leia Também:  Polícia Militar e PRF apreendem 64 quilos de cocaína dentro de caminhonete

A servidora da Secretaria de Estado de Saúde, Rita de Cassia da Silva, participou do último curso realizado e recomenda a formação aos colegas. “Para mim, foi maravilhoso. Creio que todos os servidores que lidam diretamente com o público deveriam fazer. É muito importante a gente ter essa desenvoltura na fala”, manifestou.

O conteúdo programático está dividido em cinco unidades: treinamento da voz; comunicação oral e expressão corporal; controle do medo, ansiedade e desenvolvimento da inteligência emocional para falar em público; e comunicação e as relações interpessoais.

Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Governador participa do 11º Fórum Político em Porto Alegre do Norte

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Governo do Estado assegura mais R$ 5 milhões para editais da Política Nacional Aldir Blanc em Mato Grosso

Fonte: Governo MT – MT

Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA